O conceito de consumo consciente não envolve apenas o que, mas também como e de quem você consome e qual será o destino de seu descarte. Pouco adianta usar sacolas retornáveis de uma empresa que não toma o devido cuidado em seu processo de produção. Ou comprar alimentos orgânicos de um produtor que não registra devidamente seus funcionários, utiliza-se de mão de obra infantil ou escrava.
Há diversas abordagens sobre a definição de consumo consciente. De maneira geral, todas elas passam pela prática de consumir produtos com consciência de seus impactos e voltados à sustentabilidade.
Para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária do cidadão para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. É ampliar os impactos positivos e diminuir os negativos causados pelo consumo dos cidadãos no meio ambiente, na economia e nas relações sociais.
Conceito semelhante ao do Ministério tem o Instituto Akatu, organização não governamental que tem o consumo consciente como principal bandeira em suas ações mobilizadoras: “consumir de forma consciente é levar em consideração os impactos ambientais e sociais da produção, uso e descarte de produtos e serviços”.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente
Doze princípios e ações do consumidor consciente
Além do mais, o Instituto Akatu (2011) traz uma ideia mais abrangente sobre este tipo de consumidor consciente, enumerando em doze princípios e ações que o caracterizam, que são elas:
- O consumidor deve planejar as suas compras. Quando se faz isso não compra por impulso e com isso, compra menos e de uma forma melhor.
- O consumidor precisa avaliar os impactos do próprio consumo, levando em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas antes da compra.
- É preciso consumir apenas o necessário, identificando quais são as reais necessidades como consumidor e procurar a viver com menos.
- O consumidor consciente é aquele que reutiliza produtos e embalagens, e que também busca consertar os produtos, transformar e reutilizar.
- Outro ponto de fundamental e importante é a separação do próprio lixo gerado. A reciclagem contribui para a economia, reduz a degradação ambiental e ainda gera empregos formais e informais.
- O consumidor precisa pensar bem antes de comprar a crédito, estando certo de que poderá pagar as prestações depois.
- É necessário que o consumidor conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas, não olhando apenas o preço e qualidade do produto, e sim em função de sua responsabilidade com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
- Outro fator importante é que o consumidor não deve comprar produtos piratas ou contrabandeados, comprando sempre do comércio legal e assim passa a contribuir para a geração de empregos estáveis. Com isso, ajuda a combater o crime organizado e a violência.
- O consumidor deve adotar uma postura ativa, ajudando a melhorar a qualidade dos produtos e serviços através de críticas construtivas às empresas e organizações.
- O consumidor consciente precisa ser um propagador dessa ideia, sendo o mesmo um militante da causa, espalhando a ideia para os familiares, amigos, vizinhos e pessoas mais próximas.
- Este tipo de consumidor precisa cobrar dos políticos ações que viabilizem e aprofundem a prática de um consumo mais consciente dos próprios consumidores.
- É necessário que o consumidor reflita sobre os próprios valores e avaliar constantemente os princípios que ditam suas escolhas e hábitos de consumo.
Consumir de maneira sustentável significa consumir melhor e menos levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos das empresas e dos seus produtos (cadeias produtivas). Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte.
Após essas dicas, você acredita que seja um consumidor consciente? O que falta para que você se torne um? Comece hoje mesmo a mudar os seus hábitos e seja um cidadão consciente dos seus atos e responsabilidades com o meio ambiente e a sustentabilidade!
Antes de consumir, pense bem e faça uma análise sobre a empresa que você consome, se há responsabilidade com o meio ambiente, os colaboradores, se fazem reciclagem etc. Questione-se sempre! 🙂 #FecheOCiclo