Aproveitar a casca de frutas como a maçã em receitas é uma ótima alternativa para evitar o desperdício e aproveita fontes nutricionais importantes, que iriam para o lixo ou para a compostagem. É importante que antes de utilizar as cascas lavar muito bem as frutas (sem sabão) antes de tirar a casca e coloque-as numa solução de água com vinagre – deixe de molho por pelo menos 15 minutos.
As cascas de maçã promovem a digestão, potenciam a saúde cardiovascular, ajudam a diminuir o inchaço abdominal, contêm uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas, previnem o envelhecimento precoce e têm propriedades anti-cancerígenas.
Agora com essas informações sobre as vantagens de reaproveitar esse alimento precioso, vamos as dicas de receitas utilizando casca de maçã. Olha só (e faça em casa)! 🙂
Chá de casca de maçã com canela
Ingredientes:
- Cascas de duas maçãs bem lavadas;
- 2 pedaços de canela em pau;
- 6 xícaras de chá de água mineral;
- açúcar a gosto
Modo de fazer:
- Coloque a casca de maçã e a canela em uma panela e acrescente as seis xícaras de água;
- Leve ao fogo até ferver;
- Assim que começar a borbulhar, retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos;
- Coe e, se quiser, coloque mel ou açúcar a gosto;
- Você pode consumir o chá morno ou esperar esfriar.
Bolo de casca de maçã
Ingredientes:
- 4 ovos;
- 150 ml de óleo;
- 300 gramas de farinha de trigo;
- 300 gramas de açúcar mascavo;
- 50 gramas de canela em pó;
- 50 gramas de fermento em pó;
- 30 gramas de óleo de coco;
- Cascas bem lavadas de 4 maçãs.
Modo de fazer:
- Bata no liquidificador os ovos de linhaça, o óleo e a casca de maçã;
- Junte a mistura com a farinha, o açúcar, a canela e o fermento – bata tudo no liquidificador;
- Unte uma forma com manteiga e uma pitada do açúcar misturado com canela em pó;
- Coloque a mistura na forma e leve ao forno por 30 minutos.
Geleia de casca de maçã
Ingredientes:
- Casca de 4 maçãs;
- 1/2 xícara de chá de açúcar;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1 e 1/2 xícara de chá de água.
Modo de fazer:
- Coloque as cascas de maçã em uma panela, acrescente a água e o limão e leve ao fogo;
- Deixe ferver em fogo baixo com a panela tampada até as cascas ficarem macias (demora só alguns minutos);
- A seguir, bata no liquidificador;
- Coloque as cascas batidas em uma panela, acrescente açúcar e volte com elas para o fogo;
- Deixe ferver e cozinhar;
- À medida que cozinha, uma espuma vai subindo… Tire-a com a ajuda de uma colher e jogue fora (isso deixa a geleia mais transparente);
- Assim que apurar (ela muda de cor), já está pronta;
- Coloque em um recipiente de vidro com tampa e leve para a geladeira. Sirva gelada.
VINAGRE DE MAÇÃ probiótico
- Casca de 6 maçãs
- 2L de água filtrada
- 1 colher de sopa de açúcar
Modo de fazer
- Descasque as maçãs e separe as cascas. Para que você não deixe as maçãs oxidarem, deixe em um recipiente com suco de limão. Dessa forma, a maçã se manterá branquinha. Misture as cascas com a água e o açúcar em um recipiente grande de vidro ou cerâmica com a boca larga. Não use tampa, apenas cubra o recipiente com um pano fino. Apesar de não querer que o ar entre em contato com a mistura, o processo de fermentação pode gerar uma pressão grande, já que as bactérias estão produzindo CO2 como um subproduto da fermentação. Portanto, se você optar por tampar o recipiente é preciso que ele seja aberto várias vezes ao dia, durante todo o processo.
- Mexa a mistura uma ou duas vezes ao dia (de manhã e à noite, por exemplo), este movimento areja o fermento e estimula a atividade microbiana, além de prevenir o aparecimento de mofos. Depois de alguns dias, a mistura deve começar a borbulhar.
- Após 15 dias você terá o seu vinagre probiótico caseiro de maçã. Sim, é um probiótico natural, onde você pode consumir em jejum pela manhã (2 colheres de sopa em 200 ml de água ou suco) e traz benefícios a saúde, como a redução dos níveis de açúcar no sangue; Combate o colesterol; Fortalece o sistema imunológico; Dá mais energia; Desintoxica o corpo. Outras formas de uso é adicionar o vinagre para temperar saladas e carnes, consumindo diariamente esse alimento juntamente com uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, alimentos integrais, carnes magras e peixes.
Quando não consumir vinagre
Devido à sua acidez, pessoas com gastrite, úlceras gástricas ou intestinais ou com histórico de refluxo devem evitar o consumo de vinagre, pois ele pode aumentar a irritação do estômago e causar sintomas de dor e queimação.
Comece hoje mesmo a aproveitar o máximo desse alimento maravilhoso! E conta pra gente quais receitas você fez! 🙂 #FecheOCiclo
It’s really great. Thank you for providing a quality article. There is something you might be interested in. Do you know bitcoincasino ? If you have more questions, please come to my site and check it out!