5
(2)

Saciedade nada mais é do que a sensação de “estar cheio”. Quando não nos sentimos saciados, logo a fome vem, e é aí que mora o perigo: nesse momento podemos acabar consumindo calorias além do necessário, quebrando nossa dieta.

Ou seja, a falta de saciedade está diretamente ligada ao ganho de peso, além do consumo excessivo de alimentos que podem conter colesterol ruim, muito açúcar e outras substâncias que, em excesso, podem ser super nocivas ao nosso organismo.

O aumento da saciedade é uma das melhores formas de alcançar a perda de peso. Mais do que um estômago cheio, também é ótima a sensação de tranquilidade, de controle da ansiedade.

Comer os alimentos certos é fundamental, mas também é importante adotar alguns comportamentos.

Invista nas sementes

Sementes como chia, linhaça e gergelim são ricas em fibras, um nutriente que traz saciedade por ser digerido lentamente. Você pode adicionar na salada, no iogurte, no suco ou no sanduíche. O ideal é adicionar duas colheres de sopa.

Coma fontes de proteína

A proteína traz saciedade e pode ser encontrada em alimentos como ovos, frango, queijos e iogurte. Além disso, o processo de digestão da proteína gasta mais calorias, o que ajuda no emagrecimento.

É interessante comer proteínas logo pela manhã, pois assim diminui a chance de você ter muita fome durante a tarde, que é o horário que as pessoas mais furam a dieta.

Ainda falando sobre café da manhã, você pode comer frutas com iogurte, granola e geléia, para assim ficar com menos vontade de comer doces ao longo do dia. Além disso, essa mistura é rica em fibras.

Coma salada

As frutas e verduras são ricas em fibras e pobres em calorias, o que aumenta a saciedade e também contribui na perda de peso. O ideal é substituir alimentos como arroz e macarrão, que contribuem para o ganho de peso, pela salada. Para potencializar os efeitos da salada, coma sempre como uma entrada.

Além disso, as saladas são essenciais para uma alimentação balanceada e saudável, por serem ricas em vitaminas e minerais.

Coma devagar

A maneira que você come também influencia na fome que você sente, então aprenda a comer da maneira certa (sem pressa, sem distrações). Você sabia que o estômago leva 20 minutos para informar o cérebro de que está satisfeito? Caso coma rápido, quando a informação chega no cérebro já é tarde demais, você comeu muito.

O que acontece quando você come devagar é que a superfície de contato dos alimentos no estômago aumenta, facilitando a digestão e absorvendo melhor os nutrientes.

Evite carboidratos simples

Alimentos como pão francês, doces, bolos e tapioca são digeridos rapidamente e geram mais fome.

Ingira gorduras boas

Nem toda gordura é ruim, existem as boas. Você pode encontrar no abacate, óleo de coco, castanhas e peixes. A ingestão de gorduras boas promove mais saciedade, pois seu período de digestão é maior que o comum.

Beba muita água

O ato de beber água é capaz de te manter saciado, evitando que coma, quando na realidade está com sede. Uma boa estratégia é beber água antes das refeições, pois assim você evita comer em excesso.

Alimentos que trazem saciedade

Abacate: possui bom teor de gorduras de qualidade e isso faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento.

Leite e queijos: estudos mostram que o consumo de leite e derivados, como os queijos, podem deixar saciado por mais tempo. Isso porque são fontes de gordura e não ocasionam picos de açúcar no sangue.

Aveia: um alimento versátil com alto teor de fibras solúveis.

Folhas: alface, rúcula, agrião, couve e acelga, por exemplo, oferecem volume à refeição com poucas calorias e alto teor de fibras. Portanto, salada de folhas é uma ótima opção para comer como entrada.

Referências

tuasaude.com/truques-para-aumentar-a-saciedade/

my.oceandrop.com.br/alimentos-que-aumentam-a-saciedade/

blog.hospitaldaobesidade.com.br/como-aumentar-a-saciedade/

​​auchaneeu.auchan.pt/vida-saudavel/nutricao/estrategias-controlar-apetite/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.