A rotação de culturas consiste no cultivo de diferentes culturas de forma alternada em uma mesma região agrícola. O principal benefício é a conservação do solo. O que acontece é que cada espécie tem necessidades nutricionais diferentes, portanto, quando cultivadas de forma alternada, não esgotam os nutrientes do solo. Outro grande benefício dessa técnica é a menor incidência de pragas, pois os insetos costumam infestar em cultivos de monocultura.
Assim é possível não utilizar pesticidas!
Vamos agora a um bom exemplo. Suponha que o agricultor queira impulsionar o crescimento da cana-de-açúcar, e esse tipo de cultura necessita de muito nitrogênio. O feijão por sua vez adiciona muito nitrogênio ao solo, portanto, uma boa ideia é alternar o cultivo de feijão e cana-de-açúcar em uma mesma região. Como você pode perceber, as diferentes espécies de plantas interagem de formas distintas com o solo, liberando e absorvendo nutrientes específicos. Na verdade existem diversos outros fatores a serem levados em consideração na hora de escolher quais cultivos alternar, como características físicas, padrões de crescimento, épocas de colheita, etc.
Os benefícios da rotação de culturas não param por aí! Essa prática melhora a aeração do solo, aumenta a retenção de água no solo, conserva a biodiversidade, aumenta a atividade biológica do solo e evita a erosão. Quando a técnica é combinada com a adubação orgânica, os ganhos são potencializados. Essa técnica não pode ser feita de qualquer maneira, é preciso considerar aspectos como clima e condições do solo, por exemplo. A escolha da sequência das espécies a serem cultivadas requer conhecimentos técnicos. Ou seja, é necessário realizar um bom planejamento, se possível com a ajuda de um engenheiro agrônomo.
Além de ter o objetivo de conservar o solo, a escolha das espécies também deve ser pensada de acordo com os interesses comerciais dos agricultores, ou seja, não adianta fazer bem ao solo mas não ter retorno financeiro.
Muitos agricultores resistem à rotação de culturas pois muitas vezes um tipo de cultivo está dando bons lucros e assim não há intenção de mudar o cultivo.
Mas por outro lado, o fato de não depender de apenas um tipo de cultura, também faz com que o agricultor tenha menos riscos econômicos. Muitos dos benefícios da rotação de culturas são obtidos a longo prazo.
A rotação de culturas surge em contraposição à monocultura.
A monocultura consiste no cultivo de uma única cultura na mesma região por um tempo prolongado. Essa prática, a longo prazo, acarreta em degradação do solo e logo em redução da produtividade. Quando a monocultura é praticada, costuma esgotar o solo, e assim é necessário realizar desmatamento para abrir novas áreas para o plantio.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!