0
(0)

Alumínio: 200 a 500 anos

As latinhas de alumínio podem ser recicladas sem grandes dificuldades. Elas podem ser transformadas em latinhas novas ou então em portas, janelas, eletrodomésticos e móveis em geral.

Além de muitas opções em que podem ser transformadas, o alumínio pode ser reciclado várias e várias vezes sem perder qualidade, diferentemente da reciclagem do papel, por exemplo.

E a reciclagem é tão viável que os próprios catadores já levam o material separado para as cooperativas de reciclagem. Eles preferem coletar alumínio a outros materiais como plástico e papel devido ao maior valor oferecido pelas cooperativas.

Borracha: indeterminado

A reciclagem de borracha pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento. Além disso, o custo da borracha reciclada pode chegar a 50% mais barata do que a matéria virgem.

Boa parte dos resíduos de borracha são pneus.

Uma boa forma de reciclar os pneus é por meio da recauchutagem. Trata-se da adição de novas camadas de borracha aos pneus já “carecas”. É um processo extremamente benéfico e econômico pois estende a vida útil do pneu em 40% e economiza 80% de energia. O Brasil inclusive é o segundo maior recauchutador de pneus do mundo.

Uma das utilidades mais interessantes é a composição de asfaltos de rodovias. Trata-se de um asfalto que possui em sua composição borracha moída proveniente de pneus e que inclusive tem um desempenho superior ao asfalto convencional. Além disso, este asfalto tem vida útil maior, gera menos ruído e oferece maior segurança aos motoristas e passageiros.

Confira mais utilidades:

Composição de quadras esportivas;
Calçados;
Autopeças;
Tapetes;
Isolante térmico e acústico
Colas;
Materiais de limpeza;
Móveis;
Câmaras de ar;

Esponjas: indeterminado

Justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida. O ideal é que você use a mesma esponja por até duas semanas.
No entanto, é difícil encontrar locais que aceitem buchas de poliuretano para a reciclagem devido ao fato de elas estarem contaminadas – isso demanda um processo de descontaminação mais dispendioso.

É preferível o uso das esponjas vegetais pois podem inclusive serem compostadas.

Fralda descartável: 450 a 600 anos

O Brasil vende 250 fraldas descartáveis por segundo e a maior parte disso vai direto para os aterros sanitários onde vão ficar por até 600 anos.
Uma fralda descartada em um aterro vai liberar biogás por 100 anos e chorume por 20 mil anos! Hoje, estima-se que 2% do lixo de um aterro seja composto apenas de fraldas descartáveis e esse é o destino final de quase todas as fraldas descartáveis no Brasil.
Tecnicamente falando, é possível sim separar alguns materiais da fralda descartável para reaproveitar. Mas ainda é uma técnica inviável em larga escala.
Existem fraldas descartáveis que são biodegradáveis. Muita gente opta por esse modelo sem entender direito como ele funciona, mas na prática, essa fralda usa materiais que são mais fáceis de decompor por microorganismos.

Filtro de cigarros: 5 anos

Apesar das bitucas serem pequenas, o estrago é enorme. Além de ser o principal tipo de lixo encontrado em praias, é provavelmente o lixo mais comum encontrado no planeta.
Os principais efeitos negativos do descarte inadequado de bitucas de cigarro são poluição de rios e córregos, entupimento de tubulações e bueiros, enchentes e incêndios.
De acordo com a NBC News, as bitucas de cigarro poluem mais os oceanos do que sacolas plásticas e canudos (um terço do lixo encontrado nos oceanos). Pelo tamanho pequeno, muitos animais confundem elas com presas e acabam ingerindo, se intoxicando e morrendo.
95% dos filtros de cigarro são compostos por acetato de celulose, material de difícil degradação que pode levar cerca de 15 anos para se decompor. Nos filtros também é possível encontrar microplásticos.

Papel e papelão: 6 meses

Por meio da reciclagem é possível economizar até 80% de energia em comparação com a produção de papel a partir de matéria-prima virgem. Sem falar, é claro, na redução do corte de árvores. Ou seja, ao optar pelo papel reciclado estamos economizando recursos naturais do planeta.
Outro ponto importante dessa reciclagem é que gera renda para milhares de pessoas em cooperativas (aproximadamente 29 mil pessoas no Brasil).
Além disso, são usados aditivos químicos para o embranquecimento das folhas de papel e quando não são reciclados acabam parando em lixões e aterros (estima-se que 12% do que vai para os lixões são papéis).
O ponto negativo é o alto preço do papel reciclado como produto final. Isso acontece devido a falta de uma logística eficiente e coleta seletiva para embasar todo o processo de reciclagem.

Sacolas plásticas: mais de 100 anos

É consumido no mundo inteiro, aproximadamente, um milhão de sacos plásticos por minuto.
Os sacos plásticos estão relacionados à praticidade e ao conforto, porém, este é o resíduo que mais causa impacto e degradação ao meio ambiente.
E na sua maioria, eles são usados apenas uma vez e depois descartados.
As sacolas plásticas também são responsáveis pela poluição dos mares e rios, se tornando altamente prejudicial à vida dos animais. Estima-se que cerca de 100 mil pássaros e mamíferos morram, por ano, devido à ingestão de sacolas plásticas.
A matéria-prima utilizada em sua fabricação, o polietileno, é uma substância não renovável, originada a partir do petróleo. A decomposição desse plástico polui o meio ambiente, através da liberação do gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa.

Vidro: indeterminado

O vidro é um dos materiais com maior potencial para reciclagem. Ele pode ser reaproveitado completamente, sem perdas. Um quilo de vidro quebrado dá origem a exatamente um quilo de vidro novo, e a maior vantagem é que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes.
O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. É uma verdadeira economia de energia e matéria-prima.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

ecycle.com.br/o-que-fazer-com-a-esponja-de-cozinha/

https://noseakape.com.br/blog/lixo-impacto-ambiental-fraldas-bebe/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.