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Ao viver uma vida simples você tem mais espaço para respirar. É fazer menos e ter menos, tendo em vista que fazer mais e ter mais não leva a felicidade. Trata-se de encontrar felicidade nas coisas simples.

Planeje seu dia

Ter rituais e rotinas é fundamental para que se possa ter um dia produtivo e equilibrado. Com a definição das suas tarefas diárias, é possível prevenir imprevistos e diminuir o estresse.

Defina um horário para cada atividade. Sabendo que você tem um horário para cada atividade, principalmente as mais importantes, liberam a sua mente para coisas mais úteis do que a preocupação.

É preciso definir as prioridades, evitando que uma tarefa se sobreponha à outra. Se você tem muitas atribuições diárias, realize cada uma conforme sua prioridade, para que tarefas menos importantes não atrapalhem a execução daquelas essenciais.

Divida as tarefas diárias com os outros

Que tal dividir as tarefas domésticas com as pessoas que moram com você? Uma ideia, por exemplo, é cada dia uma pessoa tirar o lixo para fora, ou então cada dia uma pessoa dar comida para os cachorros.

Separe as tarefas por cômodos e deixe cada pessoa responsável por um. Vale a pena também fazer um rodízio, cada semana uma pessoa é responsável por uma atividade ou cômodo.

Se você tem filhos, mesmo que pequenos, já pode inseri-los nas tarefas diárias.

Monte um cronograma, indicando quando cada tarefa deve ser realizada. Tente colocar no papel metas realistas e que se adaptem à rotina dos membros da casa.

Lembre-se que não existem tarefas de homem ou de mulher. Todo mundo pode fazer de tudo.

Evite escassez ou excesso

Qualquer coisa deixa de ser saudável quando existem em escassez ou excesso. Como por exemplo, se você não regar uma planta, ela morre, mas se você regar demais, ela também morre. Nós funcionamos assim também.

Você está comendo pouco ou demais? Está gastando muito dinheiro, estourando seu orçamento?

Identifique o que está faltando ou sobrando na sua vida e tente consertar.

Prepare suas refeições

Assim você mantém sua alimentação mais simples, controla a quantidade de sal e açúcar e tem a certeza de que os alimentos estão bem higienizados. Sem falar que é mais barato do que comer fora…

Comece devagar com receitas mais simples como arroz com feijão, ovo, etc. À medida que for adquirindo habilidades, faça pratos mais sofisticados.

Cozinhar é prazeroso, que tal fazer isso ouvindo uma música?

Faça meditação

Meditação é uma das atividades para a mente mais simples que existem. Praticando a atenção plena você descansa a mente, melhora o foco e vive o presente com mais intensidade.

Desapegue das coisas ruins

Muitas vezes acontecem várias coisas boas no nosso dia e apenas uma ruim, e nos apegamos a esta coisa ruim ao invés de valorizarmos as coisas boas. Trata-se de ver o copo d’água meio cheio ao invés do que meio vazio.

Também podemos nos desapegar das coisas, e não apenas dos sentimentos.

É mais fácil viver e relaxar em uma casa em que não há sempre algo para arrumar. Menos coisas significa menos manutenção e tarefas domésticas e mais tempo para fazer o que relaxa você

A dica é não se desfazer das coisas que não importam, mas sim manter as que te fazem feliz. Pergunte-se, este ítem me faz feliz?

Se gosta dos seus objetos, você provavelmente vai devolvê-los ao lugar de origem depois de usá-los. Assim, nunca haverá bagunça

Faça uma coisa de cada vez

Seja qual for a atividade que você vai fazer, seja ler um e-mail, uma tarefa de trabalho, lavar a louça, coloque no modo tela cheia e não se distraia com mais nada. Você coloca 100% do seu foco e fica totalmente presente nesta tarefa. Com foco a vida fica muito menos estressante.

Quando não mantemos a atenção em uma atividade, o rendimento e o resultado são menores, e consequentemente o tempo gasto e o desgaste são maiores. Além disso, fica a sensação de estar sempre ocupado e ao mesmo tempo de não ter feito nada.

