5
(1)

Você sabia que colocar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo de energia? Que o chuveiro elétrico pode representar 35% da conta de luz? E que as lâmpadas de LED são as mais eficientes?

Com a chegada do verão, é muito difícil evitar que sua conta de luz não venha mais cara. Pensando nisso, elaboramos este post para te ajudar a economizar não só neste período, mas ao longo do ano inteiro. Você verá que muitos aparelhos podem custar mais caro, mas compensam no valor da conta de luz. Confira!

Ar-condicionado

Ar condicionado é um aparelho que consome muita energia. Uma dica interessante é não usar na temperatura mais baixa de todas, pois assim o consumo de energia cresce, ou seja, tente deixar o ambiente fresco e não muito gelado. Experimente manter a temperatura de 23 graus (inclusive esta é a temperatura ideal segundo referência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Opte por ventiladores, pois gastam 90% a menos de energia do que ar condicionado. Uma boa ideia também é usar o ventilador juntamente com o ar condicionado.

Invista também na ventilação natural de casa. Ao dispor de plantas dentro do ambiente isso faz com que a temperatura fique mais amena! Procure cortinas e persianas que permitam a passagem do ar.

Realize manutenção do ar condicionado frequentemente para garantir que os filtros estejam limpos e as unidades internas e externas estejam higienizadas, pois assim você aumenta a vida útil do aparelho e não compromete sua saúde. Isto também influencia muito o consumo de energia! A recomendação é fazer esta limpeza uma vez por ano.

Agora uma curiosidade: você sabia que a energia consumida no mundo por este aparelho deve triplicar até 2050?

Geladeira

Não posicione a geladeira perto do fogão nem onde bata sol. O motivo é que diante do calor o aparelho consome mais energia para resfriar o seu interior. A consequência disto é que inevitavelmente, durante o verão, a sua geladeira vai consumir mais energia.

Verifique sempre o estado das borrachas de vedação. Isso pode ser feito da seguinte maneira: coloque uma folha de papel entre a borracha e a geladeira. Se a folha cair é porque a borracha não está com a vedação ideal. Se ela permanecer no local é porque está tudo certo.

Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Por exemplo, você acaba de fazer brigadeiro, bolo ou outra comida quente e coloca direto na geladeira? Isso faz com que ela tenha que trabalhar mais para manter a temperatura gelada no interior. Portanto, deixe o alimento esfriar fora da geladeira para apenas depois colocar nela.

Outra coisa a ser levada em conta na hora de adquirir uma geladeira é se ela é um modelo novo ou antigo, pois os modelos mais recentes são mais econômicos (alguns modelos recentes economizam em até 50% o gasto de energia!). Ainda assim, confira o selo Procel que deve sempre ter a classificação A. O tamanho da geladeira também influencia muito no gasto de energia, pois quanto maior, mais energia gasta.

Chuveiro elétrico

Dependendo do modelo, o consumo de energia pode ser superior ao do ar condicionado. O consumo de energia de um chuveiro elétrico costuma ser em torno de 25% a 35% da conta de luz.

Para saber se um modelo específico gasta muita energia ou é econômico, confira a sua potência. Para os modelos que funcionam a 127V, a potência costuma variar entre 5400W e 6500W. Já para os modelos que funcionam a 220V, a potência costuma variar entre 6800W e 7800W.

Opte pelo sistema de aquecimento solar. O que acontece é que há captação de radiação solar e transformação em energia térmica. Assim, a economia na conta de luz pode chegar a 50%. O benefício não é apenas a conta de luz mais barata, mas também o uso de uma energia renovável, o que faz muito bem para o meio ambiente.

Ative o modo verão no chuveiro. O consumo pode cair a 30%.

Tome banhos mais curtos (de no máximo 8 minutos) e desligue o chuveiro na hora de se ensaboar. É verão? Por que usar água muito quente? Experimente os banhos gelados ou então mais mornos…

Tomar banhos gelados é um desafio? Nós vamos te dar alguns bons motivos para adquirir o hábito! Melhora a circulação sanguínea, os leucócitos são estimulados tornando você mais imune a doenças, seu cabelo e pele ficam mais bonitos, etc.

Uma dica legal é não entrar de uma vez no chuveiro frio. Comece molhando as mãos, os pés e aos poucos vai entrando com o corpo inteiro.

