5
(2)

Festas de fim de ano, Natal ou então aquele churrasco no final de semana. Todos eles são fartos de comidas e bebidas, e as pessoas acabam exagerando na gula, principalmente nos alimentos cheios de agrotóxicos, industrializados e bebidas alcoólicas.

Após esses momentos, é indicado desintoxicar o organismo. Basta evitar alguns alimentos específicos para fazer uma “faxina” no corpo e se livrar das toxinas. Basicamente você deve evitar gordura hidrogenada, frituras em óleos vegetais industrializados (soja, canola, milho e algodão), doces e açúcares e laticínios.

Após os exageros, o fígado e os rins, órgãos com papel fundamental nas tarefas de filtrar as impurezas do organismo, acabam comprometidos, uma vez que são obrigados a trabalhar mais, além da sua capacidade. Assim acabam não exercendo completamente a sua função.

Ou seja, uma dieta detox serve para melhorar, aperfeiçoar e apoiar o processo natural de desintoxicação do organismo, diminuindo a quantidade de toxinas que ingerimos, além de fornecer ao corpo os nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente.

Mas o corpo não elimina naturalmente as toxinas?

Sim, por meio da transpiração, fezes, urina e respiração. O problema é quando há toxinas em excesso, aí sim é indicado entrar com uma dieta desintoxicante.

Quais são as consequências de um corpo carregado de toxinas?

Um corpo sobrecarregado de impurezas ou toxinas perde boa parte da sua vitalidade, apresentando sintomas como cansaço excessivo, sono conturbado, ansiedade, retenção de líquidos e etc.

Quanto tempo é necessário fazer a dieta?

Para cada 4 dias de exagero na alimentação, é indicada uma semana de dieta detox. Alguns médicos sugerem a dieta por 10 a 15 dias.

Com que frequência é ideal? Por quais motivos fazer?

A dieta detox é importante não apenas após as festas. É indicado que seja feita uma vez a cada 3 meses para diversos benefícios, como melhorar a atividade mental.

Afinal de contas existem toxinas nos agrotóxicos que acabamos consumindo, assim também como em corantes e adoçantes de alimentos. As toxinas também são produzidas pelo corpo em situações de estresse.

Outros motivos que devem fazer você adotar a dieta são: consumir muito álcool, fumar, usar drogas, não praticar atividades físicas regularmente, passar por situações de grande estresse, tomar remédios com hormônios, como anticoncepcional, etc.

Basicamente, o que comer nesse período?

Quanto menos refinados, alterados, industrializados e manipulados forem os alimentos do seu cardápio, menores serão as toxinas nocivas presentes neles.

Vegetais como agrião, brócolis, couve-flor e repolho possuem função anti-inflamatória, por isso são muito indicados. A clorofila presente nos vegetais também aceleram a eliminação de toxinas. Frutas como frutas vermelhas, como mirtilo, amora, framboesa, morango, açaí, ameixa também possuem a característica anti-inflamatória.

Coma frutas aquosas, como melancia, abacaxi e laranja. Por possuírem muita água, essas frutas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins.

Alimentos com alto poder desintoxicante

Spirulina;

Couve: pois ajuda no funcionamento dos rins;

Probióticos (como iogurtes e kefir): pois melhoram a flora intestinal;

Sucos cítricos;

Gengibre;

Alho

Abacaxi: excelente diurético

Maçã: rica em fibras que funcionam como uma esponja, limpando o organismo

Limão: tem ação antioxidante

Dê um tempo na cerveja

O álcool atrapalha o processo de limpeza do organismo. O etanol aumenta a diurese, e pelo fato da pessoa ir muitas vezes ao banheiro acaba eliminando demais a água do organismo, restando apenas o etanol, que desidrata o corpo. Sem água, os rins não conseguem trabalhar e a purificação do corpo fica prejudicada.

Beba muita água

A água ajuda os rins a trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. A água também auxilia o funcionamento intestinal e regula a excreção.

Tome chás

O chá de dente de leão é excelente para desintoxicar. Mas como é muito amargo, a dica é misturá-lo com chá de hortelã ou chá de hibisco para mascarar o sabor. O chá verde também é recomendado.

O chá de hibisco pode ser um excelente aliado daqueles que queiram evitar ou eliminar o inchaço do corpo: ele reduz a retenção de líquidos do organismo. Não adicione açúcar ao chá.

Você também pode apostar no chá-verde com gengibre. Ele acelera o processo de desintoxicação. A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, dá a receita: ferva por três minutos 1 pedaço (3 centímetros) de gengibre em 1 litro de água, desligue o fogo, acrescente 3 col. (sopa) de chá verde e abafe por 15 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

Sucos detox

Confira agora algumas receitas de ótimos sucos detox:

Suco de melancia, caju e canela

Ingredientes:

1 fatia média de melancia

Suco de 1 limão

150ml de água de coco

1 colher de café de canela

1 castanha de caju

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem adoçar. Este suco detox pode ser preparado e armazenado em garrafa ou outro pote bem vedado e mantido sob refrigeração por até 6 horas.
Suco de melancia e gengibre

A melancia é rica em água e a linhaça é rica em fibras, ajudando a desinchar e controlar o apetite. Cada copo de 250 ml desse suco tem aproximadamente 130 calorias.

Ingredientes:

2 fatias de melancia sem caroço

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, sem adoçar. Este suco detox pode ser armazenado em um recipiente bem vedado e mantido sob refrigeração por até 6 horas.

Suco de limão, laranja e alface

Ingredientes:

Suco de 1 limão

Suco de 2 laranjas

6 folhas de alface

½ copo de água

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, de preferência sem utilizar açúcar ou adoçantes.

Comece o dia com água com limão

Essa combinação ajuda a reidratar o corpo e auxilia na digestão, ajudando a eliminar toxinas do corpo.

Outras práticas que auxiliam a eliminação de toxinas

Praticar atividades físicas

Assim você pode estimular o suor, que elimina toxinas. Outro benefício da atividade física é que ajuda no emagrecimento, e as toxinas costumam se instalar nos tecidos adiposos.

Faça sessões de sauna

Como já foi dito, o suor elimina toxinas.

Referências

drauziovarella.uol.com.br/obesidade/limpe-seu-corpo-de-toxinas-apos-exagerar-na-comida/

drogariasultrapopular.com.br/confira-6-passos-para-desintoxicar-o-organismo/

tuasaude.com/desintoxicar-para-emagrecer/

terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/veja-8-jeitos-faceis-de-desintoxicar-o-organismo,2c698c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

tourlife.com.br/desintoxicar-o-organismo/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.