5
(7)

Confira alguns alimentos que são muitas vezes considerados saudáveis, mas se pararmos para analisar, veremos que. não são.

Barra de cereal

Por serem práticas e saborosas, parecem ser uma boa opção para o lanche. Mas na verdade muitas delas são compostas basicamente por chocolate, estão cheias de gordura saturada (ruim), calorias, sódio, conservantes e não possuem fibras. Além disso possuem grãos processados ao invés de integrais. Porém, é possível encontrar barrinhas saudáveis de fato. Algumas delas são baixas em calorias, possuem fibras, dão energia, aumentam a saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.

Você tem três opções: produzir a sua própria barra de cereal com grãos integrais, oleaginosas, frutas secas, mel, óleo de coco e até mesmo cobertura de chocolate saudável.

Optar pelas versões “clean label”, ou seja, aquelas que tenham a menor lista de ingredientes possível, com menos aditivos e sem açúcar adicionado ou sendo ele apenas o último ingrediente.

Outra dica é dar preferência a bananada sem açúcar, que possui fibras e vitaminas.Nesse caso, a banana não é desidratada, como na barrinha, mantendo seus nutrientes.

Refrigerante zero açúcar

Apesar das baixas calorias, possuem altas taxas de sódio corantes, acidulantes, conservantes e adoçantes, e tudo isso faz muito mal a saúde. Tente eliminá-los de vez da sua rotina!

Suco de caixinha

É comum as pessoas substituirem o refrigerante por suco de caixinha, achando que estão fazendo uma escolha mais saudável, mas na verdade não é bem assim. Os sucos de caixnha possuem muito açúcar e aditivos. Você sabia que durante o processo de fabricação o suco perde as fibras e vitaminas? O ideal, portanto, é fazer suco natural da fruta.

Peito de peru

Apesar de ser consumido como substituto ao presunto e a mortadela, trata-se de um alimento embutido e carregado de sódio. Algumas marcas contém quase a quantidade diária recomendada. Uma porção de 40g, ou seja, duas fatias, pode conter 500mg de sódio, o que representa um quarto do valor diário recomendado. Ele ainda pode conter nitritos e nitratos, substâncias cancerígenas.

Falsos pães integrais

Muitos possuem grãos refinados, que perdem suas fibras e não trazem os verdadeiros benefícios dos pães integrais. Observe o rótulo: a farinha integral deve ser um dos primeiros ingredientes, logo presente em maior quantidade. O que você vai descobrir é que muitos pães possuem em maior quantidade a farinha branca, e não a integral. Uma boa opção é consumir pães integrais feitos de forma artesanal.

Chocolate diet

Apesar de ter o açúcar retirado, para manter o gosto atraente os fabricantes adicionam gorduras em quantidade maior ou equivalente ao chocolate comum, o que aumenta a quantidade de calorias e torna-se uma opção ruim para quem busca perda de peso. Uma opção mais saudável é o chocolate com 70% de cacau.

Massa sem glúten

As massas sem glúten geralmente contam com mais gordura, açúcares e carboidratos refinados para incrementar o sabor do produto.

Frutas desidratadas

Muitas delas recebem açúcar durante o processamento para realçar o sabor. Para você ter uma ideia, algumas frutas desidratadas possuem mais açúcar do que balas.

Chá em lata

Assim como os refrigerantes, possuem conservantes, corantes e muito açúcar. Além disso, muitos chás possuem cafeína em excesso.

Bebidas isotônicas

Apesar de possuírem carboidratos e eletrólitos como sódio e potássio, que ajudam na hidratação, eles também reúnem grande quantidade de açúcar. Uma garrafa de bebida isotônica, do menor tamanho encontrado no mercado, contém 125 calorias e 35 g de açúcar, sendo tão ruins quanto os refrigerantes.

Biscoitos de aveia

Na propaganda, são anunciados como rico em fibras e outros nutrientes. Mas quando se lê o rótulo descobre-se que são ricos em açúcar e aditivos.

Peixes enlatados

Peixes são muito consumidos por pessoas que buscam uma dieta saudável. Entretanto, é necessário prestar atenção ao tipo de peixe consumido. Quando o peixe é enlatado em água, os metais ficam depositados nele e quando comemos ele estas substâncias vão direto para o nosso organismo. Prefira os peixes enlatados em óleo.

Flocos de milho sem açúcar

Mesmo os considerados mais naturais, sem cobertura de açúcar, são em sua maioria alimentos refinados, com baixa densidade nutritiva, açúcar adicionado em sua massa e alto teor de sódio.

Uma boa opção é substituir esse alimento por granola, desde que esta nào contenha açúcar. A melhor opção para substituir o flocos de milho sem açúcar é a aveia, pois é rica em fibras solúveis que ajudam inclusive na perda de peso.

Peito de frango

A maior parte do peito de frango que existe por aí é produzido por meio de galinhas criadas em sistema de confinamento. Nesses locais os animais são alimentados com ração transgênica, com alta concentração de agrotóxicos e vitaminas sintéticas. Além disso o alimento possui uso abusivo e inadequado de antibiótico em sua produção.

Salmão

O problema do salmão está na sua forma de criação. Ao contrário do que muitos pensam, ele não vem das águas profundas. Eles geralmente são criados em cativeiros no Chile sendo alimentados com rações transgênicas com alta concentração de agrotóxicos, corantes e antibióticos.

Sushi

Você sabia que 6 peças de camarão frito podem equivaler a 600 calorias? O problema é que para manter o arroz juntinho, tradicionalmente é usada uma mistura de vinagre, sal e açúcar. Não podemos esquecer do molho shoyu que é rico em sódio.

Chips de vegetais

A cada dia surgem novas versões cada vez mais apelativas de produtos industrislizados aparentemente saudáveis, mas na verdade são cheios de sal e gorduras. Alguns exemplos são: chips de cebola, ervilha, milho, beterraba, batata doce, abóbora, etc.

Granola

Depende da marca que você escolher. Algumas podem incluir açúcar, sal, gordura e até chocolate escondidos em seus ingredientes, então, como sempre, leia o rótulo com atenção. Mesmo se não tiver ingredientes que fazem mal, geralmente as granolas são ricas em calorias.

Referências

dicasdemulher.com.br/10-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao/

guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao

vitat.com.br/alimentos-saudaveis/

yam.com.vc/alimentacao/797669/9-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao

/lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/estes-15-alimentos-parecem-saudaveis-mas-nao-sao

saude.oncomedbh.com.br/alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao/

blog.livup.com.br/alimentos-saudaveis-7-opcoes-que-parecem-mas-nao-sao-saudaveis/amp/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=_Shopping_EC_acq_PerformanceMax_BR_multi_test_pur_mf_&utm_content=_BR_awon_&utm_term=&matchtype=&gclid=Cj0KCQiAqOucBhDrARIsAPCQL1YhBhK1eKrE3WVCmLiq1zi-TAmrUG6qcI7VsbtSfZsmwN75IGIdyjYaAiB_EALw_wcB

incrivel.club/criatividade-receitas/10-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nao-sao-e-dicas-de-como-substitui-los-1246603/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.