0
(0)

É muito comum irmos ao mercado e encontrarmos prateleiras isoladas e dedicadas somente aos produtos orgânicos.

No entanto, ainda assim existem diversos mitos e verdades que rondam o assunto e que, nem sempre, sabemos diferenciar qual é mito e qual é verdade.

1. Horta orgânica dá mais trabalho

Mito. É preciso buscar outras formas de proteger os vegetais, legumes e frutas das pragas sem que envolvam inseticidas químicos.

Geralmente são utilizados o rodízio de culturas e diversificação de espécies entre e dentro das plantações. Plantar outras espécies em volta também auxilia, já que formam uma barreira natural e protegem contra pragas.

2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Verdade. O plantio não orgânico empobrece o solo, logo gera alimentos menos saudáveis do que os orgânicos.

3. Frutas e legumes fora de época podem ser orgânicos

Mito. Os alimentos orgânicos são cultivados em sua época. Se um alimento foi cultivado fora da sua época, é sinal de que foram usados produtos químicos.

4. Orgânicos são sempre mais feios

Mito. Apesar de serem mais naturais, possuem características normais de cada espécie.

5. Integral é o mesmo que orgânico

Mito. O arroz integral, por exemplo, é cultivado em plantações convencionais, com o uso de agrotóxicos. Ser integral significa que o alimento mantém todos os seus integrantes nutricionais básicos, com menor processamento e refinamento.

6. Alimentos cultivados sem agrotóxicos são sempre orgânicos

Mito. Para uma plantação receber o selo orgânico deve respeitar aspectos ambientais (como uso de água de qualidade, por exemplo) aspectos humanos (sem mão de obra infantil e escrava) e qualidade de vida dos animais.

7. A conversão de uma propriedade convencional para uma orgânica pode levar até 4 anos

Verdade. O período de conversão é o mais difícil para os agricultores que querem migrar para a produção orgânica. Isso acontece porque o solo fica contaminado: depois de um tempo com o cultivo convencional, a planta não responde sem o apoio dos agroquímicos, porque o solo e o meio ambiente estão prejudicados, dificultando a nutrição e a defesa natural da planta. É como se o solo estivesse com a imunidade baixa, incapaz de se defender sozinho.

8. Orgânicos são menores e mais caros

Mito. As frutas e vegetais orgânicos possuem tamanho normal. Os produtos convencionais é que são diferentes, em geral são maiores e mais coloridos devido aos fertilizantes. Em relação ao preço, os orgânicos são mais caros sim, porém podemos ver isso sob um olhar diferente.

Em relação ao preço, costumam ser mais caros sim.

A produção e o desenvolvimento de produtos orgânicos, ocorrem de maneira natural, sem o auxílio de produtos contra pragas e que aceleram o seu crescimento neste processo. Assim, o tempo de cultivo desses alimentos, tendem a ser superior e suas safras, produzidas em menor escala.

O preço dos alimentos convencionais não reflete seu custo real, pois não é considerado o gasto que o poder público terá para despoluir as águas contaminadas por agrotóxicos, a queda da fertilidade dos solos e a perda da biodiversidade (fauna e flora). Além disso, não se consideram os gastos com a saúde da população relacionados ao tratamento posterior de doenças crônicas associadas ao consumo de alimentos com agrotóxicos.

9. A embalagem dos produtos orgânicos deve ser orgânica

Apesar de ser algo desejável, não é obrigado por lei. Porém, recentemente tem surgido muitas iniciativas de , por exemplo, embalagens de fécula de mandioca e amido de milho.

10. Os orgânicos são mais saborosos

Talvez. Um estudo feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), mostrou diferenças, ainda que sutis, no teor de açúcar, na cor e na textura de morangos orgânicos em relação aos de agricultura convencional. Analisados em laboratório, os primeiros se mostraram mais doces, coloridos e firmes, além de preservar a aparência fresca por mais tempo.

Segundo uma nutricionista, o sabor dos alimentos está ligado a época do plantio, e não tem haver com o uso ou não de agrotóxicos.

11. Ao consumir produtos orgânicos você ajuda o meio ambiente

Verdade. A grande maioria não é produzida como monocultura, e grande parte dos agricultores orgânicos são da agroecologia e da agrofloresta. São alimentos que respeitam a sazonalidade e o solo. Tudo isso protege e regenera o meio ambiente, estimula a criação de nascentes de água e resgata a biodiversidade.

O orgânico evita a contaminação do solo e do lençol freático, reduz a alteração da biodiversidade e a morte de animais próximos por conta do uso de agrotóxicos. Em regiões onde se usam agrotóxicos, existem trabalhos mapeando a extinção de insetos como borboletas.

12. Orgânicos são melhores para perder peso

Mito. O emagrecimento depende de uma dieta balanceada aliada a exercícios físicos. Alimentos orgânicos podem fazer parte desse plano alimentar, sendo mais nutritivos e menos agressivos à saúde, mas não há nenhuma relação com a perda de peso. As calorias de uma hortaliça orgânica e de uma convencional são equivalentes.

13. Orgânicos podem ser consumidos crus

Verdade. Uma vez que não necessitam ser cozidos para eliminar químicos e impurezas, podem ser consumidos crus e inclusive com a casca. Ainda assim é importante higienizar antes de consumir.

14. Alimentação orgânica previne cânceres

Mito. Não tem relação com o fato de serem orgânicos ou não. Porém, para prevenir cânceres é importante consumir frutas e verduras e evitar açúcar e carne vermelha.

15. Alimentos orgânicos precisam ser lavados

Verdade. Apesar de não possuírem agentes químicos e agrotóxicos, ainda assim permanecem expostos a microrganismos e as sujeiras do ambiente.

16. Aumentam o risco de intoxicação alimentar

Mito. Não é por estar exposto a intempéries e eventuais pragas que vá causar essa intoxicação, uma vez que você não vai se alimentar de algo estragado. Além disso, os orgânicos são in natura, sem adição química, nem nada.

17. Dá para saber quando um alimento é orgânico ou transgênico

Verdade. A Lei 10.831/2003 estabelece que os alimentos orgânicos tenham certificações autorizadas. Já os transgênicos recebem um triângulo amarelo com a letra “T” nas embalagens, pois todos os cidadãos precisam saber que trata-se de um produto modificado geneticamente.

18. Esse tipo de alimentação é só para ricos

Mito. Se você não tem condição de comprar os orgânicos vendidos em supermercados, pode encontrar preços baixos no final da feira, pode cultivar seus próprios orgânicos (existem programas que oferecem sementes gratuitamente) além de poder fazer parte de hortas comunitárias.

19. Existem alimentos a serem priorizados na busca por orgânicos

Verdade. O cultivo convencional dos alimentos mais vulneráveis a pragas – tomate, morango e alface, principalmente – costuma exagerar nas doses de agrotóxicos, para garantir que as safras serão vigorosas e trarão lucro para a empresa. Procurar pela versão orgânica destes alimentos é sempre a melhor opção.

VOCÊ É NOVO POR AQUI?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

2marias.com.br/blog/confira-mitos-e-verdades-sobre-os-alimentos-organicos

institucional.clubeorganico.com/wiki/organicos-mitos-e-verdades

super.abril.com.br/especiais/comida-de-verdade-por-que-comprar-organicos/

news.ifood.com.br/mitos-e-verdades-sobre-alimentos-organicos/

acasaencantada.com.br/vida/mitos-e-verdades-sobre-os-produtos-organicos/

cestaorganica.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-alimentacao-organica/

agenciaesther.com.br/alimentos-organicos/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.