5
(1)

Por ser um movimento relativamente novo, o veganismo ainda possui várias dúvidas, mitos e crenças que cercam este estilo de vida vegano. Se você está pensando em adotar esse estilo de vida, este texto pretende te informar para que a sua transição seja a melhor possível.

Veganismo custa caro

Provavelmente você já ouviu isso de algumas pessoas. Mas você já foi à feira do seu bairro? A maioria dos alimentos custam mais barato do que as carnes no açougue ou alimentos ultraprocessados. Frutas e verduras costumam ser baratos, principalmente se forem da época. Existem diversos tipos de legumes e vegetais que podem ser preparados das mais diversas maneiras. Tudo é uma questão de conhecer e explorar este universo!

Além disso, existem cada vez mais opções voltadas para o público vegano em lojas e mercados, o que facilita bastante na hora da procura!

Geralmente, o veganismo se torna caro quando uma pessoa consome muitos produtos elaborados ou industrializados. Por exemplo, o iogurte de coco e o queijo de castanhas podem ter preços bem altos em lojas e supermercados.

Veganismo emagrece

É claro que na medida do possível, uma dieta vegana baseada em alimentos de origem vegetal é mais saudável do que outros hábitos, mas você também precisa de exercícios físicos para emagrecer. Além disso, uma dieta vegana pode ser rica em carboidratos, gorduras e alimentos industrializados.

Veganos não consomem proteínas

Existem muitas proteínas de origem vegetal em alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico e brócolis, por exemplo.

Veganismo é 100% saudável

No mercado é possível encontrar doces, salgados e outras comidas um tanto quanto calóricas, que não são feitas com bases de ingredientes de origem animal. Ou seja, os veganos também comem alimentos processados e ricos em açúcar, o que não significa que são saudáveis só por serem veganos.

A dieta vegana não previne diversas doenças crônicas

Inúmeros estudos científicos comprovam os benefícios da alimentação sem produtos de origem animal, minimamente processada e abundante em alimentos vegetais íntegros.

Esses estudos mostram que a dieta vegana tem relação direta com a redução drástica de doenças cardiovasculares, a perda de peso, a redução dos índices de colesterol e dos níveis de diabetes, além da hipertensão arterial e até alguns tipos de câncer, já que 35% dos cânceres estão relacionados à dieta, principalmente ao consumo diário de gorduras animais.

Ser vegano é difícil

É claro que como qualquer outra nova escolha que fazemos em nossas vidas, é natural que possamos demorar algum tempo até nos ajustarmos e sentirmos completamente confortáveis em sermos veganos. Esse pode ser um processo enriquecedor e divertido, e é possível cometermos erros nesta jornada.

A necessidade de suplementação é exclusivo dos veganos

Infelizmente, os nossos atuais sistemas de produção alimentar altamente industrializados, fazem com que seja cada vez mais difícil conseguirmos satisfazer completamente as nossas necessidades nutricionais através da alimentação – quer sejamos veganos, vegetarianos ou omnívoros.

No caso dos veganos, realmente existe uma carência em vitamina B12, pois não pode ser encontrada em vegetais. Assim sendo é necessária a suplementação. Mas isto não torna o veganismo menos adequado, pois afinal, não existe nenhuma dieta capaz de suprir todas as nossas necessidades nutricionais.

Você não pode ser atleta e vegano ao mesmo tempo

Muitas pessoas acreditam que se não comermos carne, nosso desempenho esportivo será afetado. Porém, na realidade, muitos são os atletas que decidiram se tornar veganos e que consideram o impacto em seus desempenhos esportivos muito positivo.

Exemplos de atletas veganos: as irmãs tenistas Serena e Venus Williams, o vencedor de dez medalhas de ouro olímpicas Carl Lewis e o campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Uma dieta vegana é chata e cheia de restrições

É comum as pessoas pensarem que não podem ter vida social ao serem veganas, uma vez que não podem participar de refeições em famílias ou entre amigos. Porém, a dieta vegana pode ser rica, saborosa e variada, não faltando opções para os encontros. Basta um pouco de motivação e curiosidade para um vegano se tornar um verdadeiro chef e oferecer diversos pratos de qualidade aos seus amigos e parentes.

