1. Separe os seus resíduos por categoria
É preciso separar em casa três tipos de resíduos: lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável. Separe também os resíduos orgânicos dos secos. E sempre utilize sacos biodegradáveis.
2. Encaminhe as garrafas pet’s para centros de reciclagem, gerando emprego e renda.
3. Recicle as latinhas
Reciclar as latinhas, além de gerar emprego e renda, evita a extração de mais minério e economiza energia.
4. Leve a própria sacola!
Sempre que fizer compras, leve a própria sacola. Ela diminui o uso de sacolas plásticas. O plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.
5. Separe o óleo de cozinha
Óleo de cozinha usado também é reciclável. Algumas pessoas, ou entidades, transformam o óleo em sabão. Uma única lata de 1 litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água, quase dois caminhões pipa. Existem empresas que coletam este resíduo de forma gratuita.
6. Evite produtos com embalagens
Se possível, sempre optar por comprar produtos sem embalagens. Pois todas elas só servem para cumular mais lixo.
7. Recicle o papel
O papel é um dos itens mais volumosos no lixo doméstico. Separa-los, rasgá-los em pedaços e empilhar, além de diminuir o volume, ajuda na hora de enviar para reciclagem.
8. Encaminhe para a reciclagem o seu lixo eletrônico
Baterias de telefones celulares geram lixo tóxico. Por isso, uma alternativa ao descarte deste material no lixo de casa, é entregar as baterias velhas em pontos de reciclagem de eletrônicos.
9. Entre em contato com a cooperativa mais próxima
Se não for possível fazer o transporte do material reciclável, é possível fazer contato diretamente com as cooperativas de catadores, eles podem fazer a coleta para você. Outra possibilidade é ficar atento aos dias de coleta feita nas ruas, pois os catadores sempre acompanham o calendário e passam horas antes nas vias programadas. Manter os resíduos separados facilita o recolhimento por parte dos catadores e preserva aqueles embalados para descarte.
10. Pense antes de comprar!
Antes de comprar qualquer produto, pense no ciclo de vida deste e se a empresa faz logística reversa (se realiza o descarte ou recicla da forma correta), veja também se o produto é reciclável. ☺
Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a reduzir o seu lixo através de pequenas mudanças de hábitos no seu cotidiano! Compartilhe conosco a sua experiência abaixo nos comentários. ☺ #FecheOCiclo
Pessoal,
Excelente este post!!!! Embora estes assuntos estejam sendo muito divulgados, ainda precisamos desenvolver uma consciência coletiva muito mais forte!!!!
Sendo possível, informem endereços para descarte de material eletrônico.
Obrigada por este trabalho.
Boa noite Ciclo Orgânico. Vcs tem sacolas retornáveis pra vender se tiverem quero comprar isto é se não for cara e se for possível mandar aqui pra Ribeirão Preto SP. zzz
Moro na Brasilândia – São Paulo, aqui é comum ver crescimento desordenado, construções de casas sem projetos tomando espaço das calçadas, o povo prefere comprar um smartphone de 3.000 reais ou roubar um ao invés de estudar ou investir em infra estrutura, também se vê esgoto a céu aberto e muito lixo,
O povo quer levar vantagem em tudo acha que a culpa de tudo é do governo, se cada família descartace seu lixo de forma adequada e plantace uma árvore de acordo com as normas estipuladas já seria um grande avanço.
Excelentes dicas, com a educação ambiental é possível conscientizar a população sobre a importância de fazer o correto gerenciamento dos resíduos sólidos gerados.
Por que o lixo reciclável e muito importante
3auction
Achei formidável.. sou estudante de pedagogia e faço reciclagem, mas agora além de reciclar viu DIVULGAR A IMPORTÂNCIA do Projeto de SUSTENTABILIDADE
É um tema que tem entrado em loop por vários anos, mas é que as pessoas batem no mesmo ponto sempre, é precisa reciclar, da importância e afins. Mas pouco se divulgam sobre pontos de coletas, horários de reciclagem. As vezes possuem pontos, mas fica afastado da cidade, o que acaba por gerar desinteresse da população que quer ajudar. Precisa de algo mais estruturado. Mas bom post.