Os jovens têm se destacado como agentes de mudança ambiental por meio de mídias sociais, palestras e eventos sobre sustentabilidade. Eles buscam conscientizar não apenas as pessoas da sua idade, mas também adultos e crianças.
Além da conscientização, é possível perceber a presença dos jovens em atitudes como greves e marchas sobre o meio ambiente, fazendo pressão em indústrias e governos para tomarem atitudes mais sustentáveis.
As greves pelo clima e manifestações tem mobilizado jovens em todo o planeta, alcançando uma alta visibilidade global.
As escolas são locais propícios para o desenvolvimento de ações e ensino sustentável. Além do ensino sobre questões de sustentabilidade também podem ser desenvolvidas ações dentro das escolas. Como por exemplo: hortas comunitárias, coleta seletiva, campanhas de conscientização sobre economia de energia, reutilização de materiais, palestras educativas.
Muitos jovens dedicam parte do seu tempo como voluntários em ONGs ambientais, participando de projetos, campanhas e ações de sensibilização. Estas ONGs conduzem projetos de recuperação de áreas degradadas, como reflorestamento, recomposição de nascentes e restauração de ecossistemas. Algumas ONGs promovem a formação de líderes jovens e o incentivo ao empreendedorismo sustentável, capacitando-os para promover mudanças positivas.
Em alguns casos, os jovens participam de ONGs em um âmbito internacional. Isso é interessante pois os jovens formam suas redes de contato com pessoas de outros países, o que é enriquecedor para a troca de conhecimentos. Além disso, esse jovens servem de exemplo para outros jovens que estão querendo ingressar na área da sustentabilidade.
Os jovens possuem destaque nas redes sociais, por isso, muitos jovens ativistas podem usar essa mídia para disseminar informações em tempo real e alcançar um público a nível internacional.
As redes sociais são uma ótima ferramenta para promover a organização de eventos em prol da sustentabilidade, como por exemplo, greves pelo clima, manifestações e campanhas de petição online, etc.
Os jovens também podem disseminar as questões sustentáveis por meio da arte. Muros grafitados são uma ótima forma de atingir as pessoas. Esculturas feitas a partir de objetos reutilizados também são uma maneira criativa de propagar a sustentabilidade.