Televisão

O consumo energético de uma televisão representa de 5% a 15% do consumo total de uma residência. Tire ela do modo standby para economizar energia.

Quanto maior o aparelho, maior o consumo.

A melhor opção para uma TV que consome pouca energia é a TV LED. Além de mais econômica, este tipo de televisor é mais fino do que uma TV LCD ou Plasma.

 

TV LED

 

Muitas TVs possuem dispositivos como o de economia de energia. Ao acioná-lo a tela escurece, você pode controlar o brilho e o consumo reduz 30%.

Você é daqueles que curte adormecer no sofá vendo televisão? Ative o modo “soneca” em que você programa o aparelho para desligar em algumas horas ou minutos.

Agora um mito: você já ouviu falar que aumentar o volume da tv gasta mais energia? A verdade é que gasta, mas o impacto na conta de luz é ínfimo, ou seja, você não precisa se preocupar com isso.

Microondas

Uma coisa que força muito o microondas é descongelar alimentos usando ele. Portanto, deixe o alimento descongelado naturalmente no ambiente.

Procure sempre os botões que indicam cada tipo de alimento e o tempo necessário para cada um deles, pois assim você não gasta energia desnecessariamente. A tendência é que dessa maneira o alimento venha a ser mais saboroso pois não será “cozinhado” de mais nem de menos.

Computador

Você sabia que o monitor é o que mais gasta energia em um computador? Portanto, programe a tela do computador para apagar após 15 minutos sem utilizar o aparelho. Não é a mesma coisa que o descanso de tela, pois este também consome muita energia. Você também pode controlar a claridade da tela para mais escura. Caso a finalidade do seu computador não seja jogar games, você pode optar por uma placa de vídeo mais modesta.

Evite comprar um modelo novo só porque é mais moderno e atual. Você sabia que para fabricar um computador são gastos 1500 litros de água emitidos 1,3 toneladas de CO2? Se o seu computador estragar, conserte, não compre um novo. Mas se você realmente estiver decidido a comprar um novo, não jogue fora o antigo, dê para algum amigo ou parente ou doe para alguma instituição ou ONG.

Você já ouviu falar em processadores múltiplos? Os processadores convencionais possuem apenas um núcleo que é ativado para quaisquer tarefas desempenhadas pelo computador. Os processadores múltiplos, com dois núcleos ou mais, gastam menos energia, pois ativa-se um núcleo de cada vez. Ou seja, algumas tarefas não necessitam que o processador trabalhe por inteiro, podendo ser dividida em dois núcleos. Por exemplo: ao usar um jogo no computador, ativa-se um núcleo, já para ler os e-mails, ativa-se outro núcleo.

Atenção aos aparelhos periféricos como impressora, HD externo e caixa de som. No caso da impressora, caso não use ela todos os dias, o ideal é tirá-la da tomada. Uma impressora no modo standby consome por mês consome o equivalente a duas lâmpadas 60W acesas dois dias inteiros.

Máquina de lavar

Este aparelho pode representar 10% do consumo de energia de uma residência. A primeira dica é lavar muitas roupas de uma vez só ao invés de fazer várias lavagens com poucas roupas. Isso porque quando o motor da partida ele consome muita energia, e e se ele der partida várias vezes o consumo será maior.

Nem pouco sabão e nem muito: se colocar pouco corre o risco da roupa não ficar bem lavada e você ter que lavar novamente. Se colocar muito sabão você vai precisar de mais água e energia para compensar. E não se esqueça de comprar um sabão de qualidade!

Assim como a maioria dos outros eletrodomésticos, realizar manutenção com um especialista é sempre importante. Um dos sinais de que sua máquina de lavar está precisando de reparo é quando ela faz barulho demais e quando você percebe que o motor está sendo muito forçado.

Sua máquina possui a função “secadora”? O fato de secar mais rápido pode ser atraente mas o consumo de energia é alto, portanto deixe as roupas secando no varal!

Ferro

Uma boa ideia é passar muitas roupas de uma vez só ao invés de passar várias vezes menos roupas. A energia necessária para aquecer o ferro é muito alto, ainda mais se for em repetidas vezes. Algumas dicas são: nem sempre é necessário usar a temperatura mais alta, caso interrompa a tarefa de passar, é mais econômico desligar e ligar novamente do que deixar ligado o tempo todo e quanto maior a chapa, maior o consumo de energia, e talvez você não precise de chapa maior.

