Um milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto em todo o planeta. Dá pra ter uma noção do tamanho do problema?
Por que o plástico?
Trata-se de uma das grandes invenções da humanidade. O motivo? É leve, barato e prático, serve de embalagem para tudo. Assim sendo, sua produção deu enormes saltos nas últimas décadas. Em 1964 foram fabricadas 15 milhões de toneladas, já em 2015 o número saltou para 322 milhões de toneladas.
A dificuldade da reciclagem
Apesar da maioria das embalagens serem de PET, um polímero termoplástico, um material perfeitamente passível de reciclagem, seria impossível reciclar todas as garrafas devido a enorme quantidade.
Estima-se que menos da metade das garrafas foram recicladas em 2016. A maioria delas foram parar em lixões e oceanos. Além de demorarem séculos para se degradar, acabam gerando microplásticos e impactos diversos.
As soluções
O cientista britânico James Longcroft criou uma garrafa que se decompõe na natureza em apenas 3 semanas.
A parte externa da garrafa é feita com polpa de papel reciclado e a interna é feita de lâminas biodegradáveis, fabricadas com substâncias naturais que são comestíveis pelos animais marinhos.
O cilindro e a tampa são feitos de um biopolímero natural, o bioplástico PHA, que é um material flexível e atóxico. Já o rótulo é fabricado com papel, tintas e adesivos, também não tóxicos. A composição também é livre do químico industrial BPA (também conhecido como Bisfenol A), bastante questionado sobre o perigo à saúde humana.
Outra solução foi encontrada pelo designer Ari Jónsson. Ele fabricou uma garrafa a partir do material ágar-ágar,um tipo de pó que é feito a partir de algas marinhas.
O pó do ágar-ágar, quando misturado com água, forma uma gelatina, que quando resfriada forma o formato de uma garrafa. A garrafa se mantém no formato apenas enquanto estiver com água dentro. Depois de vazia, ela começa a se decompor.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
conexaoplaneta.com.br/blog/cientista-cria-garrafa-biodegradavel-que-se-decompoe-em-apenas-tres-semanas/#fechar
ecycle.com.br/designer-desenvolve-garrafas-de-agua-biodegradaveis-algas-marinhas-agar-plastico-material-design-sustentabilidade-molde-freezer/