A dieta vegana não possui os nutrientes necessários

A dieta vegana reúne alimentos cheios de fibras, vitaminas, minerais e proteínas, como grãos, feijões, frutas, legumes e castanhas.

No mercado, há uma grande variedade de vegetais que funcionam como fonte de proteína e não têm nem o colesterol nem a gordura saturada presentes nos produtos animais.

Dieta vegana faz o cabelo cair

Quando pensamos na construção do fio de cabelo, dois aminoácidos essenciais são mais relevantes: a metionina e a lisina. Por isso, a dieta vegana precisa contar com alimentos fontes desses aminoácidos, como feijão, lentilha, brotos, soja, grão-de-bico, quinoa, amêndoa, nozes e castanha-do-pará.

A tradicional combinação brasileira de feijão com arroz é eficiente porque garante os dois: o arroz é rico em metionina e deficiente em lisina, enquanto o feijão é rico em lisina e deficiente em metionina.

Cosméticos veganos são piores

Os benefícios dos cosméticos veganos são os mesmos que os tradicionais. Eles ajudam a hidratar, retardar sinais de envelhecimento e fazer tudo aquilo que os convencionais fazem, mas sem utilizar produtos de origem animal.

Veganos têm deficiência de cálcio por não consumirem leite

O cálcio não é só encontrado em leite e derivados, mas também em hortaliças verde-escuras (espinafre, brócolis, agrião, couve) e sementes, principalmente o gergelim, que é uma das principais fontes de cálcio.

Veganos só comem salada

Os veganos comem o que quiserem, desde que não seja de origem animal. Comem massa, fritura, bolo, torta, donuts, bolinho de chuva, bolacha, pastel, tomam cerveja, bebidas gaseificadas, qualquer coisa. Existem inclusive veganos que nem salada gostam!

É difícil ganhar massa muscular sendo vegano

O ganho de massa muscular depende de exercícios de força alinhados a uma alimentação balanceada com boas fontes de proteínas, e já vimos que uma alimentação vegana fornece quantidades suficientes de proteínas.

Veganos não comem em restaurantes

Em primeiro lugar, tem crescido muito o número de restaurantes veganos. E mesmo aqueles que não são, boa parte possuem opções veganas em seu cardápio.

Somente adultos podem ser veganos

Existem crianças que já são criadas dessa forma, sem ingerir alimentos de origem animal e que podem ser perfeitamente saudáveis se bem acompanhadas para evitar desequilíbrios nutricionais. Pelo fato de ser uma dieta restritiva, é necessário o acompanhamento profissional.

Veganos não ficam doentes

Os veganos não possuem qualquer tipo de imunização contra doenças. Porém, sabe-se que os veganos tendem a contrair menos doenças, como as cardiovasculares, por exemplo.

Veganismo te deixa mais fraco

Muito pelo contrário, uma dieta vegana bem assistida e equilibrada pode fornecer muita energia!

Veganos não conseguem matar a fome

Muitos alimentos de origem vegetal geram saciedade. Uma dica é optar por alimentos ricos em fibras com frutas, verduras e leguminosas.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

natuterradrinks.com/5-mitos-sobre-o-veganismo/

ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/6-mitos-e-verdades-sobre-o-veganismo/

avp.org.pt/7-mitos-sobre-veganismo/

vidaveg.com.br/5-mitos-veganos-para-voce-desmistificar-hoje-mesmo/

doutorjairo.uol.com.br/leia/12-mitos-e-verdades-sobre-veganismo-esclarecidos-por-especialistas/

blog.mundoverde.com.br/alimentacao/mitos-e-verdades-sobre-o-veganismo/

terra.com.br/comunidade/visao-do-corre/rango-esperto/veja-5-mitos-sobre-veganismo-e-saiba-mais-sobre-o-movimento,6c2a63c4dd093933c6f73ccc67f746e6a7ygjjl4.html

eusemfronteiras.com.br/mitos-e-verdades-sobre-o-veganismo/

seremmovimento.com.br/desvendando-mitos-e-verdades-sobre-veganismo/

vidaverde.co/os-mitos-sobre-o-veganismo-mais-comuns-e-falsos/

naturalmentebonita.bioextratus.com.br/5-mitos-sobre-o-veganismo-e-vegetarianismo/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.