Faça coisas que são de graça

Encontre felicidade em atividades como ler, caminhar, passar o tempo com as pessoas queridas. São totalmente grátis e não exigem quaisquer bens.

Não faça nada

Existe o ócio que faz bem e sem culpa!

Ao invés de trabalhar ininterruptamente, achando que isso é sinônimo de produtividade, faça pausas para descansar e simplesmente não fazer nada.

Não há necessidade de planejar, não há necessidade de ler, não há necessidade de assistir a algo, não há necessidade de fazer uma tarefa ou comer enquanto você não faz nada.

Depois de alguma prática, você pode ficar bom em não fazer nada. E isso leva ao hábito mental de contentamento, gratidão sem reclamar.

Organize sua casa

Manter a casa organizada é o sonho de qualquer pessoa. Além de deixar a casa mais limpa, você consegue encontrar as coisas mais facilmente.

A casa também é um local de descanso e lazer, por isso é importante deixar sempre tudo organizado para que seja possível o relaxamento.

Você pode se surpreender com a quantidade de documentos sem utilidade, fotos que já estão seguras na nuvem, etc. Doe roupas que não usa mais e jogue fora o que é lixo. Sim, isto irá fazer com que se sinta muito melhor!

Cuide da sua alimentação

Isto não significa que você não pode comer aquele seu hambúrguer favorito. O importante é reduzir ao máximo os industrializados e dar preferência aos alimentos frescos. Uma alimentação saudável faz muito bem para o corpo e para a mente.

Coma devagar! Comer rápido faz com que comemos demais sem perceber. Desligue o celular e aproveite o momento para conversar com outra pessoa. Mastigue bastante pois isso gera saciedade e facilita a digestão, uma vez que esta é a primeira etapa da digestão.

Reduza o açúcar. Quando consumido em excesso, o açúcar comum pode levar à sobrecarga do pâncreas (órgão que produz insulina) e aumentar o nível de glicose que circula no sangue.

Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão, etc, que ainda preservam os nutrientes naturais como fibras, vitaminas e minerais e possuem lenta absorção.

Coma a salada primeiro. A salada gera saciedade, e assim você evita comer demais no prato principal. Além disso, a salada é rica em nutrientes.

Nenhum alimento é capaz de sozinho proporcionar tudo o que o nosso organismo precisa. Portanto, é importante juntar diferentes alimentos na mesma refeição.

Seja grato todos os dias

Praticar a gratidão é um hábito poderoso que pode mudar a forma como você enxerga a realidade.

Comece o dia tendo consciência de quanta sorte você tem pelo que tem e por quem é. Encontre beleza em tudo o que está à sua volta. Comece praticando a gratidão todos os dias ao acordar, simplesmente pelo fato de ter acordado e ter um dia pela frente.

Escrever num papel é uma das formas mais eficientes de praticar a gratidão. Também não há problemas em anotar em um aplicativo no celular. O importante é registrar 3 coisas todos os dias, podem ser coisas simples ou mais complexas, desde que façam sentido para você.

Você irá descobrir que há muito o que agradecer! Persista no exercício e verá que aos poucos ele vai ficando mais natural, podendo virar um hábito.

Às vezes na correria do dia a dia não temos tempo para demonstrar o quanto gostamos de amigos e familiares. Mas é sempre possível encontrar esse tempo e dedicar a essas pessoas. Que tal resgatar isso e mostrar o quanto é grato por ter essas pessoas em suas vidas? Você pode demonstrar esse sentimento por meio de palavras, gestos e até mesmo presentes. O importante é fortalecer os laços e criar momentos de felicidade.

Beba água

A água é bem mais saudável e barata do que outros líquidos por aí. A verdade é que ninguém leva esse hábito muito a sério, mas faz uma diferença tremenda em nossa saúde e disposição. Beber água pode parecer algo simples, mas os benefícios são maiores do que você imagina.
Este hábito auxilia no transporte de nutrientes, na eliminação de toxinas, evita constipação intestinal, melhora a pele, aumenta níveis de energia, melhora o humor, etc.Ingerir grandes quantidades de água de uma vez ocasiona a perda do líquido pela urina, portanto, o ideal é beber goles menores de pouco em pouco tempo. O uso de um canudinho de papel pode ajudar neste hábito. Água não é tudo igual. O site MyBest-Brazil elegeu a marca Minalba como a melhor marca brasileira. Ela é feita em Campos do Jordão-SP e tem um pH ideal para consumo em altas quantidades.

