0
(0)

As melhores coisas da vida são simples, e uma delas é estar em contato com a natureza.

Não é preciso de muito. Basta apenas alguns minutos em uma rua arborizada, por exemplo, para surtir efeitos no seu organismo e mente, como a paz interior.

O problema é que estamos sempre cheios de tarefas que sufocam nossa mente e estamos expostos a exacerbados tipos de informação (como notificações, publicidade e redes sociais).

Muitos médicos ao redor do mundo já estão prescrevendo doses diárias de natureza ao invés de medicamentos e neste texto você saberá o porquê.

Aumento da imunidade

Quando estamos expostos na natureza, em contato com o solo e rodeado por árvores, o organismo cria anticorpos, melhorando o sistema imunológico e nos deixando menos suscetíveis a contrair doenças.

Um estudo realizado em um hospital da Coréia do Sul, constatou que pacientes pós-cirúrgicos colocados em salas de recuperação rodeadas por plantas ornamentais apresentaram recuperação mais rápida do que pacientes em salas sem plantas.

Mais felicidade

Um estudo conduzido pela University of Deby and The Wildlife Trusts, no Reino Unido, constatou que pessoas que viveram 30 dias em contato com a natureza se declararam mais felizes e saudáveis.

Melhora a concentração e criatividade

Um estudo separou um grupo de pessoas para passar um tempo na natureza e outro grupo na cidade. O resultado apontou que quem passou mais tempo na natureza apresentou maiores níveis de concentração e criatividade.

Quem também ganha mais concentração são crianças que apresentam déficit de atenção. Crianças que passaram 20 minutos no parque apresentaram resultados positivos logo após.

Isso acontece porque na era tecnológica em que vivemos, estamos expostos a diversos tipos de informação. Na natureza não há tais distrações, e como consequência, ficamos mais focados.

Existem também estudos que mostram que estando em ambientes naturais a criatividade pode ser melhorada em 50%!

Combatendo depressão e hipertensão arterial

Um estudo publicado pela revista Nature em 2016 descobriu que 7% dos casos de depressão e 9% dos casos de hipertensão arterial podem ser prevenidos com visitas semanais a espaços com natureza por 30 minutos.

Redução de estresse

Antigamente o homem vivia em constate contato com a natureza. A maior parte do tempo não havia situações de estresse, a não ser quando por exemplo o homem se via diante de um predador como uma onça. Com o passar do tempo nossa rotina mudou e ficamos constantemente preocupados e estressados, assim como antigamente ficávamos diante da onça, porém a única diferença é que antigamente ficávamos no “modo preocupado” uma vez ou outra, mas atualmente durante grande parte do dia. Por isso quando estamos em contato com a natureza, durante um longo período de tempo, a tendência é que paramos de nos estressar.

Respirando ar puro

O contato com a natureza reduz as chances de contrair doenças respiratórias. O que acontece é que plantas e árvores limpam e umidificam o ar e inclusive removem o monóxido de carbono do ambiente.

Descanso mental

Sabe aquele cansaço que bate depois de um dia inteiro trabalhando e usando sua mente ao máximo? Uma das melhores formas de revitalizar a mente é vendo uma paisagem ou estando no meio de algum lugar com natureza.

Mais benefícios

– Regulação de batimentos cardíacos

– Regulação da pressão arterial

– Melhora o humor

– Melhora níveis de energia

– Aceleração de processos de recuperação de doenças

– Clareza mental

Dicas gerais: como compensar o trabalho em escritório?

Existem plantas que se dão bem em locais com pouca luz solar, como os escritórios. Portanto, uma dica simples é comprar plantinhas pequenas para por na sua mesa no trabalho. Essa medida é interessante tendo em vista que o trabalho muitas vezes gera estresse.

Exposição ao Sol

O sol é um excelente ativador de vitamina D. Apesar do nosso corpo captar vitamina D por meio de alimentos como ovos e peixe, o sol é responsável por 80% dessa substância no nosso organismo.

A falta de exposição à luz solar pode inclusive desencadear sintomas de depressão leves. Isto acontece muito em países com dias mais curtos, onde há menos exposição aos raios solares, e em regiões muito nubladas.

Portanto, procure tomar banho de sol durante 15 a 20 minutos por dia.

Banho de floresta

Shinrin-yoku é o nome de uma prática japonesa inventada há décadas que consiste em estar em ambientes de floresta para assim relaxar, reduzir o estresse e melhorar a saúde física e mental. No Japão é inclusive uma política pública!

Pode ser praticada em parques nacionais, florestas ou em áreas verdes próximas ou dentro das cidades. A única restrição é que você esteja em um lugar rodeado por verde.

Você pode caminhar sem pressa e sem rumo, sentar e observar. Sinta os aromas, as texturas das plantas, o barulho dos pássaros, tire o calçado e sinta o chão.

Existem centros especializados nessa prática. Eles oferecem rotas ou até mesmo o acompanhamento de um profissional, no caso um guia ou terapeuta, que auxilia a pessoa a aprender a contemplar o ambiente.

