0
(0)

À medida que buscamos manter um estilo de vida saudável e tomar decisões informadas sobre nossa saúde, muitas vezes nos deparamos com uma série de mitos.

Alguns desses mitos persistem há décadas, enquanto outros surgem devido à rápida disseminação de informações nas redes sociais e na internet.

Mulheres têm menos chances de infarto do que homens

Verdade. Estudos na Inglaterra apontam que os homens têm de 3 a 4 vezes mais chances de terem infarto. As hipóteses apontam que isso se deve a questões hormonais e de anatomia.

Leite ajuda a curar gastrite

Mito. Na verdade, pode piorar a azia e o refluxo.

Atividade física só é benéfica em grande quantidade

Mito. O exercício físico é essencial para a longevidade. Mesmo 30 minutos de caminhada 3 vezes na semana já surte ótimos efeitos.

Ficar sem comer emagrece

Mito. Quando você reduz a alimentação o metabolismo desacelera. Além disso, pular refeições gera alimentação por impulso.

Não devemos comer carboidratos.

Mito. O carboidrato é essencial para o nosso organismo, principalmente para a produção de energia. O problema são os carboidratos refinados, como açúcar e farinha branca.

Produtos light e diet são os melhores para emagrecer

Mito. Para compensar a falta de açúcar são adicionados muitos produtos químicos que fazem mal à saúde e para o emagrecimento.

Leite não provoca pedra nos rins

Verdade. O que ocorre é que o cálcio presente no leite, quando misturado com o oxalato presente em refrigerantes e chocolate, por exemplo, resulta no oxalato de cálcio, responsável por metade dos casos de pedras nos rins.

Café piora a ressaca

Verdade. O café tem efeito diurético e pode piorar a ressaca.

Devemos beber 2 litros de água por dia

Mito. Não existe uma quantidade certa de água a ser ingerida por dia. A quantidade varia de acordo com o tamanho da sua superfície corporal, a temperatura ambiente, o grau de atividade física, o tipo de roupa que o indivíduo usa ao longo do dia, a existência ou não de doenças, consumo diário de sal, etc.

Anticoncepcional engorda

Mito. Não há evidências científicas que confirmem um aumento substancial de peso nas mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Nenhum trabalho conseguiu comprovar diferença maior que 0,5 kg no ganho de peso entre mulheres que tomam pílulas e as que não tomam pílula.

Hipotireoidismo causa obesidade

Mito. O ganho de peso gerado pelo hipotireoidismo não é suficiente para tornar alguém obeso.

Beber água em jejum emagrece

Mito. Não há indicação nenhuma de que isso seja verdade.

Urina alivia a dor de queimaduras de água viva

Mito. O tratamento das queimaduras deve ser feito com limpeza local com água quente. Se você procura um remédio caseiro, vinagre e creme de barbear podem ser opções para retirar restos aderidos à pele.

Entrar na água após refeições faz mal

Mito. A não ser que você vá praticar alguma atividade como natação. Nesse caso, o problema é que após a refeição o corpo destina boa parte do sangue para o trato digestivo, e caso vá praticar alguma atividade física, o sangue vai para os músculos, o que pode atrapalhar a digestão. Mas se a sua ideia é apenas entrar na água, não há problema algum.

Comer chocolate causa acne

Mito. Em um estudo publicado em 1969, pacientes com acne foram divididos em dois grupos: um deles foi submetido a uma dieta com 10 vezes mais chocolate que o habitual, enquanto o outro foi submetido a uma dieta sem chocolate algum. Ao final de 1 mês, não foi possível identificar nenhuma diferença, nem na quantidade nem na gravidade da acne, em ambos grupos.

Não há problema em estalar os dedos

Verdade. Muitas pessoas dizem que desgasta as articulações, engrossa as juntas e pode provocar artrite. O hábito já foi alvo de vários estudos, e nenhum comprovou que faz mal.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia

Mito. Ao longo do dia, a pessoa precisa consumir um mínimo de calorias, vitaminas, fibras. Não importa o horário”, explica David Levitsky, pesquisador da Universidade Cornell e autor de um estudo que acompanhou os hábitos alimentares de 300 pessoas durante seis semanas.

Os voluntários que ficaram sem café da manhã, mas distribuíram as demais refeições ao longo do dia, ingeriram em média 408 calorias diárias a menos, perderam peso e reduziram o colesterol. O mais importante não é o horário em que você come – é o que você come.

Câncer de pele só acontece em pessoas muito brancas

Mito. Pessoas com pele escura também podem ter câncer de pele. Portanto, devem usar protetor solar todos os dias iguais as pessoas de pele clara.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

panvel.com/blog/dicas-de-saude/mitos-e-verdades-da-area-da-saude/

blog.allcare.com.br/mitos-da-saude/

mdsaude.com/medicina/mitos-sobre-saude/

super.abril.com.br/especiais/os-15-maiores-mitos-da-saude-e-a-verdade-por-tras-de-cada-um

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.