A pimenta contribui para a perda de peso. Pelo fato de possuir capsaicina, uma substância que estimula o metabolismo e aumenta a temperatura do corpo, a pimenta queima calorias e promove o emagrecimento.A capsaicina também previne o acúmulo de gordura na região abdominal. Além dessa substância, a pimenta possui vitaminas do complexo B, que também têm papel fundamental na regulação do metabolismo.
O aumento da libido é outro benefício da pimenta. O que acontece é que a pimenta gera melhoras na circulação sanguínea, aumenta a temperatura corporal e aumenta a frequência cardíaca. As partes erógenas recebem mais sangue e assim se tornam mais sensíveis. Tudo isso contribui para o aumento da libido. Quanto mais ardente, maior é a estimulação da libido.
Diversas vitaminas e minerais estão presentes na pimenta. A vitamina C é importante para o sistema imunológico, a vitamina B6 tem papel no metabolismo energético e o potássio pode prevenir doenças cardíacas.
A pimenta promove a saúde cardiovascular. A capsaicina é responsável por reduzir os níveis de colesterol LDL, conhecido como o colesterol “ruim”.
Pelo fato de reduzir os coágulos no sangue e ter ação vasodilatadora, a pimenta pode prevenir complicações como infarto e hipertensão.
A pimenta pode induzir o bem-estar e a felicidade. Para compensar o desconforto da ardência, o cérebro libera endorfina, hormônio do prazer. Está aí uma boa opção para quem se encontra ansioso ou estressado.
Está com dor de cabeça? Antes de existirem os remédios para enxaqueca, a pimenta era usada como analgésico. A capsaicina tem a capacidade de inibir os sinais elétricos da dor.
O processo da digestão também é beneficiado. O condimento estimula a secreção gástrica e a salivação. Assim são produzidas mais enzimas e suco gástrico.
Se você quer viver muito, consuma pimenta.
Um estudo chinês descobriu que o consumo de pimenta pode reduzir em 15% as chances de morte.
Quer prevenir o câncer? Um estudo feito em 2006 nos Estados Unidos, descobriu que a pimenta induz a apoptose, um fenômeno que gera a morte celular programada, contribuindo para a proliferação do câncer em órgãos como a próstata. Isso ocorre devido a presença da capsaicina, que também reduz o crescimento de tumores em mamas e ovários. A pimenta também possui antioxidantes, o que previne o câncer e outras doenças crônicas.
Combate diabetes. A pimenta reduz a quantidade de glicose no sangue.
Se você está buscando incorporar a pimenta em sua dieta, comece com as mais suaves e gradualmente vá ajustando o paladar para as mais intensas.
Apesar de ser muito conhecida pelo seu uso na culinária mexicana, foram os europeus que começaram a fazer o uso da pimenta.
Se você sentir muita ardência na boca ao ingerir pimenta, nunca beba água, pois isso faz com que a sensação de ardência se espalhe pela boca e piore ainda mais a sensação.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!