0
(0)

Ir ao supermercado deveria ser um momento para satisfazer nossas necessidades alimentícias e de higiene, porém, quando deixamos de ter alguns cuidados, podemos perder o foco e consequentemente gastar muito dinheiro, desperdiçar alimentos e gerar muito lixo!

Saiba como tornar mais sustentável sua ida ao supermercado!

Recuse sacolinhas, leve sua ecobag

Ao invés de levar para casa sacolinhas de plástico que consomem muita matéria-prima, poluem o meio ambiente durante suas etapas de produção e demoram centenas de anos para se decompor, opte por uma ecobag, carrinho de feira, sacolas de pano, e nylon. Outra opção é perguntar no caixa se possuem sacolas de papel, pois seu descarte é menos poluente.

Na hora de comprar frutas, porque por em sacolinhas sendo que elas já possuem casca para sua proteção? De um jeito ou de outro você vai acabar lavando as frutas quando chegar em casa…

Prefira produtos em embalagens maiores

É melhor comprar um iogurte de 600 ml do que dois iogurtes de 300ml. O motivo? Você está levando menos embalagens para casa, pois duas garrafas pequenas levam mais plástico.

É muito comum também encontrarmos poucos biscoitos em apenas uma embalagem…

Faça compras quinzenais

Ao fazer compras mensais, fica mais difícil calcular a quantidade de cada item que você precisa, o que pode acabar gerando desperdício. Comprando quinzenalmente você desperdiça menos e também consome alimentos mais frescos.

Não faça compras com fome

Existem estudos que mostram que quem faz compras com fome tende a comprar mais. Inclusive acabamos comprando alimentos mais calóricos! Portanto, programe suas compras para depois das refeições ou então um lanchinho como uma barra de cereal ou uma maçã já ajudam…

A importância da listinha

A lista de compras deve ser baseada em suas necessidades e no seu orçamento. Além disso, dessa forma você evita compras por impulso, e consequentemente menos lixo e desperdício. A dica aqui é usar o bloco de notas do seu celular. Mas como formular uma listinha?

Tendo em vista que o supermercado é dividido em seções, estruture sua lista em alimentos, bebidas, produtos de higiene, produtos de limpeza, etc.

Produtos em promoção: confira a validade

Muitos produtos entram em promoção quando estão perto do vencimento. Portanto, ao comprar um produto em promoção não se esqueça de conferir a data de validade.

Compre alimentos na sua época do ano certa

Alimentos que são cultivados fora da estação consomem mais agrotóxicos, estimulantes de produção e água.

Quando cultivado na época ideal, o alimento possui uma quantidade de vitaminas e minerais muito superior aos alimentos fora de época. Além disso, são mais saborosos e baratos!

Faça supermercado pela Internet

Assim você economiza tempo, dinheiro, estresse.

Mesmo quando você vai ao supermercado com uma listinha, você fica exposto a promoções, embalagens coloridas, amostra grátis e guloseimas.

Pela Internet também é mais prático comparar preços!

Se você comprar junto com vizinhos o transporte é feito de uma vez só e gera menos gases poluentes.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao nosso blog!

Somos uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos em que transformamos lixo em fonte de vida!

Trabalhamos com um esquema de assinaturas em que o cliente recebe um baldinho para separar seus resíduos e passamos de bicicleta em sua casa para coletar. Uma vez por mês você ganha diversas recompensas como o nosso super composto orgânico produzido a partir dos resíduos!

Referências

comprasustentavel.com.br/5-maneiras-de-tornar-suas-compras-de-supermercado-mais-sustentaveis.html

ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/8_dicas_para_ser_sustentavel_no_supermercado/

fazforte.com.br/blog/dicas-para-ser-sustentavel-no-supermercado/

autossustentavel.com/2012/10/10-dicas-para-ser-sustentavel-no-supermercado.html

annaalvarenga.com/2020/11/12/5-dicas-para-ser-mais-sustentavel-na-ida-ao-supermercado/

supermercadosavenida.com.br/dicas-para-uma-compra-mais-sustentavel/

escolasanti.com.br/embalagens-maiores-descarte-menor/

espacoorganicobtu.com.br/alimentos-da-estacao-sazonalidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.