Benefícios para crianças

Brincadeiras ao ar livre podem estimular a experiência sensorial completa, uma vez que não estão diante de jogos com regras, por exemplo, e logo a criatividade e imaginação são estimuladas.

Outro benefício do contato com a natureza pelas crianças é o desenvolvimento da consciência ambiental. Estando diante da natureza fica mais fácil perceber sua importância e ser introduzido a cultura da sustentabilidade.

Horta em casa

O contato com a terra, o carinho e cuidado com os alimentos cultivados, todos estes proporcionam uma boa saúde mental.

Outros benefícios de ter uma horta em casa são: alimentos sem agrotóxicos, possibilidade de ensinar as crianças sobre a importância de uma boa alimentação, economia para o seu bolso (uma vez que alimentos orgânicos são caros nos supermercados) e por fim, você acaba decorando sua casa trazendo harmonia e frescor para o ambiente.

Você pode escolher as espécies que vai plantar baseadas na luminosidade e frequência de irrigação necessárias.

Atividades e exercícios na natureza

Banho de mar

A melhor maneira de lavar a alma! O balanço das ondulações proporcionam relaxamento por meio do efeito que tem nos músculos e articulações. E o cloreto de sódio presente na água gera fortalecimento imunológico.

Trilhas

Você é curioso e explorador? As trilhas em meio a natureza também trabalham de forma completa o seu corpo assim também como possuem grandes efeitos mentais. Nada melhor do que aproveitar uma paisagem no final do exercício para relaxar…

Fotografia

Acorde cedo e aproveite a luz do nascer do sol para tirar fotos mais bonitas! Se for tirar fotos de animais, procure informações a respeito de como cada espécie se comporta. Fotografar a natureza é algo inusitado, ou seja, você sai de casa pensando que vai fotografar X e quando chega no local você encontra algo totalmente diferente do que imaginava

Cachoeira

A água gelada faz com que o coração trabalhe com mais vigor para bombear sangue e consequentemente manter o nosso corpo aquecido. Assim, todas as partes do corpo recebem mais oxigênio, nutrientes e hormônios. Isso também acarreta fortalecimento imunológico.

Mergulho

Um dos principais benefícios está no desenvolvimento da musculatura sem causar impactos como outros esportes. Para a cabeça, é uma boa atividade para estimular o seu foco e concentração, uma vez que está diante de belezas naturais.

Que tal explorar as águas de Fernando de Noronha? Ou então ficar de cara com as embarcações naufragadas em Ilha Bela?

Stand Up Paddle (SUP)

Para quem não conhece, é um esporte que consiste em uma prancha maior do que uma prancha convencional de surf em que é possível ficar de pé nela e se movimentar por meio de um remo. Portanto é possível explorar mares, rios e lagos tendo apenas um pouco de equilíbrio. Para os mais avançados é possível até surfar ondas com o SUP.

Mountain Bike

Agora algo mais radical! Torne a sua bike a sua melhor amiga e saia para desbravar ambientes cercados de natureza, além de melhorar sua capacidade respiratória. Você vai pegando o jeito aos poucos e se aventurando em caminhos cada vez mais desafiadores. É viciante!

Yoga

Muito é sabido que a yoga proporciona saúde e bem estar. Além disso, é possível se conectar com a natureza ao praticar fora das quatro paredes. Você pode treinar no quintal, na praça, parque, e praia. Você acaba respirando ar puro, ouvindo o canto dos pássaros, e sentindo o Sol na pele. Dessa forma os efeitos são potencializados ainda mais!

Agradecimento

Este texto foi feito com o suporte de Carla Zorzanelli (@carla_terapiaflorestal) que é guia de Terapia Florestal e cofundadora da @ecouniversidade / www.ecouniversidade.com

www.terapiaflorestal.com

Referências

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/15/beneficios-do-contato-com-a-natureza-veja-como-inclui-los-no-dia-a-dia.htm

medley.com.br/blog/saude-mental/beneficios-contato-com-natureza

recantodossonhos.com.br/principais-beneficios-de-estar-em-contato-com-a-natureza/

veja.abril.com.br/agenda-verde/contato-com-a-natureza-traz-beneficios-para-a-saude-comprova-a-ciencia/

plenae.com/para-inspirar/5-beneficios-do-contato-com-a-natureza-para-sua-saude/

blog.serraimperial.com/importancia-de-estar-em-contato-com-natureza/

coralplaza.com.br/veja-5-beneficios-de-estar-em-constante-contato-com-a-natureza/

zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/beneficios-do-contato-com-a-natureza/
zatom.com.br/4-beneficios-que-o-contato-com-a-natureza-traz-para-nossa-saude-e-bem-estar/?cn-reloaded=1

primecursos.com.br/blog/beneficios-do-contato-com-a-natureza/

novosalunos.com.br/contato-com-a-natureza/

politize.com.br/doses-diarias-de-natureza/

hypeness.com.br/2017/03/o-que-e-o-banho-de-floresta-e-por-que-precisamos-incorpora-lo-na-nossa-rotina/

loteamentocavalinno.com.br/blog/2020/03/30/contato-com-a-natureza-pode-ajudar-saude-mental/

inyoga.com.br/yoga-ao-ar-livre

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.