0
(0)

Usando amostras de terra da lua obtidas nas missões Apollo entre 1969 e 1972, pesquisadores conseguiram fazer vegetais crescerem neste meio. Para a surpresa dos pesquisadores, as sementes brotaram depois de dois dias.

A experiência foi feita com sementes de uma erva daninha chamada Arabidopsis Thaliana, uma espécie da mesma família do brócolis, couve, nabos e couve-flor, em 12 recipientes do tamanho de um dedal, cada um com uma grama de solo lunar.

As mesmas plantas foram plantadas em solos terrestres, e o que foi descoberto é que as plantas que brotaram no solo lunar ficaram menores e cresceram mais devagar do que as plantadas em solos terrestres.

“Acho incrível que, mesmo nessas condições, a planta cresceu. Ela estava estressada, mas não morreu. A planta não deixa de crescer. Ela se adapta.”, disse um dos autores do estudo, Robert Ferl.

Outros pesquisadores também ficaram contentes pelo fato dos solos lunares não terem interrompido os hormônios das plantas nem os sinais envolvidos na germinação.

A ideia do teste é testar se é possível cultivar alimentos na Lua, tendo em vista que há planos para novas visitas lunares pelos humanos. Alguns planos são de estadia mais prolongada, e a ideia é consumir alimentos plantados na própria superfície lunar, por isso a importância do estudo.

O solo da Lua é muito diferente do da Terra, por isso os cientistas ficaram curiosos em testar a ideia. Embora a terra encontrada na Lua tenha elementos semelhantes, como ferro e magnésio, faltam diversos minerais. Além disso, a textura é mais áspera.

Outro objetivo do estudo é entender sobre o crescimento das plantas para gerar inovações agrícolas para fazer as plantas superarem condições estressantes em áreas de escassez de alimentos aqui na Terra.

“Quando os humanos se movem como civilizações para ficar em algum lugar, sempre levamos nossa agricultura conosco”, disse o cientista Ferl. “A ideia de trazer o solo lunar para uma estufa lunar é o material dos sonhos de exploração.”

Referências

ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2022-05-13/cientistas-cultivam-planta-em-solo-lunar-pela-primeira-vez-na-historia.html

bbc.com/portuguese/internacional-61442592

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.