Quer parar de pensar demais e começar a agir? Confira algumas dicas!
Simplesmente não pense demais
Não fique parado, andando em círculos. Na verdade, pensar um pouco é bom, é só não exagerar.
Dê o primeiro passo
Dê o primeiro passo, por menor que seja. Quando você conseguir dar o primeiro passo isso te dará mais motivação para seguir em frente. Além disso, todo o planejamento não vai te levar a lugar nenhum (apesar de que planejar é importante para saber o que deve ser feito).
Vamos supor que você está querendo começar a correr: simplesmente amarre os cadarços e saia de casa. O restante acontece naturalmente.
Cuidado com o perfeccionismo
Se você tem um comportamento perfeccionista, sempre acreditará que lhe falta algo para poder começar e não vai agir.
Faça as coisas devagar
Seja qual for o tipo de ação, não faça com pressa. Isso pode te levar a muitos erros. Não importa a velocidade que você chega a algum lugar, mas sim se você chega a este lugar. Ser constante ao dar pequenos passos te levará ao seu objetivo.
Nem sempre agir é o melhor
Se você acha que a ação vai te fazer mais mal do que bem, não faça.
Pense positivo
Pensar demais muitas vezes envolve pensamentos negativos. Quem pensa demais e não age, por exemplo, costuma acreditar que não vai conseguir, nunca será capaz ou não é o momento.
Tenha autoconhecimento
Assim você tem mais clareza sobre o que deseja para si e se sente mais seguro em relação aos seus desejos e escolhas. O autoconhecimento mostra sua essência.
Nem todo movimento é ação
Muitas pessoas acham que porque estão fazendo algo com muita intensidade estão indo a algum lugar. Mas quem faz tudo de uma vez, faz errado. Mantenha o foco em uma atividade por vez e desacelere quando necessário. Foque no que é mais importante.
Tenha atitudes no trabalho
As pessoas com mais atitudes e proativas no trabalho geralmente são premiadas com promoções e aumento de salário.
Peça conselhos
Os amigos podem te ajudar a resolver o problema sobre o qual você está pensando excessivamente. A opinião de outra pessoa pode lhe dar uma perspectiva diferente, deixando a decisão certa mais evidente.
Estabeleça um horário para refletir
Separar um momento do dia para refletir, sonhar, preocupar e se perder em pensamentos. Isso mesmo, estabeleça um horário, como por exemplo, “Vou refletir sempre entre 18h e 19h”. Depois de um tempo, tente reduzir esse tempo em meia hora. Se um pensamento que o deixa receoso aparecer antes desse horário diga a si mesmo que vai lidar com ele apenas no horário planejado. Depois de pensar é hora de partir para a ação!
Encontre uma razão forte para agir
Conseguir uma promoção, a sensação de dever cumprido, o seu nome em um projeto que realmente fez a diferença, não importa. É preciso que você encontre motivação para agir ou, então, corre o risco de ser sugado novamente pelos pensamentos.
Não existe solução perfeita
Um dos motivos mais comuns de pensar demais é a busca por uma solução perfeita. Ou seja, esperamos a ação acontecer apenas quando temos a solução perfeita, mas isso nunca acontecerá.
Se ocupe com outra coisa
Uma das melhores maneiras de parar de pensar excessivamente é ocupar a mente com alguma atividade.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
mude.vc/pequenas-regras-para-acao/
psicanaliseclinica.com/o-poder-da-acao/
pt.wikihow.com/Parar-de-Pensar-Demais
ciclocontadoresassociados.com.br/overthinking-como-evitar-pensar-demais-e-comecar-a-agir/
manualdohomemmoderno.com.br/desenvolvimento/como-parar-de-pensar-demais-sobre-tudo-e-ser-menos-ansioso-em-6-passos