5
(1)

Muitas indústrias estão passando por modificações para reduzir o impacto ambiental, e com a indústria da beleza isso não está sendo diferente. Diversas marcas estão produzindo cosméticos veganos.

Esses produtos são fabricados sem ingredientes animais e não praticam testes neles. Ao invés, são utilizados ingredientes de origem vegetal.

Como por exemplo, sabonetes comuns são fabricados a partir do sebo de boi. Outros produtos possuem sulfato, um químico nocivo que pode acabar contaminando os mares depois que o usuário toma banho. Muitos produtos contém cera de abelha.

Não se trata de uma moda passageira, mas sim uma resposta à necessidade de produtos sustentáveis e conscientes.

Com a conscientização da população mundial a respeito da sustentabilidade e questões éticas, a procura por cosméticos veganos tem crescido cada vez mais.

Pesquisas estimam que o mercado de cosméticos veganos irá crescer 56% até 2030 e que 75% dos consumidores globais consideram importante o fato dos cosméticos não serem testados em animais.

As empresas que estão adotando essas novas formas de fabricação acabam conquistando o público e associando a sua marca à sustentabilidade.

A maior parte das pessoas não têm consciência a respeito da exploração animal para a fabricação dos cosméticos comuns. Apesar disso, à medida que o veganismo vem crescendo, como forma de alimentação, as pessoas estão aos poucos tomando consciência do problema, à medida que pesquisam na internet sobre o veganismo e conversam com pessoas que entendem do assunto, por exemplo.

A popularização desses produtos também se deve em parte ao trabalho de influenciadores digitais, que por meio das mídias disseminam informações a respeito da importância dos cosméticos veganos.

Além de não praticarem a exploração animal, os cosméticos veganos possuem outros benefícios.

As composições baseadas em ingredientes vegetais são mais amigáveis à pele, reduzindo a chance de irritações e alergias.

Ou seja, esses produtos são mais sensíveis e não possuem químicos agressivos encontrados em cosméticos convencionais.

Os ingredientes naturais possuem vitaminas, antioxidantes e minerais que contribuem para uma pele mais saudável. Já os produtos convencionais possuem químicos que podem fazer mal à saúde do usuário. Em relação aos antioxidantes, eles combatem os radicais livres que podem causar o envelhecimento da pele e conferem elasticidade a ela.

Apesar da crescente procura por cosméticos veganos, as marcas enfrentam alguns desafios, como a educação do consumidor sobre a questão ética e o preconceito a respeito da eficácia e durabilidade dos produtos veganos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.