Apesar de serem usadas como sinônimos, as palavras resíduo e rejeito possuem definições diferentes. Saiba mais sobre as diferenças entre eles!
Resíduos
Resíduos são todos os tipos de lixo gerado que podem ser reaproveitados ou reciclados. Podem ser embalagens ou cascas de alimentos e podem ser reinseridos na cadeia de produção. Os resíduos possuem valor econômico que pode ser aproveitado pelas indústrias, por cooperativas de catadores e outros componentes da cadeia produtiva.
A solução mais adequada para os resíduos são a coleta seletiva e a compostagem (lixo orgânico).
Os resíduos possuem diferentes classificações, ou seja, existem diversas subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem alumínio, papel, papelão e alguns tipos de plástico, entre outros. Quando estes materiais chegam às cooperativas eles são minuciosamente separados para que sejam destinados da melhor forma.
Podem ser encontrados nas formas sólida (resíduos sólidos), líquida (efluentes) e gasosa (gases e vapores).
Rejeitos
Rejeitos são os tipos de lixo que não podem ser reaproveitados e reciclados, restando apenas a destinação final adequada, que na maioria das vezes são os lixões e aterros. Um exemplo é o lixo de banheiro, o qual não possui opção de ser reciclado. Outros exemplos são fraldas, adesivos, fita crepe, absorventes, máscaras, etc.
Os rejeitos devem ser enviados aos aterros sanitários e é importante tomar cuidado para não incluir nessa categoria materiais que podem funcionar como contaminantes. Eletrônicos e pilhas, por exemplo, precisam ser levados a postos de descarte específicos para esse tipo de material, pois podem liberar poluentes e contaminar o solo e a água da região do aterro sanitário.
Os rejeitos são os únicos materiais que deveriam ir para os aterros, mas o que acontece na realidade é que resíduos que poderiam ser reciclados ou reaproveitados também acabam indo parar nos aterros. Por isso é importante saber a diferença entre os termos.
Mas o que fazer com os rejeitos gerados em casa? O ideal é substituir alguns materiais por outros que tenham menos impacto no meio ambiente. Por exemplo: esponjas descartáveis plásticas por esponjas naturais biodegradáveis; panos perfex por panos de algodão; máscaras de TNT descartáveis por máscaras laváveis reutilizáveis.
Referências
ecycle.com.br/residuo-e-rejeito/
reciclasampa.com.br/artigo/residuo-x-rejeito:-entenda-a-diferenca
vgresiduos.com.br/blog/blogdiferenca-entre-lixo-residuo-rejeito/
recicla.club/diferenca-lixo-residuo-rejeito/