Ao falarmos em alimentação saudável, a primeira coisa que vem na sua mente é emagrecimento, ganho de massa muscular e prevenção de doenças. Mas neste texto você verá que a alimentação também tem o poder de reduzir níveis de estresse, ansiedade e gerar bem-estar.
Banana
Esta fruta é capaz de gerar produção de serotonina quando ingerida. Ela possui o triptofano, substância importante para a produção da serotonina, um hormônio que gera a sensação de bem-estar.
Chás
Muitos chás possuem o efeito calmante como o de erva cidreira, camomila e passiflora. Alguns destes possuem apigenina, que tem propriedades ansiolíticas e sedativas. Também é indicado o consumo um pouco antes de dormir.
Laranja
Conhecida como fonte de vitamina C, também é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio atrelado ao estresse.
Leguminosas
Alimentos como feijão e ervilha são boas fontes de triptofano, que induz a produção de serotonina.
Ovos
Ovos podem ser benéficos também, já que possuem proteína, vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção de serotonina no organismo, ocasionando a sensação positiva.
Peixes como atum e salmão
Estes alimentos possuem ômega 3. Estes peixes melhoram o controle das emoções e humor, reduzindo a ansiedade. Eles também possuem um aminoácido chamado taurina, que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar a ansiedade.
O consumo destes peixes pode prevenir doenças cardíacas, depressão, e a TPM. Para surtir tais efeitos é necessário comer atum e salmão pelo menos 3 vezes na semana.
Frutas ricas em vitamina C
As frutas que apresentam grandes quantidades de vitamina C são muito benéficas contra o estresse. Morango, laranja, acerola, goiaba e abacaxi são alguns exemplos. A nutricionista explica que esse nutriente presente nelas auxilia na redução do cansaço.
Alho
Esse tempero tem a capacidade de reduzir o estresse. Isso porque possui vitaminas do complexo B, C e aminoácidos, além de outros nutrientes que limpam as toxinas que impulsionam o estresse.
Chocolate 70% cacau
A versão 70% cacau do chocolate é a mais saudável e reduz o estresse. O doce é antioxidante, nivela a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Mesmo assim, a moderação é a chave.
Nos Estados Unidos comprovou-se que consumir 40 gramas de chocolate negro por dia durante duas semanas reduz os níveis de hormônios de stress em pessoas especialmente tensas.
Vinho
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Madrid, em Espanha, um copo de vinho tinto por dia ajuda a prevenir a depressão, a ansiedade e o stress. O vinho melhora a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial, tem efeito anti-inflamatório e ajuda a proteger dos radicais livres que causam stress oxidativo. Assim como o chocolate deve ser consumido com moderação.
Pistache
Bem como outras nozes, são fontes de gorduras saudáveis e estas ajudam na redução do colesterol.
Folhas verde-escuras
Espinafre, couve e brócolis são ricos em ácido fólico que combate a ansiedade e melhora o funcionamento das células. Para aliviar o estresse é indicado consumir 3 vezes na semana.
Alimentos que pioram a ansiedade
Agora vamos listar o contrário, ou seja, os alimentos que possuem o efeito inverso de aumentar a ansiedade.
Açúcar e doces em geral;
Farinha branca: bolos, biscoitos, salgados, e pães brancos;
Cafeína: presente no café e em chás;
Bebidas alcoólicas;
Cereais refinados: arroz branco e macarrão branco;
Gorduras ruins: salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, biscoitos recheados, fast foods e comida pronta congelada.
Referências
rituaali.com.br/blog/conheca-5-alimentos-que-ajudam-a-combater-o-estresse
exame.com/casual/10-alimentos-que-ajudam-no-combate-ao-estresse/
gaz.com.br/confira-seis-alimentos-que-aliviam-o-estresse/
istoedinheiro.com.br/alimentos-podem-ajudar-a-combater-o-estresse/
danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/dicas-de-alimentacao-para-aliviar-o-estresse-
tuasaude.com/alimentos-contra-a-ansiedade/