5
(2)

O que são aerossóis?

Alguns exemplos de aerossóis são latas de tinta, produtos de perfumaria, desodorantes, bombas de asma, odorizadores de ambiente e até mesmo inseticidas. Apesar de serem práticas, após serem utilizadas, as embalagens ainda contém gases tóxicos e inflamáveis.

As embalagens de aerossol, assim como pesticidas, lâmpadas fluorescentes, tintas e restos de produtos de limpeza, precisam de uma atenção especial na hora do descarte.

O problema do descarte inadequado é que muitos produtos contam com restos de gases tóxicos e inflamáveis. Caso estejam em contato direto com o sol podem ocasionar explosões. Além disso, prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas que fazem o manuseio dos resíduos. Os gases também contaminam solos e o ar.

As embalagens de aerossóis possuem elementos químicos que são perigosos, como o zinco, chumbo, manganês, cádmio, níquel e mercúrio. Porém, as latas de aerossol são de aço e podem ser recicladas diversas vezes.

Muitos catadores furam a lata do aerossol para retirar o gás e vender a embalagem, porém é uma prática totalmente inadequada que traz riscos à saúde.

Existem inclusive leis que obrigam os fabricantes a criarem sistemas de logística reversa. É o que determina a Lei Federal nº 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto, quando for descartar, ligue para o fabricante para saber se recebem os resíduos. Supermercados também costumam ter pontos de coleta do material. O ideal é destinar a cooperativas especializadas na reciclagem desse tipo de produto.

Especialistas afirmam que, do total de latas aerossóis, apenas 1% é enviada para reciclagem no Brasil. O percentual é ínfimo se comparado a outros países, como os Estados Unidos que reciclam 75% desses produtos.

Como funciona a reciclagem?

Felizmente existem empresas especializadas no reaproveitamento deste tipo de produto.

A reciclagem do aerossol recebe o nome de despressurização, termo que significa tirar a pressão do local. Após serem furadas, todo gás expelido da embalagem é enviado por meio de tubos a um tanque de armazenamento.

Outra substância reaproveitada no processo são os líquidos que sobram no interior das embalagens. Após a perfuração, eles são armazenados em outro tanque e revendidos para empresas de destilação. Dependendo do tipo de líquido, ele pode até servir como composto para combustível.

Líquidos que por lei não podem ser reaproveitados, como restos de inseticidas, são incinerados pelas empresas que reaproveitam os aerossóis.

As tampas de plástico dos tubos de aerossol podem ser destinadas à coleta seletiva de plástico.

Como funciona o aerossol?

Os aerossóis são basicamente compostos pela mistura de dois líquidos: o produto em si (desodorante, creme de barbear, inseticida ou tinta, por exemplo) é o chamado propelente, que é substância utilizada para impulsionar o produto para fora.
Geralmente, a substância utilizada como propelente é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Compactado sob alta pressão na lata, este propelente se transforma em líquido, misturando-se ao produto. Quando apertamos a válvula, a pressão no interior diminui, fazendo com que o gás se expanda com violência, empurrando o volume do frasco para fora.
Devido a esta característica, os sprays aerossóis exigem cuidados no manuseio, armazenamento e descarte. Isso porque, os propelentes apresentam altos índices de reatividade, inflamabilidade e toxicidade, oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

reciclasampa.com.br/artigo/saiba-como-e-feita-a-reciclagem-de-embalagens-aerossois

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.