5
(3)

Existem alternativas saudáveis para acrescentar um toque doce em algumas receitas, de forma nutritiva e natural.

Sobre o açúcar refinado

Este tipo passa por um refinamento e é apontado como um dos grandes problemas que temos na alimentação. Ele está presente em diversos alimentos e não possui vitaminas nem minerais. Também contribui para o aparecimento de diversas doenças.

Stévia

Uma de suas vantagens é o fato de não possuir calorias. Apesar disso, tem gosto um pouco amargo, o que pode gerar estranhamento no início.

A Stevia é bastante versátil, já que se adapta bem em alimentos quentes e frios, pois ela se mantém estável em altas temperaturas. Essas características fazem dela uma ótima opção para substituir o açúcar em bolos, biscoitos ou tortas que necessitam de calor durante o preparo.

Diferente do açúcar convencional, não oferece risco aos dentes. Outro benefício é que reduz o colesterol ruim.

​​Como se já não bastasse, as folhas da stevia apresentam ainda uma série de nutrientes, tais como sais minerais (cálcio, flúor, ferro, fósforo, zinco e manganês) e vitaminas (vitamina A, vitamina C e vitaminas do Complexo B), que são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Ela pode ser encontrada na forma de líquido, granulado ou pó, sendo adquirida em lojas de produtos naturais e supermercados.

Frutose

É o açúcar natural das frutas. Portanto você pode usar frutas em várias receitas e assim aproveitar as vitaminas e minerais presentes. Não se deve fazer o uso da frutose em pó pois aumenta a glicemia.

Agave

Possui baixo índice glicêmico.

O agave atua como probiótico favorecendo a flora intestinal

Você sabia que o agave tem alto teor de cálcio e ferro? Esses minerais são tidos como indispensáveis para o organismo, pois garantem o bom funcionamento do metabolismo. Também é rico em fibras, que contribuem para uma boa digestão, gerando saciedade e controlando os níveis de colesterol e os níveis de açúcar no sangue.

O agave fortalece o sistema imunológico, faz bem para a pele e funciona como anti inflamatório natural.

O néctar extraído do interior da suculenta é bem doce e pode ser usado para diferentes finalidades: adoçar sucos, cafés, smoothies, drinks ou até mesmo receitas de bolos, mousses e outras sobremesas.

Mel

É um dos substitutos ao açúcar mais conhecido. Apesar de ser calórico possui características antimicrobianas, curativas, calmantes, dentre outras. Rico em vitaminas, o mel possui vários elementos minerais essenciais para o nosso organismo, especialmente o selênio, manganês, zinco, cromo e alumínio.

O mel também tem caráter antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Esse produto pode ser benéfico ao sistema digestivo e ajuda a manter a flora intestinal.

Em pequenas doses não estimula a produção de gordura, ao contrário do que acontece com o açúcar convencional.

O mel possui carboidratos complexos, que são de lenta digestão e fornecem energia por período prolongado.

Certifique-se de que ele seja realmente puro e não esteja misturado com açúcar ou xarope de glicose.

Melado de cana

Não passa por refinamento. Possui substância importantes como cálcio, magnésio e ferro.

Em relação ao sabor possui um leve toque amargo.

Apesar de ser rico em fibras, não deve ser consumido em excesso.

Basta adicionar uma colher de sopa para atingir o sabor ideal e fornecer nutrientes em quantidades desejadas.

Alguns benefícios são: ajuda a combater a anemia, já que é rico em ferro; ajuda a manter a saúde dos ossos por conter cálcio; ajuda a manter níveis de pressão sanguínea adequados; favorece a contração muscular e fortalece o sistema imunológico.

Açúcar de coco

É considerado um dos açúcares mais saudáveis que existem. Possui tantas calorias quanto o açúcar convencional, porém estão longe de serem parecidos.

Possui baixo índice glicêmico por retardar a absorção da glicose e como não passa por refinamento, mantém boas quantidades de vitaminas e minerais como potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas do complexo B. O fato de possuir baixo índice glicêmico contribui para o controle de peso.

Além disso, contém inulina, fibra que além de reduzir a glicose ainda auxilia na flora intestinal. Por fim, o açúcar de coco ainda pode prevenir a pressão alta – e consequentemente o infarto -, problemas renais e AVC.

Xilitol

É produzido a partir de frutas, cogumelos e algas marinhas. Tem baixo índice glicêmico e pode adoçar igual ao açúcar comum, por isso pode ser usado nas mesmas dosagens. Na verdade o xilitol tem sabor bastante doce, é parecido com o açúcar e é bastante concentrado, por isso deve ser usado em dosagens pequenas

Um dos benefícios é que não prejudica a saúde dos dentes, além de melhorar a saúde bucal. Também é seguro para quem possui diabetes.

O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em muitas frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural. Os seres humanos até produzem pequenas quantidades por meio do metabolismo normal.

Açúcar mascavo

É obtido por meio da cana de açúcar, entretanto trata-se de um estágio anterior ao açúcar refinado, uma vez que não passa pelo processo de refinamento. Isso faz com que ele mantenha nutrientes e sais minerais em sua composição. Apesar disso, possui muitas calorias assim como o açúcar convencional.

Seu sabor é bem parecido com o do melado, o que desagrada algumas pessoas, sua cor e sabor altera o resultado das preparações.

Referências

conquistesuavida.com.br/noticia/eu-amo-doce-veja-as-7-formas-mais-saudaveis-para-adocar-a-sua-alimentacao_a3573/1

news.gympass.com/substituir-acucar/

tuasaude.com/adocantes-naturais-para-substituir-o-acucar/

temperoalternativo.com.br/2016/08/22/7-formas-de-adocar-sem-acucar-branco/

vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/como-substituir-acucar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.