Já parou para pensar na quantidade de lixo que você é capaz de gerar em casa? Em poucos dias, resíduos sólidos enchem a lixeira de materiais que devem ir para a reciclagem, enquanto resíduos orgânicos lotam o que costumamos chamar de “lixo comum”.
Mas neste texto você verá que é possível reverter esse problema. Basta começar a observar alguns hábitos e depois refletir e tomar atitudes para mudar.
Use menos descartáveis
Pare de usar objetos descartáveis como copos de plástico, talheres e guardanapos de papel. No caso dos copos você pode ter uma caneca ou então um copo de silicone retrátil. Se você faz questão do canudo, opte por um de metal ou bambu.
Pare de comprar água em garrafas plásticas
Beber água é muito importante para a saúde, mas você pode fazer isso de forma sustentável. Ao invés de comprar garrafinhas, tenha a sua garrafa própria e leve-a consigo para onde for. Menos da metade das garrafas plásticas são recicladas no mundo. Além disso, uma garrafinha demora 400 anos para se decompor na natureza e 14% do lixo encontrado nos oceanos são elas.
Sobre as embalagens
Dê preferência pelas embalagens biodegradáveis.
As embalagens de vidro são melhores do que as de plástico, pois são de reciclagem mais fácil.
O ideal é não comprar produtos em embalagens sempre que possível. Uma maneira de evitar o consumo de embalagens é optar por formas de limpeza caseiras a base de vinagre, bicarbonato de sódio e limão. Assim você deixa de comprar um produto de limpeza em embalagens.
A mistura de vinagre com bicarbonato de sódio pode ser usada para tirar manchas de roupas, pisos e bancadas, além de remover gordura de louças e superfícies, e ainda pode ser usada para limpeza de vidros e janelas.
Compre verduras em hortas
Ao invés de comprar verduras em embalagens de isopor e de plástico, compre “soltas” nas feiras. Além de consumir menos embalagens você está incentivando a economia local e evita a emissão de poluentes devido à maior proximidade dos produtores, ou seja, menos poluição com o transporte.
Dispense as sacolas plásticas
Quando for ao mercado, leve sua ecobag ou então carrinho de feira. Sobre as ecobags, muitas delas vem com artes bonitas e personalizadas. Muitas delas são feitas de materiais reforçados, impermeáveis e até mesmo reaproveitados, que ajudam a gerar menos lixo.
Aproveite para dispensar também as sacolinhas para frutas e verduras. Leve-as soltas para pesar no caixa. Afinal, você vai lavar do mesmo jeito quando chegar em casa, certo?
Em casa, ao invés de usar sacolas plásticas para forrar as lixeiras, use o jornal. Existem vários tutoriais no YouTube ensinando a dobrar o jornal para isto.
Compre a granel
Você economiza de duas formas: ao comprar apenas o que realmente vai usar, reduz-se o desperdício de alimentos. Para comprar a granel você deve levar de casa potes de vidro e sacos de pano para armazenar os alimentos na hora de comprar, reduzindo assim o uso de embalagens.
Aposte em novas receitas
Para evitar o desperdício de alimentos, aproveite as sobras para fazer receitas de bolos e tortas, por exemplo.
Reutilize
Você pode dar nova vida a objetos que iriam para o lixo. Se você tem alguma habilidade manual e criatividade, pode enfeitar, pintar ou revestir de tecido as embalagens recicláveis, para fazer um porta-trecos, vasos, potes de mantimento, etc.
Outras dicas são transformar copos de requeijão em copos para beber água, os potes de sorvete podem virar vasos de planta, as caixas de sapato podem virar caixas para organizar objetos como lápis e canetas, garrafas de vinho viram objetos de decoração, etc.
Você faz compras a granel? Os potes também podem servir como recipientes para esses produtos.
Esta ideia de reutilizar produtos em casa tem um nome, se chama upcycling! Além de ajudar o meio ambiente, você está economizando dinheiro ao evitar a compra de um novo produto para uma determinada função.
Alugue
Se você precisa de algum objeto apenas para uma situação específica, peça emprestado a um amigo ou alugue em algum estabelecimento.
Sobre resíduos orgânicos
Mais da metade do lixo que produzimos é orgânico, ou seja, restos de comida.
Assim sendo, planeje o cardápio da semana antes de fazer as compras. Logo, evita-se o desperdício.
Outra solução é a compostagem, técnica que transforma restos de alimentos em adubo. Você pode adquirir uma composteira doméstica ou então contratar o serviço do Ciclo Orgânico de coleta domiciliar de resíduos e compostagem.
Cuidado com o microplástico
Produtos de beleza e higiene, como esfoliantes e pastas de dentes, contém micropartículas de plástico que caem na rede de esgoto e acabam, invariavelmente, em rios ou oceanos.
Referências
netiontelecom.com.br/como-produzir-menos-lixo
dicasdemulher.com.br/10-dicas-para-voce-produzir-menos-lixo-em-casa/
content.paodeacucar.com/sustentabilidade/aprenda-a-gerar-menos-lixo-em-casa
gooutside.com.br/6-maneiras-bem-simples-para-voce-produzir-menos-lixo/
arimo.com.br/blog/bem-estar/como-produzir-menos-lixo-cinco-passos-para-ajudar-nessa-reducao
condominiosverdes.com.br/vida-sustentavel-conheca-5-atitudes-que-ajudam-a-gerar-menos-lixo-e-reduzir-gastos/