0
(0)

Praticar o reflorestamento. Muitos animais ficam sem abrigo e alimento quando o seu habitat é destruído. Muitas espécies acabam migrando para outras regiões não apropriadas e causam desequilíbrios ecológicos. Plante espécies nativas que se adaptam bem ao solo e clima. Faça parcerias com associações de bairros e prefeitura.

Não polua o meio ambiente. A poluição é um grande fator de risco para os animais.

Um bom exemplo são os animais marinhos que confundem pedaços de plástico com alimentos, ingerindo-os e podendo até morrer.

Nas grandes cidades, muitos animais de estimação são afetados pela poluição do ar.

Não contribua com o comércio de animais exóticos para domesticação. Nunca compre um animal exótico.

Cuidado também com os adornos feitos com partes de corpo de animais, nunca adquira-os. Como por exemplo, não compre roupas feitas com couro de animais. O tráfico ilegal de animais é uma das maiores atividades clandestinas do mundo! Muitos animais estão em risco de extinção devido a esta prática. Ao identificar qualquer uma dessas atividades, denuncie às autoridades.

Não pratique a pesca predatória. Uma das principais características da caça predatória é quando são pescados mais peixes do que a capacidade de reposição do meio ambiente. Umas das consequências são a extinção de espécies e a desregulação do ecossistema marinho. A pesca predatória é muito difícil de ser monitorada devido à vastidão dos oceanos.

Portanto, cabe aos consumidores questionar a procedência ao comprar peixes e cobrar dos governos medidas de prevenção.

Compre alimentos orgânicos. Os pesticidas e herbicidas químicos podem afetar a saúde de muitos animais, podendo levar à morte. Outros animais não morrem ao consumir, mas acumulam em seu corpo e contaminam quem os consome, podendo ser até mesmo os humanos. Outro exemplo são as abelhas contaminadas por agrotóxicos, afetando sua habilidade de polinizar, o que é essencial para a reprodução das plantas. Os agricultores podem substituir os agrotóxicos pelo manejo integrado de pragas, que é a inserção de animais que se alimentam de pragas.

Seja voluntário. Existem diversas ONGs que trabalham na luta pelos direitos dos animais e a sua proteção. Você pode ajudar com trabalho ou fazer doações.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.