4.9
(11)

Sim, é possível salvar o planeta no banheiro. A ideia deste texto é ajudar você a reduzir impactos ambientais e ao mesmo tempo gerar economia para o seu bolso.

Neste texto você verá também dicas legais não apenas para reduzir o gasto de água no banheiro, mas também para encontrar opções ecológicas para o creme dental, shampoo e desodorante.

O consumo de água de um banheiro pode representar 80% do total consumido em uma residência, por isso a importância do assunto.

Vazão de água

A água é um dos recursos mais utilizados e desperdiçados em uma residência, e isto costuma ocorrer principalmente no banheiro.

Pia

Você tem duas opções principais quando o assunto é economizar água na pia do banheiro. Uma é usar pias com temporizador, ou seja, aquela pia que você aciona e depois de alguns segundos ela desliga.

Outra opção é usar pias que misturam jato de ar com a água, economizando o recurso e potencializando o benefício. A impressão é de maior volume de água, mas na verdade há economia.

Chuveiro

Alguns modelos podem gastar 45 a 60 litros de água por minuto, mas também há opções mais econômicas, que gastam de 6 a 15 litros por minuto.

No caso de chuveiros com alto consumo em que a possibilidade de troca é mais difícil, você pode adquirir peças que diminuem o consumo do aparelho. Uma dica são as peças da empresa catarinense Censi Sistemas Hidrossanitários, que custam apenas 5 reais.

Descarga

Os diferentes dejetos necessitam de diferentes quantidades de água para serem eliminados. Portanto, uma ótima ideia é optar pelas descargas de acionamento duplo, pois assim você escolhe a quantidade de água (pouca ou muita) para ser usada. A economia de água pode chegar a 30%.

Creme dental

Diversos modelos de creme dental sustentável possuem substâncias como flúor, lauril éter sulfato de sódio e triclosan que acabam indo parar nos oceanos e contaminando a água e os peixes. Algumas substâncias presentes neles também são nocivas aos humanos.

Sim, é possível encontrar atualmente modelos de creme dental sem substâncias controversas, sem crueldade animal e com ativos naturais de origem sustentável.

Em diversos modelos, o flúor foi substituído pelo xilitol, uma substância de origem vegetal que também apresenta uma excelente função bacteriostática. Já os sulfatos são trocados por ativos naturais potentes com função bactericida e fungicida como óleos essenciais de melaleuca, menta e óleos vegetais de coco, etc.

Quer conferir alguns modelos sustentáveis? Clique aqui.

Outro ponto negativo das pastas de dente convencionais é que elas vêm embalagens desnecessárias e que liberam microplástico, por exemplo. Pensando nisso, o estudante mineiro Allan Gomes desenvolveu uma pasta de dente sem caixas de papelão e de materiais biodegradáveis e recicláveis. Além disso, o tubo tem um formato que possibilita ser pendurado nas gôndolas, dispensando o uso das caixas de papelão.

Desodorante

O grande problema dos desodorantes comuns encontrados em mercados e farmácias é que eles contém itens como triclosan, propilenoglicol, parabenos, fragrâncias, alumínio e álcool que, embora sejam regulamentados pela Anvisa, apresentam diversos impactos negativos. Cada um desses compostos tem uma função específica e também as suas contra indicações.

Porém, atualmente já existem diversas versões veganas e naturais que são muito eficientes no combate ao mal cheiro. Na Internet também há várias receitas para fazer o seu próprio desodorante em casa. Algumas delas incluem substâncias conhecidas como bicarbonato de sódio e óleo de coco.

Shampoo

Muitos shampoos possuem substâncias nocivas como parabenos, sulfatos, óleos minerais, vaselinas e parafinas. Essas substâncias retiram a oleosidade natural que protege os fios do cabelo e dão a impressão de mais limpos, porém trata-se de um efeito maquiagem. Também existem impactos na natureza quando algumas substâncias vão parar nos rios.

Porém, já existem shampoos naturais que fazem a limpeza dos fios sem ressecar e retirar a proteção natural do cabelo, mantendo os fios hidratados por mais tempo, fazendo uma higienização mais suave do couro cabeludo. Algumas pessoas preferem inclusive não usar shampoos, mas sim alguns cremes de limpeza e itens à base de plantas.

Você pode optar pelos shampoos e condicionadores em barra. Além de durarem mais você evita o consumo de embalagens plásticas dos produtos convencionais e fica livre de substâncias tóxicas. Eles fazem uma limpeza suave, que não agride tanto os fios. Quer conferir alguns modelos? Clique aqui!

Escova de dente

As escovas de dente de plástico demoram anos para se decompor na natureza. Troque as escovas de plástico pelas de bambu (mas atenção para as cerdas, pois devem ser de materiais naturais). Estas escovas inclusive podem ser compostadas. Outra opção são as escovas de plástico reciclado.

O modelo Everloop inclusive vem com cerdas intercambiáveis que podem durar no total 2 anos.

