4.7
(14)

Salvar o planeta depende de ações conscientes de cada um de nós no nosso dia a dia. Pensando nisso, a lavagem de roupas é uma das atividades caseiras que mais causam impactos ambientais, gerando grande consumo de água, energia e liberando microplástico que vai parar nos oceanos.

Se você quer ter roupas limpas e cheirosas não há como fugir. Você precisa lavá-las. Mas como fazer isso de uma forma mais consciente e sustentável? Você sabia que essas técnicas também aumentam a vida útil das roupas?

Use detergentes biodegradáveis

Detergentes convencionais possuem substâncias tóxicas. E o que acontece são duas coisas: uma é que a água usada na lavagem vai parar nos oceanos. Alguns produtos comprometem a taxa de oxigênio de rios e lagos, outros impedem plantas marinhas de fazer fotossíntese.

Outra é que alguns produtos químicos acabam ficando nas roupas e causando reações alérgicas.

Já os produtos sustentáveis lavam, protegem e prolongam a vida útil das peças. Além disso, cuidam da saúde e da pele e respeitam o meio ambiente, pois seus resíduos são biodegradáveis ​​e compatíveis com o meio ambiente.

Quais marcas oferecem produtos de limpeza sustentáveis? Vamos te dar agora duas dicas: Biowash é uma empresa brasileira, que desenvolve produtos de limpeza naturais e 100% biodegradáveis. Não utiliza fosfatos, branqueador óptico, cloro, derivados do petróleo ou outras substâncias tóxicas.

Os produtos da YVY são de fontes naturais, eficazes, sustentáveis e os primeiros na categoria limpeza a terem certificação da ABNT no Brasil.

A escolha de um produto de limpeza eficaz é muito importante pois você gasta menos água, ao invés de ter que lavar a roupa mais de uma vez para ela ficar limpa.

Além dos detergentes é preciso ter cuidado na escolha do sabão. Se possível, não use nenhum amaciante.

Já existem sabões à base de plantas com fragrância de óleos essenciais e extratos botânicos. Você também pode procurar na internet receitas caseiras de sabão para lavar roupas. Outra opção bem conhecida é o sabão de coco.

Lave a temperaturas baixas

90% da energia gasta pela máquina de lavar é para aquecer a água. Em situações em que as roupas não estejam tão sujas não é necessário lavar a altas temperaturas. Lavar roupas com água fria pode inclusive diminuir o desgaste dos tecidos das peças, pois a água quente pode desbotar e encolher roupas.

Lave a mão

Assim você economiza água e energia. Outro benefício é que você dá o cuidado específico para cada tecido, roupas coloridas e brancas – coisa que nenhuma máquina de lavar ensina.

Uma boa ideia é compartilhar esse momento com as crianças.

Aproveite a água usada

A água da lavagem da máquina de lavar pode ser usada para tarefas domésticas, como lavar o chão da área de serviço, do banheiro, da varanda e do quintal.

Muitas máquinas já possuem esta função, ou seja, basta selecionar a opção “Reutilizar Água” e direcionar a mangueira da máquina de lavar para um recipiente onde queira armazenar a água. Para iniciar a drenagem, abra e feche a tampa.

Seque as roupas ao ar livre

As secadoras elétricas são muito úteis para acelerar o processo e ter a roupa pronta em menos tempo, mas consomem muita energia. Ou seja, pendurar as roupas no varal e deixar que o sol e o vento sequem-as é uma atitude sustentável.

Outro benefício deste hábito é que o sol naturalmente clareia as roupas brancas e você não precisa usar alvejantes a base de cloro. Além disso, o sol e o arejamento tem ação antibacteriana e desodorizante, livrando a roupa de ácaros e mal cheiros.

Seque as roupas na secadoras apenas em dias de chuva ou muito frio.

Sobre o microplástico

As roupas sintéticas liberam micro plástico durante a lavagem. Alguns tecidos sintéticos são poliéster, nylon e acrílico (pois é, a indústria da moda ainda continua usando fibras de plástico na confecção de roupas).

Se você nunca ouviu falar em micro plástico, trata-se de partículas de plástico muito pequenas que acabam indo parar nos oceanos, contaminando animais e inclusive ficando presente em produtos consumidos por humanos, com a água mineral. Boa parte do microplástico encontrado nos oceanos é proveniente da lavagem de roupas sintéticas.

Portanto, compre roupas de tecidos naturais que não levam plástico em sua composição. Algumas opções são algodão e linho.

Pesquisadores descobriram que é possível diminuir em até 30% a quantidade de microplástico liberado durante as lavagens. Basta que sejam feitos ciclos mais curtos (30 minutos) e frios (15 graus). Para ter uma ideia, os ciclos convencionais duram 85 minutos e a lavagem é feita na temperatura de 40 ºC.

