5
(2)

Não pense que para fazer um com café basta esquentar a água, por o café no filtro e despejar a água. Cada etapa requer um cuidado específico.

1. Escolhendo o tipo de grão

Uma boa xícara de café começa já na escolha do pó: o sabor varia em função do tipo de grão (robusta ou arábica), da torra (clara, média ou escura), da espessura da moagem e até mesmo da região onde ele é cultivado.

Se você vai usar o coador tradicional, opte por grãos não muito finos nem muito grossos. Vai usar a prensa francesa? O pó pode ser mais grosso.

2. Qualidade da água

Nada de usar água da torneira! Use sempre água filtrada ou mineral. O motivo é que a água da torneira possui muito cloro, o que pode afetar o sabor do café.

3. Molhe o filtro de papel

Antes de adicionar o pó do café, passe uma água quente no filtro para tirar o sabor do papel.

Esse passo pouco conhecido serve para eliminar aromas indesejados, remover resíduos de sabor do papel ou tecido e aquecer o filtro. A água coada nesse primeiro momento deve ser desprezada, e só então o pó de café pode ser colocado no filtro.

Opte pelo filtro de papel pois retém mais substâncias

4. Temperatura da água

Se a água estiver muito quente, o café pode ficar muito amargo. O ideal é que no preparo da água ela não chegue a ferver, mas sim levantar fervura e quando começam a surgir as primeiras bolhinhas. A temperatura ideal é 90 graus. Se você deixar passar do ponto, basta esperar esfriar um pouquinho.

Na hora de adicionar a água ao café, faça isso em movimentos circulares e bem aos poucos. Ao colocar a água de uma vez, corre-se o risco do café ficar mais fraco. Não mexa com a colher; senão a água passa rapidamente e o resultado não será um bom café e, sim um “chafé”.

5. Proporção Água X Café

Nossa dica é usar 180 ml de água (mais ou menos um copo e meio daquele “lagoinha”) para 20 g de café moído (dois dedos nesse mesmo tipo de copo).

Um erro muito comum é achar que ao colocar mais pó de café ele irá ficar mais forte. O que determina o sabor mais intenso da bebida são os tipos de grãos e torras utilizados.

6. Moa os grãos na hora do preparo

Se você optar por usar café em grãos para o preparo, uma dica valiosa é fazer a moagem logo antes de preparar a bebida. Isso deixa os grãos mais fresquinhos e, consequentemente, o aroma e o sabor ficam mais intensos.

7. Tente não acrescentar açúcar

Ao adoçar a bebida, você mascara características naturais dela, como corpo, aroma e acidez.

Entretanto, se você gosta de um café doce, não pense em colocar o açúcar na água. Segundo especialistas em entrevistas prévias ao Receitas, isso muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café.

8. Passe o café no momento em que for tomá-lo

Após 20 minutos no bule ou em uma hora na garrafa térmica, o café oxida. Isso faz com que a bebida perca algumas características sensoriais. Caso precise colocar o café na garrafa térmica, a tática é escaldar o recipiente antes. Derrame água fervente no interior dele e depois o esvazie na pia. Dessa forma, quando você despejar o café, ele ficará quente por mais tempo.

9. Deixando o paladar pronto

Antes de tomar o café, tome uma xícara de água gaseificada, para assim limpar o paladar e aproveitar melhor o sabor da bebida.

10. Combinando com outros ingredientes

Você pode deixar seu café mais saboroso combinando com outros ingredientes, como canela e cravo da índia. Adicione esses itens quando o café estiver pronto. Outras dicas interessantes são adicionar chantilly e chocolate.

11. Não guarde o café na geladeira

Não guarde o café na geladeira. A mudança de temperatura e o aroma de outros alimentos que ficam na geladeira afetam o sabor do café.

12. Aonde beber?

Beba o café, de preferência, em xícaras de porcelana. O sabor fica destacado e a temperatura constante.

De preferência, também separe uma garrafa exclusiva para colocar só café. Assim, o sabor e odor da bebida não se misturam com outros. Ainda assim, é importante lavar muito bem a sua garrafa térmica. O café novo não deve se misturar com o café velho.

13. Validade do café pronto

Mesmo dentro da garrafa térmica, o café quentinho e com o gosto original dura 1 hora. Depois disso, ele começa a ficar um pouco amargo.
Por este motivo, é ideal fazer café aos pouquinhos, na quantidade exata que for tomar. Até porque, se a bebida esfriar, requentar o café não é uma boa ideia.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/dicas-simples-para-deixar-o-seu-cafe-mais-saboroso,58f16f0decba3d097eecb3c6572f10cbj31kutu3.html

territoriosgastronomicos.uai.com.br/2021/10/05/3-dicas-para-deixar-o-cafe-mais-gostoso/

gazetadopovo.com.br/bomgourmet/receitas-pratos/10-dicas-para-fazer-cafe-coado-perfeito/

cafecafuso.com.br/como-fazer-o-cafe-perfeito-medida-certa/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.