0
(0)

O consumo consciente é quando o indivíduo leva em consideração diversos fatores antes de fazer uma compra. Ele releva aspectos como baixos impactos ambientais e condições de trabalho justas oferecidas pelas empresas fabricantes.

Os consumidores levam em consideração todas as fases da vida do produto, desde a produção até as formas disponíveis de descarte. Produtos que podem ser reciclados após o uso ganham preferência entre os consumidores conscientes.

Estes consumidores se importam com aspectos sociais da produção, ou seja, eles querem ter certeza que os trabalhadores trabalhem em condições dignas e com direitos trabalhistas.

Uma vez que buscam produções éticas, essas pessoas podem boicotar produtos que não se alinham a esses valores. Por outro lado, as empresas que atendem as exigências dos consumidores se destacam no mercado e conquistam mais clientes.

Boicotes e Movimentos de Consumo Responsável

Os boicotes acontecem quando pessoas deixam de consumir produtos de um certo fabricante devido a descoberta de práticas antiéticas ou de impactos ambientais. Isso pode ser feito de uma maneira organizada em que pessoas se unem para praticar o consumo sustentável.

Assim sendo as indústrias ficam atentas a suas formas de produção, pois caso sejam boicotadas podem ter como resultado a diminuição das vendas, a imagem manchada e perda de mercado.

As mídias sociais desempenham um papel muito importante nos movimentos de boicotes. As informações se espalham em questões de horas e unem várias pessoas em torno de uma causa.

Certificações e Rótulos

Certificações e rótulos são selos ou etiquetas que indicam que um produto ou serviço atende a padrões específicos. Eles são projetados para fornecer informações claras e confiáveis aos consumidores sobre as características do produto.

Muitas certificações se concentram nos aspectos ambientais. Existem selos que certificam que a empresa tem baixos impactos ambientais como baixa emissão de poluentes e uso consciente de recursos naturais. Um exemplo é o selo “Orgânico”.

Outras certificações referem-se a condições de trabalho e questões éticas. Um exemplo é o selo “Fair Trade”.

O mundo das certificações pode ser complexo e variado. Existem muitos selos que têm indicadores de diversos tipos de qualidade. Cabe aos consumidores se familiarizar com os selos mais relevantes.

O Poder das Mídias Sociais

As mídias sociais têm alcances globais, ou seja, pessoas de diferentes países podem compartilhar entre si informações sobre produtos e empresas. Existem muitos influenciadores com milhões de seguidores que compartilham informações e influenciam as pessoas.

Transparência na empresas

Empresas transparentes se envolvem em um diálogo aberto com os consumidores. Eles respondem a perguntas, abordam preocupações e usam as mídias sociais e outros canais para manter os consumidores informados.

Economia Circular

A economia circular é um conceito que visa uma boa durabilidade dos produtos bem como a possibilidade de serem consertados ou reciclados ao fim de sua vida útil. A ideia é estender ao máximo a vida útil dos produtos evitando a extração de matéria prima para a fabricação de novos produtos.

Os consumidores podem pressionar empresas para que adotem o conceito e apoiam práticas sustentáveis.

Compra Local e Apoio a Pequenas Empresas

A compra de artesãos locais e pequenas empresas fortalece a economia local. Isso ajuda a criar empregos, aumentar a renda da comunidade e estimular o empreendedorismo.

Muitas vezes, pequenas empresas e empreendedores oferecem uma diversidade de produtos que não podem ser encontrados nas grandes empresas. Assim os consumidores têm uma ampla variedade de produtos disponíveis.

Comprar localmente possui um benefício muito significante que é o transporte de curtas distâncias para os produtos, enquanto que grandes indústrias geralmente fazem longos transportes, o que emite mais gases poluentes.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.