O que é?
Trata-se de um ácido graxo que o nosso corpo não produz naturalmente, ou seja, é preciso obter por meio da alimentação. Os principais alimentos ricos em ômega 3 são peixes, algas, sementes e oleaginosas ou suplementos. Estados falando de uma substância rica em gordura boa.
O ômega 3 também pode ser encontrado como suplementos em forma de cápsulas que são vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais.
Protege o coração
Combate o colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias. Além disso, melhora o colesterol bom e controla a pressão sanguínea. O consumo da substância reduz em 10% as chances de morte por doenças cardíacas.
Uma redução de 10% pode até parecer pouco, mas considerando que atualmente doenças do coração são a maior causa de morte no mundo, esse número se torna muito significante.
Gera bem-estar
Leva um aumento nas substâncias do bem-estar como serotonina e dopamina. Assim pode ser usado no combate a casos de depressão leve. Em 1988 um estudo constatou que pessoas com depressão possuíam menos ômega 3 na corrente sanguínea. Cientistas também perceberam que em países onde o consumo de peixe é maior, há menos casos de depressão.
Garante o bom funcionamento do cérebro
O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente ômega 3. Então, a deficiência dessa gordura pode estar associada a menor capacidade de aprendizado, raciocínio ou memória.
A substância é usada também no combate ao transtorno de déficit de atenção, ajudando a melhorar a atenção.
Pessoas que têm hiperatividade também são beneficiadas reduzindo a impulsividade, agressividade e agitação.
Além disso, alguns estudos têm mostrado que o consumo de DHA combinado a atividades físicas proporciona a produção de novas conexões cerebrais.
Melhora a qualidade da pele
O ômega 3 é um componente das células da pele e mantém a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas. Também previne câncer de pele, o envelhecimento devido a ação do sol e inclusive a acne.
Melhora a recuperação muscular
Reduz a inflamação muscular causada pelo exercício, acelerando a recuperação dos músculos.
Ainda sobre treinos, o ômega 3 da disposição e potencializa o desempenho nos treinos. Ou seja, é uma ótima fonte de energia.
Previne o câncer
O câncer costuma acontecer quando há inflamações no corpo que geram danos celulares. Uma vez que o ômega 3 combate as inflamações, logo previne o câncer.
Importância na gravidez
Estudos apontam que o consumo de ômega 3 durante a gravidez pode auxiliar o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e prevenir doenças mentais.
Aonde encontrar?
A principal fonte de ômega 3 na dieta são os peixes de água do mar, como sardinha, atum e salmão. Além desses, esse nutriente também está presente nas sementes como chia e linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva.
Referências
tuasaude.com/omega-3/
buscape.com.br/suplementos/conteudo/omega-3-para-que-serve