0
(0)

Mais de um milhão de pessoas morrem por ano na China por causa da poluição do ar. Como se não bastasse o fato de 95% da população estar exposta a níveis de poluição muito acima do recomendável pela Organização Mundial da Saúde, o país também é um dos principais emissores de gases de efeito estufa.

Quais são as consequências?

Você já deve saber que a poluição tem efeitos no nosso sistema respiratório, mas o que pode ser novidade, além de muito preocupante, é o aborto espontâneo em mulheres grávidas. Ele costuma ocorrer no primeiro trimestre e não apresenta sintomas perceptíveis…

Falando sobre a poluição em si, as partículas mais perigosas são as que medem até 2,5 micrômetros de diâmetro, podendo entrar nas células humanas e causar doenças respiratórias – e os grupos de maior risco são crianças e idosos.

Principais fontes de emissão

São elas: queima de carvão, veículos, e producão de aço.

No caso do carvão, é a principal fonte de energia do país e que corresponde por metade do consumo mundial. Essa indústria é responsável por 70% das emissões de micropartículas e de 80% dos gases de efeito estufa no país (como o dióxido de carbono).

Quando e onde as emissões são maiores?Quanto mais ao norte da China, maiores são as taxas de poluição devido a grande quantidade de indústrias. Além disso, no inverno os níveis de poluição são maiores pois é produzido mais eletricidade a partir da queima do carvão.

Poluição em tempos de covid-19

Diante das medidas do governo para conter o avanço da covid-19 no país, e outros fatores como a paralisação de fabricas e redução do transito, foi detectada uma redução de 40% na emissão de gases poluentes e 30% na quantidade de material particulado nos ares. Isso significa uma drástica redução de mortes por doenças respiratórias, inclusive salvando mais pessoas do que de fato a quantidade de vítimas por Corona Vírus! Uma pena é que com a retomada das atividades no pais o índice de poluição voltou a subir…

Monitorando poluição com smartphones

Uma curiosidade bem legal é que existem aplicativos de celular de monitoramento da qualidade do ar. Além da qualidade, é possível descobrir quais fabricas ao redor estão violando os limites de poluição e contactar ao governo via redes sociais. Não apenas chineses podem usufruir desses aplicativos, mas você também pode. Existem mais de um aplicativo, mas uma dica é o chamado Visibility (compatível apenas com Android).

Futuro promissor

Apesar dos enormes níveis de poluição, a China vem mudando sua postura na última década. O país já é líder em energia solar, eólica e hidrelétrica! Isso graças a subsídios do governo e a decisões de fechar industrias de carvão e de aco. E também não podemos deixar de falar do investimento em formas de transporte menos poluentes. Porém, o governo ainda enfrenta dificuldades para alterar o funcionamento de industrias pesadas pois elas geram muitos empregos – 11 milhões de pessoas junto com o aço.

Fontes

autossustentavel.com/2019/03/a-china-e-capaz-de-solucionar-a-crise-de-poluicao-do-ar.html

natgeo.pt/meio-ambiente/2017/07/surpreendentes-solucoes-que-china-encontrou-para-limpar-o-ar-mortifero

uol.com.br/tilt/noticias/reuters/2020/03/19/animacao-de-satelite-mostra-reducao-de-poluicao-na-china-durante-epidemia.htm

brasil.elpais.com/brasil/2017/03/04/internacional/1488631238_086175.html

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.