Pegada ecológica: o que é? Calcule a sua!

Para revertemos a atual crise ambiental enfrentada pelo planeta, é essencial que cada pessoa comece a fazer a sua parte. É importante ter consciência dos seus hábitos e como eles afetam o planeta.

Muitas pessoas nem imaginam que ao comprar um par de meias, por exemplo, você está gastando água (para irrigar uma plantação de algodão), energia (para as máquinas de costura) e poluindo o ar (queimando combustível para transporte).

Pegada ecológica é um indicador de como seus hábitos impactam a natureza. Por meio deste conceito, você pode calcular quantos planetas Terra são necessários para suportar o seu consumo de recursos.

Será que você está usufruindo dos recursos naturais com moderação? Será que o planeta consegue suportar o seu estilo de vida? Aonde você está errando?

Nesse texto, você verá mais exemplos de como os seus hábitos podem ser prejudiciais ao planeta e como você pode reverter essa situação. Ah, e no final você ainda fará um teste para medir a sua pegada ecológica!

Não se trata de deixar de usar os recursos do planeta e sim, usá-los de uma forma mais racional. Não queremos que você se meta em uma caverna ou que abandone completamente a vida nas cidades! O importante é usufruir dos recursos com consciência e moderação.

Que mundo você quer deixar para seus filhos e netos? Se você ainda não tinha parado pra pensar em porquê mudar seus hábitos, esta pergunta pode servir de motivação.

O importante é que ainda dá tempo de reduzir sua pegada e influenciar os que estão ao seu redor para fazerem o mesmo.

Aqui vão algumas dicas rápidas de como adaptar seus hábitos à capacidade que o planeta suporta:

Alimentação: evite o consumo de industrializados, assim você reduz a produção de embalagens. Prefira os alimentos orgânicos pois assim você reduz o uso de agrotóxicos.

Transporte: procure sempre transportes coletivos. Ou então organize caronas solidárias com colegas de trabalho.

Consumo: ao comprar itens como carvão, moveis de madeira, plantas e animais procure selos de certificado (como do IBAMA).

Moradia: se você mora com mais pessoas isto é um bom sinal, pois água e energia, por exemplo, são melhor aproveitados.

Estudos apontam que a atual pegada ecológica do planeta é negativa, mais precisamente, precisaríamos de 1,4 planetas terra para suportar nosso atual consumo de recursos. Essa situação fica ainda pior quando falamos de países industrializados. Se o mundo inteiro consumisse recursos da mesma maneira que os Estados Unidos e a Europa, seriam necessários 4 planetas.

Chegou a hora de você calcular a sua pegada ecológica! Clique aqui.

Matheus Chiabi
Autor:
Matheus Chiabi
Sobre:
Matheus Chiabi, 25 anos, formado em publicidade. Gosta de escrever, fotografia e seus hobbies são surf, futebol e cerveja.
Mais artigos de: Matheus Chiabi

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!