4.5
(86)

Você sabia que quando as roupas vão parar nos lixões elas liberam gases de efeito estufa e substâncias químicas que contaminam solos e lençóis freáticos? E que as peças de roupa levam enormes quantidades de água e energia para serem produzidas? Ou seja, jogar roupas no lixo é desperdiçar recursos naturais.

No Brasil, apenas 15% das roupas são reaproveitadas ou recicladas.

Por esses motivos… Jamais jogue roupas no lixo! Agora vamos te mostrar várias possibilidades do que fazer com as roupas que não usa mais, mas antes de tudo, a primeira coisa a fazer é dar uma limpa no seu armário. Separe as peças que ainda estão em condições de uso e aquelas que estão muito desgastadas. Você vai se surpreender com o quanto o seu armário vai ficar mais organizado e ganhar mais espaço.

Venda

Está é uma das melhores soluções para as roupas velhas. Além disso, está aí uma boa maneira de estender a vida útil das roupas e evitar que novas sejam produzidas. Algumas dicas de onde vender são os brechós e a internet. O enjoei é bem prático para quem quer se desapegar de roupas. Outra opção é o Repassa, site em que você pode vender suas roupas e tem a opção de apoiar causas com o dinheiro que você ganha.

Agora algumas dicas para você vender mais: quanto mais fotos do produto melhor! Mostre o máximo possível de detalhes. Fotos de pessoas usando a camisa tendem a vender mais, pois mostram o caimento da peça. Informe o tamanho, tipo de material, ano de aquisição, se é importado ou não e, no caso de peças usadas, se foi utilizado poucas vezes. Mas quanto cobrar? Geralmente as roupas usadas são vendidas a 50% do preço original.

Troca

Que tal trocar suas roupas com outras pessoas? Você pode descobrir grupos em redes sociais. Há também organizações que se dedicam a promover bazares e reunir pessoas para que realizem suas permutas. A Trocaderia (@trocaderia), por exemplo, organiza a cada dois meses, em média, eventos para esse fim.

Já o estúdio Roupa Livre criou um app para promover trocas entre os usuários. O programa já tem mais de 15 mil usuários e visa conscientizar as pessoas a respeito de uma moda mais sustentável.

Outra ideia interessante é postar no seu próprio perfil do Instagram fotos de roupas usadas que não quer mais, pois assim algum amigo pode se interessar. Que tal criar um grupo no Whatsapp com seus amigos para trocarem roupas? Com o passar do tempo outros conhecidos podem ir entrando no grupo.

Doação

Assim você ajuda pessoas e instituições carentes e fica com a consciência limpa. Basta pesquisar pontos de coleta na internet. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, o Exército da Salvação faz um trabalho muito bacana de arrecadação não somente de roupas, como de móveis e outros objetos. As coletas em casa podem ser agendadas por telefone. Em São Paulo também tem a Unibes que recebe doações.

Outra opção é doar a amigos e familiares. E porque não doar roupas para animais? Muitos abrigos recebem roupas velhas que podem ser transformadas em roupas de animais. Igrejas, asilos e orfanatos também são lugares que costumam receber doações. Quer achar mais locais que recebem doações? Ligue para a prefeitura da sua cidade e solicite a informação.

Conserto

Leve as peças estragadas para a costureira ou o sapateiro consertar. É melhor do que gastar dinheiro comprando um item novo.

Mas afinal, como destinar suas roupas de forma correta?

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o fabricante da sua roupa para descobrir se eles recebem peças usadas, ou seja, se possuem um sistema de logística reversa. São poucas as marcas que fazem isso, mas começar a pressioná-las para isso já é um bom caminho.

Você pode descobrir pontos de coleta e cooperativas de reciclagem por meio do site eCycle. Basta informar o seu CEP que o site te mostra as alternativas próximas a você.

A C&A possui caixas de coleta em 160 lojas espalhadas pelo Brasil. O movimento se chama Movimento Reciclo. As roupas que são entregues passam por uma triagem, aquelas em bom estado são doadas para uma instituição, e as que não podem ser reaproveitadas são encaminhadas para reciclagem. Você não precisa ter comprado a roupa na C&A para depositar nas lojas. Dê uma conferida no site!
A Puket também tem um projeto muito bacana, que é o Meias do Bem. Sabe aquelas meias furadas que você não sabe o que fazer? É só levar nas lojas e depositar nas caixas de coleta. Essas meias são recicladas e transformadas em cobertores para doação. Basta inserir seu CEP que o site te mostra onde depositar as meias perto de você.