Outro ponto negativo das roupas de fibra sintética é que precisam de mais lavagens, já que captam odores mais facilmente. As fibras naturais, como o algodão orgânico e a lã, sujam-se menos, secam mais rápido e são mais resistentes.

Lave grandes quantidades

Acumule o máximo de roupas que conseguir para lavar tudo de uma só vez, e assim economizar água. Se precisar lavar apenas algumas peças, opte pela lavagem a mão ou então espere mais roupas ficarem sujas para lavar todas de uma vez.

Qual tipo de lavadora é mais econômica? Como mantê-la em bom estado?

As lavadoras com abertura frontal são mais econômicas, tanto quanto ao consumo de água e sabão quanto ao de energia. A economia de água pode chegar a 70%!

Lavadora com abertura frontal

Procure por selos de eficiência energética com a letra A. As máquinas mais eficientes podem necessitar de um investimento inicial mais alto, mas a tendência é que você passe a gastar menos dinheiro com água e energia a médio e longo prazo, além de poupar esses valiosos recursos.

Também é importante manter a máquina de lavar em boas condições. Limpe o filtro e o tambor periodicamente e isso ajudará na operação correta do aparelho e economizará energia.

Não use as roupas apenas uma vez

Muitas roupas podem ser usadas mais de uma vez sem ficarem amarrotadas e com mal cheiro. A não ser roupas íntimas como cuecas e calcinhas, roupas com suor de atividades físicas e biquínis, estas sim podem ser usadas apenas uma vez e colocadas para lavar. Já os casacos podem ser lavados uma vez a cada três meses.

Ou seja, coloque para lavar as roupas que estejam verdadeiramente sujas. Outro benefício dessa ação é que a lavagem de roupas diminui a vida útil da peça, fazendo ela estragar com mais facilidade e rapidez. A lavagem em máquina pode destruir coisas como rendas ou sedas delicadas e fazer fios se soltarem, cores desbotarem e, se tiver um arame, que a peça fique deformada.

Portanto, quando você deixa de lavar uma peça, está aumentando sua vida útil.

Economizando energia ao passar ferro quente

Junte as roupas para passar grandes quantidades. O ferro de passar consome muita energia, especialmente quando é ligado e até atingir a temperatura desejada.

Algumas roupas não precisam ser passadas, como por exemplo pijamas e roupas para ficar em casa.

Como tirar manchas?

A roupa branca está manchada e você não quer usar produtos muito fortes? O cloro e a água sanitária são as duas opções mais óbvias quando se trata de tirar manchas de roupas brancas. No entanto, eles não fazem bem à saúde ou ao meio ambiente.

Algumas das maneiras mais adequadas são lavar usando sabão de coco ou então deixar de molho em uma bacia com água e bicarbonato de sódio por 30 minutos antes de lavar; adicionar 100ml de vinagre na máquina durante a lavagem normal.

Evite a lavagem a seco

Trata-se de um processo químico muito forte, apesar de ter o benefício de não fazer as roupas encolherem.

Recicle ou reuse as embalagens

Tendo em vista que a maioria das embalagens dos produtos de limpeza é de plástico, destine a reciclagem ou então reaproveite a embalagem, tornando ela em algum outro produto útil dentro de casa. Você também pode comprar produtos de limpeza a granel.

Como deixar roupas mais brancas e sem cheiro ruim?

Uma dica sustentável é adicionar um copinho de bicarbonato de sódio na lavagem.

Referências

blogdamrv.com.br/seis-dicas-para-lavar-roupa-de-forma-sustentavel

greenfrog.com.br/2020/08/24/como-lavar-roupa-de-forma-mais-sustentavel/

pecoh.com.br/como-lavar-roupas-de-forma-sustentavel-lixo-zero/

joana-moreira.com/br/dicas-para-lavar-roupa-de-forma-sustentavel/

useimpacto.com.br/post/uma-lavanderia-sustentavel-como-lavar-as-suas-roupas-de-forma-eco-friendly

cleanipedia.com/br/sustentabilidade/saiba-como-lavar-roupas-e-ainda-preservar-o-meio-ambiente.html

bonasecco.com.br/veja-como-contribuir-com-a-sustentabilidade-ao-lavar-roupas/

doutorfinancas.pt/vida-e-familia/6-dicas-para-lavar-a-roupa-de-forma-mais-sustentavel/

bbc.com/portuguese/geral-48914262

be-the-story.com/pt/ambiente/lavar-a-roupa-suja-sem-sujar-o-ambiente/#

super.abril.com.br/ciencia/a-forma-como-voce-lava-a-roupa-pode-diminuir-a-poluicao-no-mar/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.