Até pouco tempo eram encontrados em toda a África Subsaariana. Porém, devido a caça e perda de habitat, a maioria dos hipopótamos estão protegidos em países no leste da África.
São mais ativos à noite, quando saem para procurar comida. Eles são herbívoros e comem muita grama.
Em apenas uma noite são capazes de comer 35 kg de alimento.
Apesar de viverem a maior parte do tempo na água, eles não conseguem nadar nem flutuar, e assim permanecem nas águas mais rasas. Podem prender a respiração debaixo d’ água por até 5 minutos. Quando submersos, eles conseguem fechar as narinas e os ouvidos para não entrar água.
Os hipopótamos vivem em grupos, geralmente de 20 indivíduos, liderados por um macho dominante.
Esses animais vivem até 40 anos na natureza. Em cativeiros, podem chegar até 50 anos.
Eles produzem o seu próprio protetor solar. Em algumas regiões da África, as radiações UV são fortíssimas. Os hipopótamos desenvolveram a capacidade de produzir um líquido vermelho e oleoso que protege naturalmente a sua pele.
Possuem mandíbulas fortes e dentes afiados. Assim, podem até comer um crocodilo ou partir um barco ao meio.
Os hipopótamos são uns dos animais mais pesados do planeta, podendo pesar até 3 toneladas.
Esses animais conseguem emitir uma grande variedade de sons para se comunicar com outros indivíduos, podendo sinalizar perigo. Alguns sons lembram inclusive uma risada humana. Podem emitir sons tanto em terra quanto debaixo d’água, e alguns sons podem ser ouvidos por outros animais a 1km de distância.
O acasalamento acontece na água. Eles usam vocalizações, urina e fezes para demonstrar interesse uns nos outros.
Os machos lutam entre si para conseguirem as fêmeas que desejam, logo os mais fortes e dominantes são os que conseguem se acasalar.
Um macho pode ter até 10 parceiras ao longo de sua vida. Os machos ajudam a cuidar dos filhotes também.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!