Não conhece ainda o projeto Banco de Tecido? Funciona assim: você leva os seus tecidos usados até uma unidade, pesa e deposita os seus tecidos que geram créditos para que você troque por outros tecidos. Eles têm unidades em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Mas e a destinação de roupas íntimas? Tem solução! O projeto Amiga Recicla da marca mineira de lingerie Ouseuse tem um projeto super legal de doação de calcinhas e sutiãs em bom estado. As peças passam por um processo de higienização e depois são doadas a mulheres carentes. Além de disponibilizar pontos de coleta no showroom da fábrica em Juruaia (MG) e em lojas licenciadas em todo o Brasil, também é possível enviar as peças pelo correio. Outra solução para peças íntimas, no caso de peças feitas de materiais como linho e algodão, é a compostagem! Isso mesmo basta por na sua composteira ou baldinho do Ciclo Orgânico.

Reciclagem industrial

A reciclagem de roupas não é tão simples e também é muito pouco comum no Brasil. Mas há como reciclar. “O processo de reciclagem têxtil é muito trabalhoso, principalmente se o tecido for misto, pois não é fácil separar as fibras naturais das artificiais”, afirma a especialista Francisca Mendes.

Quanto maior a porcentagem de algodão na peça, mais ciclos de reaproveitamento serão possíveis. O poliéster, apesar do potencial para a reciclagem, ainda é algo mais limitado. Você pode até ter um tecido reciclado contendo poliéster, mas o próximo ciclo de reciclagem vai ser muito mais limitado do que se você trabalhar com um produto 100% algodão.

De uma forma bem resumida e superficial, uma roupa usada para ser reciclada precisa passar por uma triagem (para se certificar que ela não esteja contaminada), seus aviamentos devem ser retirados (zíperes, botões, bordados, etc.), e então, ela é separada por cor e composição.

Cada tipo de tecido (natural ou sintético, puro ou misto) exige um processo e maquinário específico para a reciclagem. Tecidos puros (100% algodão, poliéster ou poliamida, por exemplo) podem ser desfibrados (picotados até voltarem a ser fibras) e transformados em fios novamente ou em plástico.

Tecidos mistos (misturas de fibras: poliéster com elastano, por exemplo) podem ser desfibrados e são utilizados como insumo para a indústria automobilística (revestimentos) ou de construção civil (mantas térmicas e acústicas).

Todo o processo logístico e a própria reciclagem é complexa, e por isso, ainda é mais fácil para os fabricantes usarem tecidos de fibras virgens do que recicladas para confeccionar suas roupas.

Upcycle

Roupas que estão em péssimo estado, que não estão em condições de serem vendidas nem doadas, podem ser transformadas em outros objetos. Uma blusa velha pode virar uma bolsa, uma calça jeans pode virar um sofá, uma roupa pode virar enchimento para sofá. Basta procurar tutoriais na internet (muitas vezes você só precisa de agulha e tesoura) ou contratar uma costureira e usar a sua criatividade.

Também existem empresas especializadas em upcycle, que inclusive oferecem workshops, como é o caso da Think Blue. Já a Insecta shoes é uma marca de sapatos e acessórios veganos e ecológicos, e usa como matéria-prima resíduos têxteis, roupas usadas, tecidos reciclados e borrachas reaproveitadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

conexaoplaneta.com.br/blog/o-que-fazer-com-roupas-velhas/#fechar

incrivel.club/inspiracao-dicas/15-ideias-criativas-para-transformar-roupas-usadas-em-objetos-uteis-e-decorativos-1173560/

felizcomavida.com/descartederoupas

saiadecrepom.com/2021/02/23/desapego-sustentavel-o-que-fazer-com-as-roupas-que-nao-servem-mais/

boavontade.com/pt/ecologia/como-fazer-descarte-de-roupas-corretamente

guiadasemana.com.br/comportamento/noticia/brecho-online-8-dicas-para-vender-roupas-usadas-na-internet

tendaatacado.com.br/dicas/doacao-de-roupa-faz-bem-para-voce-e-para-os-outros/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.