As escovas de bambu são 100% livre de BPA, livre de ftalato, PVC livre, além do mais, elas possuem um melhor desempenho do que as escovas de dentes comuns. Além disso, o bambu possui propriedades antibacterianas.

Um detalhe importante é que apesar do material ser mais sustentável, não é indicado usar a mesma escova por muitos meses seguidos, o recomendado é que seja trocada a cada 3 meses.

Fio dental

O fio dental merece atenção pois muitos dentistas consideram inclusive mais importante do que a própria escovação.

O primeiro problema é a caixinha, pois os modelos convencionais são de plástico. Já o fio é de nylon, um material que não é biodegradável.

O fio dental de bambu é natural, biodegradável e vegano. Também é livre de conservantes, glúten e cores e adoçantes artificiais. Muitos fios de bambu também contém carvão ativado, que está na moda hoje em dia quando se trata de limpar a boca. Também existem fios dentais de amido de milho, pois tem as mesmas vantagens do de bambu e é vegano e biodegradável.

Fio dental de plástico pode ser substituído por fio dental de seda (um têxtil natural e então biodegradável) com cera de abelha em vez de compostos químicos (para facilitar a entrada entre os dentes).

Muitas pessoas também têm o hábito de jogar o fio dental no vaso após o lixo, e a consequência disso é que o fio dental vai parar nos oceanos causando a morte de animais que o ingerem.

Papel higiênico

Quais são os impactos ambientais do papel higiênico? Alguns deles são o desmatamento, grande quantidade de energia para dar o aspecto macio e processos de branqueamento à base de cloro que poluem fontes de água. O plantio de eucalipto também se dá pela forma de monocultura.

Uma opção são os papéis higiênicos feitos de papel reciclado. Os principais benefícios são que dispensam o corte de árvores (o papel higiênico é responsável por 15% de todo o desmatamento), requer metade do uso de água e um terço da energia para ser produzido.

O papel higiênico de bambu pode ser uma opção mais eco-friendly, amigável à pele, livre de substâncias tóxicas, naturalmente hipoalergênico, antifúngico e antibacteriano. No entanto, ainda são pouquíssimas marcas que o produzem.

Papel higiênico de bambu

Outras opções mais sustentáveis são usar mangueirinhas e bidês.

Você também pode reutilizar os rolos do papel higiênico para construir diversos objetos, ou seja, fazer o upcycle.

Limpando o banheiro

Muitos produtos químicos de limpeza possuem substâncias tóxicas que acabam parando nos oceanos, além de oferecer riscos à saúde de quem frequenta o espaço. Uma alternativa é o bicarbonato de sódio.

Dissipando odores

Aromatizantes de ar convencionais e produtos químicos de limpeza utilizados para melhorar a qualidade do ar das residências são considerados, em sua maioria, nocivos para os humanos. A razão disso é que eles contêm químicos nocivos, como benzeno e formaldeído, que são potenciais cancerígenos, além de outras toxinas e solventes.

O bicarbonato de sódio, além de contribuir para a limpeza, pode contribuir para melhorar odores. Basta ferver misturado com água e por o recipiente no local desejado. Se você adicionar a substância diretamente no fundo da lixeira do banheiro, ela também vai absorver os odores indesejados.

Mais uma maneira é adicionar cascas de frutas cítricas como limão e laranja em uma panela e ferver com água. São diversas as receitas de aromatizadores caseiros, basta fazer uma pesquisa na Internet.

Também existem plantas para melhorar o odor de ambientes. Algumas espécies são orquídeas e lírios-da-paz.

Luz natural

Você sabia que a luz natural possui um alto teor desinfetante? Assim ela ajuda a eliminar os fungos e a umidade do ambiente.

Utilize água da chuva

A água da chuva pode servir para diversas funções no banheiro, como por exemplo a descarga e o chuveiro. Para captar água da chuva, você pode fazer isso adquirindo uma cisterna.

Diferentemente de cisternas de alvenaria, as sustentáveis não necessitam de grandes obras para sua instalação. Elas são verticais, acopladas às calhas e não precisam ser enterradas. Por conta disso, o custo é reduzido.

Dicas gerais

Tome banhos rápidos, desligue o chuveiro ao ensaboar, desligue a torneira ao escovar os dentes, faça manutenção das peças, coloque um balde no chuveiro enquanto a água esquenta para usar na limpeza da casa, descarga, irrigação de plantas, etc.

Referências

pointer.com.br/blog/quer-um-banheiro-sustentavel-veja-como-construir-em-5-passos/

chavesnamao.com.br/decoracao/banheiro/banheiro-sustentavel/

ecycle.com.br/deixe-seu-banheiro-mais-sustentavel/

casa.abril.com.br/sustentabilidade/banheiro-mais-sustentavel/

grupoodp.com.br/arquiteto-da-dicas-para-um-banheiro-sustentavel/

blog.ekological.com.br/escova-de-bambu-a-opcao-mais-sustentavel/

ecycle.com.br/dez-dicas-para-remover-odores-de-ambientes-sem-quimica-nociva/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.