3
(2)

Mindful eating é uma filosofia a respeito do momento em que comemos. A palavra “mindful” significa atenção plena, logo mindful eating significa comer com atenção plena. A ideia vem da meditação, momento em que estamos completamente presente no momento prestando atenção aos nossos sentidos.

Na correria do dia a dia, muitas vezes fazemos refeições correndo e não paramos para prestar atenção no momento em que estamos comendo, que além de fisiológico é social e afetivo. O que também acontece de errado é o fato de comermos assistindo televisão ou com o celular ao lado.

São diversos hábitos que nos impedem de comer prestando atenção ao sabor, cheiro, textura, beleza e outras características dos alimentos.

Os benefícios da técnica são para o corpo e a mente. A técnica pode ser usada no tratamento contra compulsão alimentar, sobrepeso e obesidade.

Mas neste texto você verá que o conceito de mindful eating vai muito além de apenas prestar atenção na comida.

Visão

Um belo prato, elaborado e bonito, aumenta a satisfação e prazer de se alimentar. Portanto, crie um prato bem bonito e com diversas cores.

Olfato

O cheiro e o paladar estão intimamente relacionados e muitas vezes essas sensações se confundem. Antes de começar a comer, sinta os aromas da sua refeição (e se preciso feche os olhos e leve o alimento até a altura do nariz).

Tato

Sentir a temperatura e a textura da comida com as mãos também pode influenciar na quantidade que comemos. Sempre que possível, como por exemplo na hora de comer um pão ou uma pizza, use as mãos ao invés de talheres

Faça como as crianças

Todos nós devíamos nos espelhar nos bebês que estão aprendendo a comer. Já parou para observar que nós damos a eles pedaços de legumes, por exemplo, e eles pegam com a mão, colocam na boca, sentem o sabor, tiram da boca e repetem o processo. Eles ficam totalmente envolvidos na experiência.

Esteja aberto a novas experiências e experimente os alimentos como uma criança comendo algo pela primeira vez. Não adjetive-o antes de experimentar.

Agora que você já leu sobre o conceito, vamos pôr tudo em prática.

Saiba quando está com fome e saciado

Para saber o momento em que está saciado é indicado servir-se porções menores e usar pratos pequenos. Assim também é mais fácil comer devagar. Se continuar com fome, sirva-se novamente e continue prestando atenção às mensagens que o corpo envia e evite os excessos.

É muito importante comer devagar pois o cérebro demora a processar a sensação de saciedade, o que dura em torno de 20 minutos. Se você comer depressa, quando a informação de saciedade chegar ao cérebro já é tarde e você comeu demais.

Coma devagar

Mastigue os alimentos por mais tempo. Faz bem a digestão e você aproveita melhor o prazer do momento saboreando mais o alimento. Para ajudar, descanse os talheres enquanto mastiga. Também feche os olhos para sentir melhor o sabor.

Além disso, quanto mais vezes se mastiga e se engole pequenas porções de alimento, mais estímulo se envia para o intestino se movimentar, diminuindo a tendência para prisão de ventre e melhorando também a digestão.

Se conecte com a comida

Antes de começar a comer, faça algumas perguntas como: de onde veio essa comida? Qual foi a distância que ela percorreu para chegar ao meu prato? O que foi usado no seu cultivo? Como ela irá nutrir o meu corpo?

Para desenvolver uma conexão ainda mais profunda com a comida, uma boa dica é preparar as próprias refeições. Assim você presta mais atenção, pois desperta os sentidos pelos aromas, sabores, cor, você toca os alimentos, sente a textura, ouve sons ao cortar, ralar e mexer.

Aliado a isso, também compre alimentos produzidos localmente, aprenda mais sobre a origem de cada alimento e também cultive temperos na sua horta em casa.

Prepare a mesa

A mesa deve ser um local bem organizado e bonito. Você pode investir em talheres e panos de prato diferentes e bonitos. Depois de arrumar a mesa, você deve se sentar de forma confortável, com a coluna bem reta, e manusear os alimentos sem pressa.

Você está realmente com fome?

A fome é a maneira do seu corpo dizer a você que os níveis de energia estão ficando baixos e que é hora de reabastecer. No entanto, uma sensação de fome, ou fortes desejos por comida, também pode ser provocada por coisas como tédio, ansiedade e estresse. Não há nada de errado em beliscar algo uma vez ou outra, o problema é quando isto vira um hábito.

Portanto, coma apenas quando estiver com fome. Se sentir vontade de comer para satisfazer alguma emoção, busque outro mecanismo como solução. Pode ser beber um copo d’água, fazer uma caminhada, fazer meditação, praticar algum hobby, etc.

Coloque uma música lenta

Além de tornar o espaço mais agradável, isto ajuda você a comer mais devagar. Você também tem outra opção, que é comer no máximo de silêncio. Assim você pode até ouvir o barulho de uma comida crocante sendo mastigada.

Sente-se a mesa

Nada de comer em pé, dirigindo ou enquanto anda.

Coma com amigos e familiares

Assim você cria um momento único e agradável ao redor da comida.

Seja grato

Valorize o momento da refeição, seja grato pelo alimento que está a sua disposição e pense nas pessoas que não tem o que comer. Assim você valoriza mais a comida e o momento da refeição.

Referências

sophiederam.com/br/mindful-eating-o-que-e/

nutmed.com.br/nutricao-clinica/mindful-eating-o-que-e/

essentialnutrition.com.br/conteudos/mindful-eating/

uninovafapi.edu.br/noticias/2021/2/23/mindful-eating-voce-sabe-o-que-e

kibon.com.br/mindful-eating-comer-com-atencao-plena.html

saude.abril.com.br/alimentacao/mindful-eating-alimentacao/

conexasaude.com.br/blog/mindful-eating/

conquistesuavida.com.br/noticia/mindful-eating-10-passos-para-desenvolver-uma-alimentacao-consciente_a13917/1

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.