5
(1)

O desenvolvimento de uma criança não se resume à escola. O contato das crianças com animais pode trazer benefícios na parte emocional, cognitiva, física e social.

Os animais são fonte de aprendizado para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito

Ensina sobre responsabilidade

Existem diversos cuidados para que os animais se mantenham saudáveis, como dar ração, limpar xixi e cocô, sair para passear, dar banho, etc. Essas tarefas podem ser passadas para as crianças, o que gera um senso de cuidado.

Desenvolvimento emocional

Uns dos aspectos mais trabalhados na relação criança/animal são a socialização e a troca de afetos. A interação com os animais ensina a interpretar os sentimentos e necessidades de outro ser, o que ajuda a trabalhar empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho com o próximo.

É super comum ver a garotada abraçando, deitando e fazendo carinho nos animais. Com esses atos, eles vão aprender a demonstrar que o bichinho é querido e tem importância na vida deles. Vale comentar também que essa é uma das maneiras de aprender mais sobre o valor da amizade.

O que acontece é que a relação com animais ensina sobre valores que podem ser aplicados nas relações com os humanos. Segundo um estudo da Universidade de Cambridge, aquelas que têm vínculo forte com os pets ajudam mais os outros, aprendem a dividir e interagem mais.

Fazem companhia

Os animais são companhias para todos os momentos, o que é benéfico para crianças que não possuem irmãos, amigos ou adultos por perto. Além disso, o contato com os animais reduz o contato com telas de televisão e videogame.

Alguns bichinhos, como cachorros e gatos, são super animados, gostam de acompanhar e interagir com os tutores. Portanto, já dá para imaginar que eles vão se divertir muito.

A relação é terapêutica

Crianças com transtornos físicos e mentais podem se beneficiar do contato com animais. Um exemplo são as crianças diagnosticadas com autismo. O tratamento delas não se resume ao contato com os animais, mas esta é uma ferramenta importante no tratamento.

Controle do estresse

Sim, o estresse pode afetar a vida dos pequenos, principalmente nos dias corridos de hoje em dia. Os animais ajudam a acalmar e relaxar a criança. Teorias afirmam que o contato com os animais faz o corpo liberar ocitocina, uma substância responsável por vínculos emocionais e bem-estar.

Sempre que as crianças se sentem tristes, com raiva ou com medo, elas podem recorrer a seu animalzinho. Brincar, acariciar e dedicar parte do tempo aos bichinhos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Mais atividade física

No caso dos cachorros, por exemplo, o fato de ter que sair para passear estimula a criança a fazer uma atividade física. Andar a cavalo também é um exercício.

Fortalece o sistema imunológico

O convívio com animais pode fortalecer o sistema imunológico das crianças protegendo-as de infecções. Um dos motivos é o contato com os pêlos do animal e também com as lambidas, que transfere bactérias e gera fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, essa relação de amizade ainda pode influenciar positivamente na composição da microbiota intestinal, fazendo com que aumente as defesas do corpo.

Segundo um estudo realizado na Suécia com mais de 1 milhão de crianças, o contato prolongado com cães pode diminuir em 15% o risco de apresentar asma.

Promove a união familiar

Quando a família divide as tarefas para cuidar dos pets, cada um possui uma nova responsabilidade. Assim cria-se um ambiente colaborativo e fortalece a união familiar. Assim as crianças crescem mais responsáveis.

Qual a idade certa para ter um pet?

No caso do cachorro, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, já que adquiriram certa autonomia. Nesta idade, as crianças possuem habilidades motoras.
Ou seja, são capazes de se defender e entender algumas regras básicas do que é permitido fazer ou não. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.

É sempre importante lembrar que os pets não são brinquedos, nem presentes descartáveis e que ao adotar um, a família deve ter responsabilidade sob a tutela do animal, mas eles sim serão grandes companheiros das crianças e, claro, de toda a família.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

fazendacapoava.com.br/blog/7-beneficios-na-interacao-entre-criancas-e-animais/

fazendacapoava.com.br/blog/conheca-os-beneficios-da-interacao-de-criancas-com-animais/

modobrincar.rihappy.com.br/animais-na-educacao-infantil/

petanjo.com/blog/pet-faz-bem-para-criancas/

colegionext.com.br/entenda-a-importancia-dos-animais-de-estimacao-na-vida-da-crianca/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.