5
(1)

Quando o lixo orgânico não é descartado corretamente, acontecem diversos problemas ambientais, sociais e de saúde pública. Basicamente pode haver contaminação do solo, ar e água.

Um dos problemas mais graves é a emissão de gás metano no processo de decomposição da matéria orgânica. Esse gás é 25 vezes mais poluente do que o famoso gás carbônico e propicia o aquecimento global.

Além do impacto ambiental, o gás metano também representa um risco para a saúde e a segurança. Como é altamente inflamável, a acumulação de metano em aterros sanitários pode levar a explosões e incêndios, representando um perigo para os trabalhadores e a comunidade local.

Uma das soluções para o problema do gás metano é a produção de biogás por meio da decomposição da matéria orgânica que pode ser transformada em energia elétrica. O biogás pode ser capturado e convertido em eletricidade, calor ou biocombustível, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e promovendo a geração de energia limpa e renovável.

Além disso, o descarte de lixo orgânico em aterros gera a produção de chorume, um líquido altamente poluente que polui solos e cursos d’água.

O chorume é um líquido tóxico que é produzido quando os resíduos orgânicos se decompõem de forma inadequada em aterros sanitários. Ele é formado por uma combinação de água, matéria orgânica em decomposição, microrganismos e substâncias químicas liberadas pelos resíduos.

Essas substâncias podem ser prejudiciais para os seres vivos e representam um grande perigo à saúde pública se forem inaladas ou ingeridas pelas pessoas.

No caso dos aterros sanitários, é possível mitigar o problema do chorume por meio da adoção de técnicas como sistemas de captação, tratamento e disposição adequada do líquido.

A proliferação de pragas e doenças é outro sério problema do descarte inadequado de resíduos orgânicos. O acúmulo desses resíduos atrai uma diversidade de insetos, roedores, e outros animais, que são vetores de doenças e representam uma ameaça à vida humana. Alguns exemplos são moscas, mosquitos, ratos, camundongos e baratas e algumas doenças que são capazes de proliferar são diarréia, cólera e salmonela.

Outro problema associado ao acúmulo de resíduos orgânicos é o mau cheiro resultante da decomposição dos materiais. O odor desagradável proveniente da decomposição pode se espalhar pelo ambiente, causando desconforto para as pessoas que vivem nas proximidades. Isso pode afetar negativamente a qualidade de vida, o bem-estar e até mesmo a atratividade de áreas residenciais e comerciais.

​​Portanto, é fundamental promover a conscientização e a adoção de práticas adequadas de descarte de resíduos orgânicos. A separação correta, a compostagem doméstica ou comunitária e o estímulo ao uso de sistemas de coleta seletiva são medidas importantes para minimizar os problemas decorrentes do descarte inadequado do lixo orgânico.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.