0
(0)

É possível que caso você adote hábitos errados na tentativa de emagrecer, você prejudique a sua saúde.

Deixar de comer

Comer proteínas, gorduras e carboidratos é essencial para o bom funcionamento do organismo. A falta deles pode ocasionar falta de energia.

Não procurar um especialista

Elaborar dietas com base na sua intuição pode ser prejudicial. Procure um nutricionista para te propor uma reeducação alimentar. Caso contrário há muitas chances de seus objetivos não darem certo.

Além disso, não tome medicamentos para emagrecer sem um médico. Muitos medicamentos podem ter efeitos colaterais como tontura e taquicardia.

Não praticar exercícios físicos

De nada adianta evitar frituras e doces se você não faz exercícios físicos! Portanto, alie a sua dieta aos exercícios aeróbicos.

Ao praticar exercícios físicos você ganha benefícios muito além da perda de peso. Você pode ganhar um novo hobby e pode ter uma atividade que te traga felicidade, além de um estilo de vida.

Definir metas muito difíceis de serem alcançadas

Querer emagrecer muito em pouco tempo pode causar frustração e desânimo. A perda de peso é lenta e progressiva. Especialistas recomendam no máximo 1 quilo por semana.

Entenda que o emagrecimento envolve recognição, neuromodulação e mudanças comportamentais profundas. Tudo isso leva tempo e, quando a pessoa aceita isso, o percurso fica mais leve e sem tanta cobrança pela perfeição.

Exagerar nas atividades físicas

Além de poder causar lesões caso faça exercícios físicos de forma exagerada, é indicado que pessoas sedentárias comecem com exercícios mais leves como caminhadas.

Não dormir o suficiente

Se o seu sono não vai bem, isso afeta diversas áreas do organismo como digestão, o metabolismo e promove acúmulo de gordura.
A falta de sono faz com que a leptina (“o hormônio da plenitude”) seja diminuída para níveis mínimos, enquanto a grelina (o “hormônio regulador do apetite”) aumenta. Como resultado, você estará sempre com fome, vai comer demais e, consequentemente, aumentará seu peso.

Beber apenas suco ao invés da fruta in natura

O suco passa mais rápido pelo sistema digestivo, enquanto que a fruta passa mais lentamente, contribuindo para uma melhor absorção de nutrientes.

Não comer aquilo que gosta

Se você come com moderação e ainda se exercita, fique tranquilo, você pode comer a comida que gosta. Você pode emagrecer e se divertir! Não se sinta culpado por comer uma bola de sorvete ou duas fatias de pizza. Com moderação você pode tudo! Afinal não queremos ser megros a custa da nossa felicidade.

Ao comer suas comidas preferidas duas vezes por semana, isso vai ajudar a controlar os seus desejos e permanecer firme no seu processo de emagrecimento.

Não ter prazer em outras coisas além da comida

Não há problema em desejar uma guloseima. O problema é quando isto se torna o centro das atenções.

Quando não se tem outros prazeres na vida, qualquer momento de tédio, tristeza, e estresse é motivo para buscar alívio e recompensa na comida.

Portanto, ao tentar emagrecer, tente ressignificar seus hábitos e descobrir algo prazeroso além de comer. Trata-se de uma modificação de comportamento interna, necessária para qualquer propósito.

Adotar dietas aleatórias da Internet

Na Internet, basta alguns cliques e você encontra as tão desejadas dietas para emagrecer. Mas é aí que mora o problema.

As dietas devem ser individualizadas e orientadas, já que as pessoas respondem de forma diferente a reeducação alimentar.

Comer demais no final de semana

Muitas pessoas acreditam que pelo fato de terem feito dietas durante a semana, podem chutar o balde de sexta a domingo. Mas se o final de semana corresponde a 40% da sua semana, entenda que assim você está trabalhando a um teto máximo de sucesso de 60%.

Nào há um alimento milagroso

O que importa é o conjunto do que você come. Por exemplo, de nada adianta tomar água com limão em jejum e comer fast foods com frequência.

Não conferir o rótulo corretamente

Não se deixe levar pela parte da frente da embalagem, pois podem conter nomenclaturas tentadoras como “rico em fibras”, “menos gordura saturada”, “light”, etc. A verdade está na parte de trás, onde aparecem todos os ingredientes daquele alimento. Um detalhe é ficar atento a termos que terminam em “ose”: frutose, glicose, dextrose, maltose e sacarose. Elas se referem a diversos tipos de açúcar.

Referências

revistapilates.com.br/8-erros-que-impedem-voce-de-emagrecer/

valeshop.com.br/site/?p=5734

madamecreme.com/blogs/news/sete-erros-comuns-perda-de-peso

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/11/26/pensando-em-emagrecer-veja-10-erros-comuns-que-atrapalham-o-processo.htm

draanaluizacardoso.com.br/7-erros-mais-comuns-de-quem-busca-emagrecimento/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.