Seja devido à correria do dia a dia, ou a outros motivos, geralmente muitas famílias têm dificuldade em fazer uma refeição juntos à mesa. Infelizmente, todos perdem com a ausência do hábito.
O hábito de fazer pelo menos uma refeição por dia em família, gera efeitos positivos na saúde mental tanto dos adultos quanto das crianças.
A importância de comer em família vai muito além do que você imagina. Estudos apontam que este hábito gera crianças com melhores notas na escola, maior vocabulário, habilidades sociais e facilidade para lidar com problemas.
E não é só isso. As taxas de uso de drogas, gravidez na adolescência, distúrbios alimentares e depressão são menores nas famílias que fazem refeições juntos.
Fazer refeições em família é uma das melhores coisas que os pais podem proporcionar aos filhos. As coisas simples da vida às vezes são as mais especiais.
Senso de pertencimento
O sentimento de pertença à família traz segurança e é um poderoso antídoto contra males como a depressão, a solidão e o isolamento. Assim as pessoas têm a possibilidade de se conhecerem mais intimamente.
Evita desentendimentos
É normal haver desentendimentos entre membros da família. Mas a situação pode ser agravada com o distanciamento entre eles.Além disso, as refeições em família são uma ótima oportunidade para a retomada do diálogo.
Pondo as notícias da família em dia
Assim é possível saber todos os últimos acontecimentos com as pessoas da família. Vale de tudo: o bom desempenho numa prova, o dia difícil no trabalho, etc. Também há espaço para assuntos de interesse geral, como política, futebol, o programa de tevê favorito, etc.
Estreitando laços sociais
Ao compartilhar acontecimentos pessoais e do mundo, pais e filhos estreitam os laços sociais, afinal as conversas ajudam na aproximação. Ao perguntar como foi o dia dos seus filhos você mostra a eles que se importa com eles além de respeitá-los. Também é possível transmitir ensinamentos para os filhos neste momento. Pedir por favor, agradecer, colaborar nas tarefas domésticas e esperar nossa vez de falar são algumas das coisas que se aprendem ao comer em família.
Exercitando a fé
Se a família é religiosa, o momento da refeição é ótimo para propagar a fé entre os membros e de fato agradecer a Deus pela comida no prato. Assim os pais podem transmitir a fé para os filhos.
Alimentação saudável como exemplo
A melhor forma de estimular crianças e até mesmo adultos a comer melhor é por meio do exemplo. Ao ver os pais comendo alimentos saudáveis, as crianças se sentem estimuladas a fazer o mesmo.
Ao preparar as refeições, ao invés de pedir um delivery ou então comer em fast foods na rua, a tendência é que a refeição seja mais saudável.
Ajuda a relaxar
Após um dia cansativo no trabalho, tudo o que queremos é uma refeição saborosa e o contato com os familiares que amamos. Comer em família gera boas memórias e momentos felizes.
Envolva as crianças no preparo dos alimentos
Você também pode levá-las à feira para que conheçam a importância de consumir produtos locais e deixar que escolham os vegetais. Depois, vocês podem bolar juntos uma receita. As crianças também podem se divertir na cozinha, cortando legumes, usando o liquidificador, medindo os ingredientes e mexendo as panelas.
Muitas pesquisas mostram que quando as crianças se envolvem no preparo dos alimentos tornam-se mais abertas a experimentar pratos novos.
Tenha receitas simples em mãos
Elabore uma lista de receitas simples às quais você possa recorrer quando estiver com pressa e sem ideias, e mantenha ingredientes-chave na geladeira. Vegetais congelados, queijo e pedaços de pão podem virar uma refeição improvisada em questão de minutos.
Mais dicas para ter bons momentos com a família à mesa
Não espere o almoço e o jantar para ter refeições com a família junta. O café da manhã e os lanches são bons momentos também.
Não foque apenas na alimentação saudável. Tente proporcionar conversas interessantes durante a refeição.
Evite assuntos que possam causar estresse como broncas e cobranças durante as refeições.
Deixe a tecnologia de lado. Nada de celulares e TV na hora da refeição. Assim se perde a noção do que e quanto se come.
Mas sobre o que conversar? Algumas ideias legais são: “se você ganhasse na loteria, o que faria?”, “se pudesse voltar no tempo o que mudaria?”, “conte duas coisas legais que aconteceram no seu dia”.
Se você não tem tempo para preparar refeições durante a semana, ou fica difícil juntar os horários para todos sentarem à mesa, uma boa ideia é criar esse hábito no final de semana.
O tempero secreto do jantar é a atmosfera, que deve ser calorosa, acolhedora e propícia para que todos tenham a chance de compartilhar as vivências de seu dia.
Referências
semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/7-beneficios-que-as-refeicoes-em-familia-trazem-ao-lar/
blog.wokgrill.com.br/a-importancia-das-refeicoes-em-familia/
bbc.com/portuguese/geral-45424589
evistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2018/01/refeicoes-em-familia-sao-fundamentais-para-saude-fisica-e-mental-da-crianca-diz-estudo.html
midrefresco.com.br/post/conheca-a-importancia-das-refeicoes-em-familia