0
(0)

Imagino que seu lixo orgânico já tem um ótimo destino: a compostagem! Uhuu… você fechou o ciclo e pode ficar tranquilo! Mas o que fazer com o lixo não orgânico, também conhecido como lixo seco?

Bom, isso depende do material a ser descartado, mas é bem simples! A maior parte do lixo seco que geramos pode ser descartado para coleta seletiva da COMLURB. Mas fiquem atentos: a coleta seletiva da COMLURB tem dia e horário para ser feita! Não adianta colocar o seu lixo seco para fora em qualquer dia, pois ele acabará sendo recolhido pelo caminhão de lixo úmido.

Para destinar o seu lixo seco adequadamente em parceria com a COMLURB, é importante lembrar que os materiais coletadas por eles são papéis, metais, plásticos e vidros, secos e limpos (uma rápida lavagem já resolve). Não é necessário separar o material por tipo, pode ser um saco só com esses materiais juntos.

Além disso, consulte o dia e o horário em que o caminhão passa na sua rua (veja a planilha disponível neste site) e  use sacos transparentes ou translúcidos – azul ou verde. O pessoal da coleta precisa ter certeza de que o lixo é seco, por isso precisam ver o conteúdo de dentro do saco.

Caso seu condomínio não faça a separação dos resíduos, não tem problema. Você pode separar apenas o seu e destinar para o lixo da COMLURB do mesmo jeito. É só colocar o saco transparente com o seu lixo na calçada no dia e horário corretos. Para mais informações, clique aqui.

Uma outra maneira de descartar seu lixo seco é com o programa “Light Recicla”. Eles recebem plástico, papel, metal, vidro, e óleo vegetal, em 10 pontos de coleta no Rio de Janeiro (veja aqui os pontos de coleta). Percebam que eles recebem até o óleo vegetal, que não pode ser destinado para a COMLURB!

A vantagem de entregar o material para Light é que eles te dão desconto na conta de luz. Como o desconto é bem pequeno, uma coisa boa a fazer é doar o desconto para a conta de luz de alguma instituição social cadastrada no programa. Várias doações para uma instituição pode fazer diferença para a conta de energia deles! Que tal? Além disso, seu condomínio também pode fazer parcerias com a Light Recicla para trocar o lixo reciclável por descontos na conta de luz. Veja mais informações sobre isso aqui.

Agora, se você está há anos guardando pilhas, baterias, celulares velhos e seus acessórios (carregadores, baterias, fones de ouvido, cartões SIM, chips e cartões de memória), você pode levar tudo isso para uma loja da C&A e procurar a urna coletora como a da foto abaixo. Eles dão um destino adequado para a devida reciclagem do material!

E as lâmpadas?  Lâmpadas, assim como pilhas, baterias e celulares, não podem ir para o lixo comum e nem para o lixo reciclável. Para isso existem alguns pontos de coleta de lâmpadas feita pela Reciclus.

Se nenhum dos pontos for perto da sua casa, deixo uma dica: vá a uma loja que vende lâmpadas, abajur, luminárias e converse com o proprietário para que a loja receba suas lâmpadas. Se não for uma quantidade grande, eles normalmente aceitam porque nessas lojas há uma coleta especial para esses materiais.

É isso! Vamos fechar o ciclo também do nosso lixo seco reciclável!

_ _ _

Texto escrito por Eline Martins – @maisvida_menoslixo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.