O armazenamento correto dos alimentos pode evitar contaminações. Isso costuma acontecer quando alguns produtos são armazenados em altas temperaturas ou que fiquem em embalagens abertas. Ao armazenar os alimentos corretamente você garante uma alimentação saudável e segura.
Os ingredientes dos produtos são conservados e suas vidas úteis são prolongadas. Além disso, evita-se o desperdício de alimentos.
Armazenando fora da geladeira
Os alimentos que ficam fora da geladeira precisam ficar em um local bem ventilado. É importante que a temperatura ambiente não seja alta. A luz solar não deve ter contato direto com os alimentos, para não super aquecê-los.
Lave frutas e verduras
Estes alimentos são tocados por diversas pessoas nas prateleiras dos supermercados. Além disso, há a questão do transporte, situação em que é possível que os alimentos sejam contaminados.
Antes de armazenar, lave-as em água corrente para remover as sujeiras e depois as deixe de molho em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Em seguida, enxágue na água filtrada para retirar todo o produto.
Também é importante higienizar produtos que vêm em embalagens como arroz e feijão. Para isso use álcool 70%.
Separe os itens de alimentação e higiene
O cuidado deve começar no supermercado: não coloque nas mesmas sacolas os produtos de higiene e de alimentação. Caso contrário é possível que haja contaminação.
Produtos de limpeza como sabão em pó e detergente podem acabar vazando e contaminando os alimentos.
Faça essa mesma separação quando for armazenar os produtos em casa. Armazene os líquidos na parte de baixo para que não contaminem outros produtos caso haja vazamento.
Guardando verduras e legumes
Alimentos como rúcula, hortelã, alface e couve são sensíveis, estragam e murcham facilmente. Assim sendo, armazene na geladeira secos, e não úmidos ou molhados.
Também não são todas as verduras e legumes que precisam ser refrigerados. A batata, por exemplo, não deve ser refrigerada, pois o amido se transforma em açúcar e faz com que o sabor, cor e textura sejam alterados.
Frutas
A maioria delas necessita ser armazenada à temperatura ambiente. Quando cortar uma parte da fruta, guarde a outra parte na geladeira. Assim elas são preservadas por mais tempo e evita-se insetos e microorganismos.
Congelar também é uma opção, uma vez que faz as frutas duram até 2 meses e isto inibe a proliferação de bactérias.
Carne
A carne precisa ser armazenada no congelador para não estragar. O tempo máximo que ela pode ficar na geladeira é de 48 horas. No congelador, ela fica preservada por meses.
Se a carne foi comprada congelada, é importante que seja armazenada no freezer assim que você chegar em casa com as compras. O ideal é que a carne seja descongelada apenas na hora do preparo.
Café
Você sabia que o café pode ser armazenado na geladeira para preservar o seu aroma?
Temperos
Temperos como alho e cebola devem ser guardados na geladeira em recipientes fechados. Dessa forma evita-se o contato com o ar, que pode alterar a cor e textura dos alimentos.
Não use recipientes de plástico
Os recipientes de plástico não são as melhores opções para armazenar alimentos na geladeira. Isso porque podem liberar substâncias nocivas. Prefira os recipientes de vidro, pois são de fácil higienização e não possuem compostos químicos em sua fabricação.
A única condição para armazenar em potes de plástico é que estes venham com o aviso de que não possuem a substância BPA.
Armazenando de acordo com a data de validade
Seja na geladeira ou na despensa, coloque na frente os alimentos que vão vencer mais rápido.
Armazenando na geladeira
As prateleiras de cima são mais refrigeradas, portanto guarde nelas leites e derivados pois necessitam de mais frio.
Nas prateleiras médias, guarde sobras de legumes e arroz
Já nas prateleiras inferiores guarde alimentos que precisam descongelar. Nunca descongele peixes e carnes a temperatura ambiente para não haver riscos de contaminação.
Ainda falando sobre geladeira, é importante manter a temperatura do seu interior na intensidade correta. A geladeira deve ficar em torno 7 graus. Já o freezer deve ficar em torno de -15 graus. Basta dar uma olhada no manual da geladeira para ver como fazer a alteração.
Higienize a geladeira a cada 15 dias.
Também não é necessário armazenar alguns produtos na geladeira como sal, açúcar, óleo e azeite. Isto apenas superlota a geladeira e atrapalha a circulação do ar frio.
Ovos e leite não devem ser guardados na porta da geladeira pela brusca variação de temperatura conforme abrimos e fechamos a porta. Na porta você pode guardar latas de bebidas, temperos, geleias, conservas, sucos e água.
Alimentos que não devem ser congelados
Legumes e vegetais só devem ser congelados cozidos e sem tempero. Crus, os alimentos desidratam e perdem o sabor;
Carnes já temperadas não devem ser congeladas, pois também altera sua textura e sabor;
Leite, iogurte, leite condensado, doce de leite também não devem ser congelados.
Referências
minhasaude.proteste.org.br/como-conservar-os-alimentos-corretamente/
controlare.com.br/blog/seguranca-alimentar/como-armazenar-corretamente-os-alimentos/
blog.telhanorte.com.br/como-armazenar-alimentos-geladeira/
vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/como-guardar-os-alimentos?g_acctid=375-548-3213&g_adgroupid=&g_adid=&g_adtype=none&g_campaign=2023_Pmax__qdstw_qobjc_qbudc_qaudp_qrtgn_qpma_qostz_qdevz_qlobo_qgeol&g_campaignid=19346512237&g_keyword=&g_keywordid=&g_network=x&gclid=CjwKCAiAqt-dBhBcEiwATw-ggGZQvJwND0dhLRsdWxVTElQyklWcQgDwl4vT2K90oNPYpxXzF8BGERoCqO0QAvD_BwE
multibeneficiosgpa.com.br/blog-repense/saiba-como-armazenar-e-conservar-os-alimentos-por-mais-tempo