0
(0)

No Brasil 30% de todo o lixo gerado é de embalagens. Já parou para pensar no impacto que os presentes de Natal podem causar? Este é apenas um dos impactos das festas, e neste texto você verá diversos.

Sim, é possível manter nossas tradições natalinas e ao mesmo tempo adotar práticas sustentáveis!

Um beijo e um abraço apertado valem mais do que um presente físico. O espírito natalino é o que vale!

Organize um amigo oculto

Dessa maneira, é reduzido o número de presentes, o que faz bem para o meio ambiente.

Já pensou em um amigo oculto sem presentes convencionais? Ou seja, ao invés das pessoas trocarem objetos comprados elas podem dar para o amigo uma canção, uma poesia, um desenho, uma apresentação teatral, uma imitação, etc.

Nada de embalagens

Por que não dar o presente sem embalagens? Bom, se você não quer estragar a surpresa na hora de um amigo oculto, utilize folhas de revista e tecidos para a embalagem. Mas se mesmo assim você quiser uma embalagem nova, pense em uma forma de reutilizá-la ou destiná-la para a reciclagem após o uso. As embalagens de papel são mais fáceis de reciclar…

Presentes baratos com grandes significados

Um simples chocolate em forma de coração, uma bela flor, um porta retrato ou então um objeto que faça a pessoa sorrir podem ser mais legais do que uma peça de roupa cara.

O que vale é o significado e a criatividade! Que tal além de escrever o “de/para” escrever também “porquê”?

Além disso, muitas pessoas compram presentes caros com o décimo terceiro, mas se esquecem das despesas do início do ano como IPVA e materiais escolares.

Presentes ecológicos

– Capinha de celular feita de bambu: além de ser de bambu é de material certificado. Você pode personalizar sua capinha e a loja entrega para todo o mundo. www.grovemade.com

– Banco Imobiliário Sustentável: no jogo o dinheiro foi substituído por créditos de carbono. O jogador pode se tornar proprietário de companhias de reciclagem energética, reflorestamento, agricultura orgânica e reciclagem mecânica. Você pode comprar no Walmart por R$84,00.

– Bicicleta Dobrável Caloi Urbe: pelo fato de ser dobrável ela é bem prática e pode ser carregada para todos os lugares.

– Edredom Sustentável: são feitos 50% de algodão puro e 50% de fios reciclados de garrafas PET. Compre em store.greenvana.com

– Assinatura do Ciclo Orgânico: nós somos uma empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Você pode presentear uma pessoa com uma assinatura em que ela recebe um baldinho para separar seus resíduos orgânicos e nós passamos periodicamente de triciclo em sua residência para coletar. O material é transformado em adubo e devolvido dessa forma para o participante no final do mês. Confira nossos planos!

– Copo retrátil: é só amassar que ele fica compacto e cabe dentro da sua bolsa ou mochila. Você também pode comprar o cordãozinho e usar ele pendurado no pescoço. Assim você se mantém hidratado sem ter que aceitar os malditos copinhos de plástico. Onde comprar? www.menos1lixo.com.br

Para não gerar lixo, presenteie com experiências, e não objetos. Por exemplo, presenteie alguém com um curso, uma viagem, um dia no spa.

Ganhou presentes que você já tem?

Se por acaso você ganhar um casaco e já tem muitos, doe os que menos gosta. Não fique com excesso de produtos iguais no guarda roupas.

Cuidado com as crianças

São elas as que mais ganham presentes e é necessário tomar cuidado para não adquirirem a cultura do consumo excessivo.

Portanto, envolva as crianças com outras atividades no natal que não envolvam consumo, como por exemplo, participarem da decoração do ambiente (como objetos reciclados e sustentáveis), ajudarem a fazer bolo natalino, e reunir a família para brincadeiras e conversas.

Para ir contra o consumismo infantil, você também pode ensinar as crianças a respeito de como os brinquedos são produzidos, o que acontece se não forem descartados corretamente e quais são os impactos ambientais.

Decorações ecológicas

Você sabia que existe pisca pisca movido a energia solar? Você pode encontrar no Walmart e Extra por preços razoáveis. Isso mesmo, você não precisa gastar energia da sua casa e nem ficar ligando e desligando toda hora. Ela é recarregada a partir da claridade e dura 12 horas.

Outra ideia legal é o porta velas feito de garrafas de vinho vazias. Você pode inclusive enfeitar a garrafa com laços e adesivos.

Quer economizar e ter uma alternativa às árvores de natal? Por que não decorar plantas que você já tem, ou então, optar por plantas naturais já que são mais baratas do que alguns pinheiros artificiais. Olha só que legal!

Sobre a ceia

Opte por alimentos e bebidas nacionais aos importados. As nozes que costumamos consumir vem da Califórnia, além da avelã vir da Espanha. O problema é que estes alimentos viajam milhares de quilômetros poluindo o ar. Isto também vale para os vinhos!

Opte pelos alimentos orgânicos e toda a família fica livre de agrotóxicos.

E por que não uma ceia vegetariana? Existem várias receitas que combinam com o natal. Você também pode substituir a carne bovina por peixe e frango uma vez que a pecuária é um dos maiores responsáveis pelo desmatamento no Brasil.

Você também pode implementar ideias para reduzir o desperdício de alimentos. Uma delas é fazer diversos pratos diferentes, pois todos vão querer pegar um pouquinho de cada para experimentar todas as opções. Sobrou alimentos mesmo assim? Compostagem! Que tal além de presentear um parente ou amigo com uma assinatura do Ciclo Orgânico você mesmo assinar também?

Referências

terra.com.br/noticias/dino/consumo-consciente-e-a-chave-para-um-natal-sustentavel,951bc293872f28b09d58820087057214ack3cjtc.html

infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/vida-sustentavel/como-tornar-seu-natal-sustentavel/

sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/consumo-consciente-e-a-chave-para-um-natal-sustentavel.htm

akatu.org.br/23-ideias-para-preparar-um-natal-sustentavel/

​​pensamentoverde.com.br/dicas/como-ter-um-natal-sustentavel/

papelsemente.com.br/blog/%E2%80%8Bdecoracao-de-natal-sustentavel/

simplyflow.pt/10-dicas-para-um-natal-mais-sustentavel/

brasilia.impacthub.net/10-dicas-para-voce-ter-um-natal-mais-sustentavel/

gestaoescolar.org.br/conteudo/1188/faca-um-amigo-oculto-com-menos-consumo-sem-ser-ecochato

familia.com.br/10-presentes-que-trazem-o-significado-do-natal/

exame.com/casual/19-presentes-ecologicos-para-o-natal-e-amigo-secreto/

criancaeconsumo.org.br/noticias/dicas-diminuir-consumismo-infantil-natal/

lefruitcosmetics.com/blogs/news/ceia-de-natal-sustentavel

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.