0
(0)

O que é?

Trata-se da energia gerada pelas alterações de marés, ou seja, pelo movimento das marés cheias e vazias. O sistema é semelhante a uma hidrelétrica, pois há turbinas que são movimentadas tanto pelo aumento da maré, em que a água passa pela turbina, tanto pelo esvaziamento da maré, em que a água também passa de volta pela turbina. A instalação fica na beira do mar.

Além dos movimentos de ida e vinda da maré, também é gerada energia pela subida e descida do nível do mar.

Os principais pontos positivos são o fato de ser uma fonte de energia limpa e renovável, pois sua fonte é inesgotável e também não emite gases poluentes.

Como funcionam as marés?

As marés são um fenômeno oceânico caracterizado pela mudança no nível das águas sob a influência do campo gravitacional da Lua e também do Sol. Quando ambos os astros se encontram alinhados com o planeta Terra, as marés são mais intensas.

Onde podem ser instaladas?

As usinas de energia maremotriz só podem ser instaladas em locais muito específicos. O desnível das marés nesta região deve ser maior do que 5 a 7 metros.

Vantagens

Uma das principais vantagens das usinas de energia maremotriz é que é possível prever o quanto a maré vai encher e esvaziar assim também como e quando isso irá acontecer. Assim, fica mais fácil prever o quanto de energia será gerada, além de como e quando. Esta é uma vantagem quando comparada às condições de geração de energia solar e eólica, que não são fáceis de prever igual a maremotriz. Ainda comparando com a energia solar e eólica, o benefício da maremotriz é que pelo fato de não depender do clima, pode gerar energia o ano inteiro.

Desvantagens

Alterações de características naturais do local, possíveis impactos sobre a fauna e a flora, custo de implantação elevado (devido ao alto custo das turbinas e das hélices para pouca geração de energia) e desafio geográfico para implantação. Os impactos, no entanto, são menores do que os das usinas hidrelétricas.

No Brasil e no mundo

A energia maremotriz é pouco explorada no mundo. Os principais mercados situam-se na América do Norte e Europa.

A energia das marés do Brasil é gerada nas regiões Norte e Nordeste do país, como no estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), que tem marés de até 7 metros e na Ilha de Macapá (AP), com marés de até 11 metros.

Porém, essa fonte de energia ainda é pouco explorada no Brasil, pois o investimento para a construção das usinas é muito alto para um retorno baixo em potencial energético.

Referências

esferaenergia.com.br/blog/o-que-energia-maremotriz/

fragmaq.com.br/blog/entenda-como-funciona-energia-maremotriz-suas-principais-vantagens-e-desvantagens/

infoescola.com/fisica/energia-das-mares/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.