1
(1)

A energia é uma necessidade humana. Como conseguir abastecimento sem causar danos ambientais é uma questão que vem sendo tratada nos últimos anos. Mas com o uso da tecnologia, recentemente têm surgido algumas opções, as chamadas energias verdes.

Estamos falando daqueles tipos de energia geradas a partir de matérias-primas naturais e renováveis. Alguns exemplos são água, vento, sol, e calor da Terra.

Dentre as principais energias verdes, pode-se destacar a energia solar, eólica, maremotriz, hidrelétrica, geotérmica e de biomassa.

Esses tipos de energia vem ganhando aceitação não apenas pelas indústrias e governo, mas também pela população.

O problema

Desde a revolução industrial, tem-se utilizado fontes de energia finitas e poluidoras, como gás natural, petróleo e carvão. Cientistas apontam que até o final do século as fontes de energia fósseis estarão esgotadas.

Por isso o uso de combustíveis verdes vem se tornando necessidade.

Outro ponto positivo das energias verdes é que são bem variadas e logo podem ser utilizadas em diferentes cenários.

Um detalhe importante é que a adoção de energias renováveis pode ser uma solução para conflito entre nações causado por interesse em petróleo, por exemplo. Assim as energias verdes possuem um papel sócio econômico, também pelo fato de gerarem emprego.

Energia solar

Uma vez que a luz solar é um dos recursos mais abundantes da Terra, a energia fotovoltaica é capaz de gerar energia elétrica sem gerar resíduos. Trata-se de um processo que transforma a luz solar em energia elétrica pelo deslocamento de elétrons nas superfícies das placas. Geralmente é usada para aquecimento de água e de interiores.

Este tipo de energia tem sido muito adotada por empresas e residências com o objetivo de reduzir a conta de luz, além de solidificarem uma matriz energética mais sustentável.

Alguns benefícios são a necessidade de pouca manutenção, é ideal para países como o Brasil que possui boa incidência solar ao longo de todo o ano e requer áreas pouco extensas para ser produzida.

No Brasil é um tipo de energia muito utilizado, até pelo fato do país ser rico em silício, material usado para a fabricação dos painéis solares.

Energia eólica

Trata-se da energia gerada pela ação dos ventos que movimentam as turbinas das torres eólicas. Como depende da ação dos ventos, as usinas eólicas devem ser instaladas em locais específicos. Outros pontos negativos são a poluição sonora e visual.

Em 2020 a energia eólica se tornou a segunda mais usada no Brasil. Os principais estados que mais produzem estão no nordeste. O nordeste corresponde a 85,6% de toda a energia eólica gerada no país, enquanto que na região sul representa 11,5%. No mundo, apenas 0,9% da energia vem das usinas eólicas.

Os parques eólicos são um conjunto de aerogeradores que trabalham juntos para gerar energia. Eles podem ser de dois tipos: onshore, que são os localizados em terra firme e o offshore, localizado no mar.

O benefício dos parques offshore é que no mar não existem barreiras e logo os ventos se tornam mais rápidos e mais constantes.

Os parques onshore são instalados próximo à costa, onde tem mais vento. Algumas vantagens são a instalação e manutenção mais baratas. Além disso, é mais perto dos centros de consumo, o que reduz perdas e custos na transmissão.

Energia maremotriz

Trata-se da energia gerada pelas marés que movimentam turbinas subaquáticas. O sistema é semelhante a uma hidrelétrica, pois há turbinas que são movimentadas tanto pelo aumento da maré, em que a água passa pela turbina, quanto pelo esvaziamento da maré, em que a água também passa de volta pela turbina. A instalação fica na beira do mar.

Uma das principais vantagens das usinas de energia maremotriz é que é possível prever o quanto a maré vai encher e esvaziar assim também como e quando isso irá acontecer. Assim, fica mais fácil prever o quanto de energia será gerada, além de como e quando.

A energia maremotriz é pouco explorada no mundo. Os principais mercados situam-se na América do Norte e Europa.

A energia das marés do Brasil é gerada nas regiões Norte e Nordeste do país, como no estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), que tem marés de até 7 metros e na Ilha de Macapá (AP), com marés de até 11 metros.

Apesar de ser mais cara, é muito eficiente.

Energia hidrelétrica

A geração de energia hidrelétrica ocorre por meio da movimentação de turbinas pela força da água represada em rios. É uma energia verde, pois a água é um recurso inesgotável e pode ser encontrada em abundância na natureza.

A água, cuja força motriz é utilizada para a geração de energia e que retorna para o rio, é muitas vezes utilizada para outras finalidades, como a irrigação, não sendo assim desperdiçada.

O índice de emissão de poluentes na atmosfera, como o gás carbônico (CO2), pelas usinas hidrelétricas é muito baixo, o que também entra como um dos prós da energia hidrelétrica frente a outras fontes, como a térmica e a nuclear.

É um dos tipos de energia mais comuns no Brasil. O principal requisito é que seja instalada em corpos hídricos com grande movimentação de água.

A energia hidrelétrica é a terceira mais usada no mundo, ficando atrás apenas do carvão e do gás natural.

O principal ponto negativo é que causam alagamentos que afetam a fauna, flora e a vida de outras pessoas.

Energia Geotérmica

É a geração de energia por meio do calor interno da Terra. Assim, a fonte de energia geotérmica é apenas o calor, um recurso infinito e que não é prejudicial ao meio ambiente.

Os benefícios desta energia renovável são diversos. Não queima combustíveis fósseis, evitando emissão de gases poluentes; não agride o solo; não depende de condições climáticas; não depende de matérias-primas específicas e não necessita de áreas extensas para implantar usinas.

Através de dutos especiais, uma grande quantidade de água é injetada no subsolo, a qual retorna, na forma de vapor, através desses mesmos tubos e então é direcionada a turbinas que, movimentadas por esta, geram eletricidade. O que acontece nesse caso é que o vapor de água ocorre em pressão tão elevada que emerge na superfície por meio de tubulações em alta velocidade e com força, o suficiente para girar turbinas e assim produzir energia elétrica.

As usinas geotérmicas geram mais empregos do que outras fontes de energia. São 34 empregos por megawatt instalado, em comparação com 19 da eólica e 12 da fotovoltaica.

Bioenergia

Trata-se da energia produzida a partir de biomassa, ou seja, resíduos orgânicos como a cana-de-açúcar. Outras fontes de matéria-prima para a bioenergia são madeira, milho e cereais, serragem e restos de comida.

Alguns dos benefícios são a redução do volume de lixo em aterros e a redução de emissão de gases poluentes.

Referências

portalsolar.com.br/energia-verde

ecycle.com.br/energia-verde/

blog.bluesol.com.br/energia-verde-guia-informativo/

bulbeenergia.com.br/energias-verdes-blog/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.