0
(0)

A alimentação no verão requer alguns cuidados. Pode ser difícil resistir a tentação de drinks e sorvetes. Além disso, os dias mais quentes acabam sendo ocasiões em que há desidratação, má digestão e acne.

Neste texto você verá como ter uma alimentação saudável no verão sem abrir mão dos prazeres.

O que comer?

Opte por alimentos leves e de fácil digestão. Frutas com alto teor de água como laranja, melancia e abacaxi são muito bem vindos. Para variar o cardápio você pode fazer sucos ou então saladas de frutas.

Em relação aos alimentos salgados, faça saladas com verduras e legumes. Para completar adicione uma proteína como frango ou tofu.

Sobre as frutas

Muitas possuem betacaroteno e vitamina C, duas substâncias que combatem danos causados pela exposição excessiva ao sol.

Sobre as folhas

As folhas apresentam uma grande quantidade de água na sua composição, além de serem baixas em calorias e de fácil digestão. Assim, elas te deixarão mais leve e ainda ajudarão na capacidade de reduzir o líquido do corpo e fazer desinchar. Um bom exemplo é a alface que é constituída por 96% de água.

Diminua o tamanho das porções e coma mais devagar

Nas altas temperaturas o sistema digestivo trabalha mais lentamente. Por isso é importante se alimentar com pequenas porções além de mastigar e comer lentamente. Preencha boa parte do prato com vegetais.

Reduza o consumo de sal e açúcar

O calor faz com que o corpo retenha líquidos, deixando o corpo mais inchado. O problema pode se agravar com o consumo de industrializados ricos em açúcar e sal. Portanto, dê preferência a alimentos saudáveis como frutas, verduras e hortaliças.

Cuidado com o álcool

O consumo excessivo de álcool pode levar à desidratação, ao ressecamento da pele e comprometer o funcionamento dos rins. Isso não significa que você não possa beber no verão, mas sim de forma moderada e intercalando copos de água entre um drink e outro.

Hidrate-se

Tente beber pelo menos 2 litros de água por dia. Fique longe de refrigerantes e sucos industrializados, pois assim como o álcool desidrata o corpo. Boas dicas também são a água de coco e isotônicos, pois repõem os sais minerais perdidos na transpiração. Estas são indicadas também para quem pratica atividades físicas no verão.

O consumo de água ajuda a regular a temperatura corporal.

Não beba apenas quando estiver com sede, pois este já é um sinal de desidratação.

Conservando alimentos

Devido ao calor, alimentos conservados em temperatura ambiente precisam de atenção redobrada, pois as chances de contaminação e proliferação de bactérias é maior.

Peixes e carnes devem permanecer refrigerados a menos 4 graus.

Já as frutas e verduras devem ser bem analisadas antes de comprar pois podem estragar devido ao alto calor e a exposição em mercados e feiras.

Frutos do mar

São mais leves do que carnes e frangos e são boas fontes de proteínas. Ótima opção para o verão.

Referências

​​giolaser.com.br/alimentacao-no-verao/

danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/alimentos-verao-o-que-consumir-evitar

ser.vitao.com.br/alimentacao-no-verao/

blog.livup.com.br/alimentacao-saudavel-no-verao/amp/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=_Shopping_EC_acq_PerformanceMax_BR_multi_test_pur_mf_&utm_content=_BR_awon_&utm_term=&matchtype=&gclid=CjwKCAiAqt-dBhBcEiwATw-ggFqdXKazTmtYBoOVl41EGcCPWjF_cxIvLICgpkacBF_XHQ9C-wjrqBoCFpMQAvD_BwE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.