Lâmpadas

As lâmpadas representam 20% do consumo de energia de uma casa. Confira alguns dos modelos mais usados e suas características:

Incandescentes: durabilidade média de 1.000 horas, ou aproximadamente 6 meses. São as que mais consomem energia.

Fluorescentes: está aí uma boa opção para substituir as lâmpadas incandescentes. Apesar de serem mais caras, duram 8.000 horas e fazem com que a conta de luz fique 80% mais barata. Pelo fato de possuírem mercúrio em sua composição, é muito importante que o seu descarte seja feito de maneira correta.

LED: este é o modelo mais econômico! São 30% mais econômicas do que as fluorescentes e duram 25.000 horas, ou aproximadamente 14 anos. Nos últimos anos o preço tem se tornado mais acessível e outro benefício é que inclusive pode ser reciclada após o fim de sua vida útil. O motivo de serem mais eficientes é que com menos watts elas produzem a mesma quantidade de luz. Outro benefício é que as lâmpadas de LED não produzem calor e logo não esquentam o ambiente!

Videogame

Modelos novos como PS5 e XBox One consomem até três vezes mais energia do que os modelos antigos PS4 e XBox 360.

Apesar dos videogames mais recentes consumirem mais energia, alguns modelos, como o Playstation 4, é possível selecionar que o aparelho desligue automaticamente após um tempo inativo. Portanto, selecione sempre o menor tempo possível.

Um motivo que faz o videogame pesar na conta de luz é o fato da televisão também ser usada, o que soma mais Kw.

Carregador de celular

Evite deixar o carregador plugado na tomada sem estar carregando o celular. Confira sempre quando o carregamento estiver completo e tire da tomada.

Selo Procel de Economia de Energia

Na hora de comprar o eletrodoméstico, confira este selo. A letra A significa que o aparelho é bastante econômico e a letra E indica o contrário.

Agradecimento

Este texto foi feito com o suporte do engenheiro José Achino, diretor técnico da Zani Brazil Energias (www.zanienergias.com.br).

Referências

g1.globo.com/pernambuco/especial-publicitario/celpe/desligue-o-desperdicio/noticia/2016/06/sete-dicas-para-economizar-energia-no-uso-da-geladeira.html

blog.frigelar.com.br/6-dicas-para-diminuir-o-consumo-de-energia-da-sua-geladeira/

zoom.com.br/chuveiro-ducha/deumzoom/chuveiro-economico-melhores-modelos

solarprime.com.br/como-economizar-energia-no-chuveiro/

g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/especial-publicitario/agrometal/noticia/saiba-como-escolher-o-chuveiro-eletrico-certo-para-economizar-energia.ghtml

terra.com.br/gameon/quanto-seu-videogame-representa-na-conta-de-luz,74961e58c8e1ba933245b5c0bcc29cdcsa6aud9z.html

catracalivre.com.br/criatividade/7-dicas-para-voce-usar-o-micro-ondas-de-maneira-mais-eficiente/

techtudo.com.br/listas/2022/02/5-dicas-simples-que-vao-fazer-sua-smart-tv-gastar-menos-luz.ghtml

super.abril.com.br/coluna/oraculo/diminuir-o-volume-da-tv-economiza-energia/

mpgo.mp.br/portal/conteudo/dicas-para-economia-de-energia-ao-usar-o-computador

impressorajato.com.br/como-economizar-energia-com-seu-pc-e-perifericos

canaltech.com.br/desktop/descubra-quanta-energia-seu-pc-consome-e-como-reduzir-isso/

emporioluz.com.br/blog/dicas/confira-os-tipos-de-lampada-e-qual-utilizar-para-economizar-energia/

glight.com.br/blog/economizar-energia-utilizando-lampadas-de-led/

g1.globo.com/pernambuco/especial-publicitario/celpe/desligue-o-desperdicio/noticia/2016/05/escolha-lampada-correta-e-economize-na-conta-de-energia.html

gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-analisa-18-marcas-de-ferro-de-passar-roupa-e-vaporizadores

​​casapraticaqualita.com.br/noticia/como-economizar-energia-lavando-roupa-com-pequenas-mudancas-de-habito_a1128/1

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.