Desligue o celular

Jogue fora os seus aplicativos (você pode baixá-los novamente se precisar). Menos aplicativos significam menos distrações e notificações. Faça isso e observe o resultado na sua vida.

Verifique os e-mails menos vezes

Que tal verificar os e-mails uma a duas vezes por dia? Reserve um tempo especificamente para isto.

Uma dica é deslogar dos e-mails em todos os dispositivos possíveis.

Organize seu guarda-roupa

A indústria da moda é uma das mais poluidoras do mundo. Assim sendo, reforça-se a necessidade de ter um guarda roupa sustentável.

É impressionante o quanto guardamos de coisas que não usamos. Doe o que você não usa mais. Você também pode usar sempre o mesmo estilo de roupas, isso economiza tempo na hora de decidir o que vai vestir além de economizar dinheiro.

É importante ter em mente qual é o seu estilo e quais roupas gosta de usar. Assim você tem apenas roupas que realmente usa e que são a sua cara.

Sempre que você comprar ou ganhar uma peça nova, doe ou venda outra. Assim você garante a rotatividade no armário e evita peças paradas nele.

Já se foi o tempo em que comprar em brechós era brega. Além de economizar dinheiro você aumenta a vida útil de outras peças e evita que novas sejam fabricadas, o que acarretaria em gasto de matéria prima, água e energia.

Pegue coisas emprestadas

Itens que não são necessários ou de uso único podem ser pegos emprestados. Pegue livros emprestados ou então uma furadeira. Também conserte coisas que quebram ao invés de comprar um item novo.

Estebeleça rotinas

Ter uma rotina não é algo chato e repetitivo. Pode até ser repetitivo, mas chato não… Com uma rotina funcionamos melhor e temos paz de espírito. A rotina te traz de volta para os trilhos, caso esteja passando por um momento difícil.

O nosso cérebro adora rotinas, pois lida muito bem com previsibilidade, já que, assim, gastará menos energia tentando adivinhar o que acontecerá no próximo momento. Quando seus dias são semelhantes, o seu cérebro e o seu corpo entendem quais são os momentos de maior produtividade e quais são os de descanso.

Quando já sabemos o que vai acontecer, temos menos surpresas e logo temos menos ansiedade. Isso não significa que você não terá imprevistos, por isso também é importante ter flexibilidade.

É muito mais fácil focar nas atividades quando já sabemos o que vai acontecer no nosso dia. Assim é mais fácil ter produtividade no trabalho.

Passe um tempo sozinho

Isso pode simplificar a sua rotina. Converse com você mesmo.

Dar uma pequena pausa nos contatos sociais é importante para o autocuidado e para recarregar as energias.

Quando estamos sozinhos, descansamos das vozes e opiniões externas para que a autoconsciência passe a prevalecer. Essa voz interior é o que nos leva a querer crescer, a querer alcançar nossos sonhos e objetivos. É também o que nos ajuda a ter uma melhor compreensão do que ocorre em nosso interior.

Ambicione menos

Simplifique os seus sonhos. Escolha um ou dois objetivos alcançáveis e vá atrás deles. Muitas vezes somos pegos tentando alcançar diversas coisas inalcançáveis. Escolha algo que seja realmente importante e esqueça o resto.

Seja básico

Nem todo mundo nasceu para ser uma lenda do esporte, empresário ou modelo do Instagram. Seja simplesmente você mesmo e seja feliz com isso.

Referências

transcende.com.br/artigos/10-dicas-para-tornar-a-vida-mais-simples/

boaforma.abril.com.br/equilibrio/estilo-de-vida/pratique-o-simples-7-dicas-para-levar-uma-vida-menos-complicada/

mensagenscomamor.com/dicas-vida-simples

vivamaisverde.com.br/2018/08/8-licoes-vida-simples/

updateordie.com/2022/07/04/70-ideias-super-praticas-para-simplificar-sua-vida/

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