4.5
(4)

Mantenha o gramado adubado

Assim como as árvores e plantas necessitam de adubo, o gramado também. Para que a grama cresça forte e brilhante é necessário que o solo tenha nitrogênio e potássio.

Para adubar prefira o início das estações mais quentes. Uma ou duas vezes por ano já é suficiente.

A importância da poda bem feita

Cortando as partes mais amareladas e desgastadas isso faz com que a grama cresça forte. Após a poda é necessário varrer o local para retirar as folhas e assim evitar que o solo seque e atrapalhe o arejamento.

Procure variar o sentido do corte para evitar a compactação do solo. Por exemplo, se você aparou no sentido norte-sul na primeira vez, procure aparar o gramado no sentido leste-oeste na próxima vez. Nos meses mais quentes, uma boa dica é deixar o gramado um pouco mais alto, pois isso facilita a retenção da umidade, mas lembre-se de não exagerar para manter a beleza do seu jardim!

Mas é preciso ter muito cuidado para não cortar a grama em excesso. Isso porque, quando muito curta, a grama tende a ficar mais fraca, contribuindo para o desenvolvimento de ervas daninhas e ficando mais suscetível ao surgimento de doenças e ataques de pragas. O ideal é não deixar abaixo de 3 cm.

Não utilize equipamentos ruins

Se você utilizar equipamentos ruins para aparar o gramado, as folhas da grama ficam mastigadas ao invés de cortadas. Isso deixa a grama disforme, além de possibilitar o surgimento de ervas daninhas.

Sobre a irrigação

A irrigação deve ser feita diariamente e uniformemente, de preferência pela manhã. Em períodos mais quentes a rega pode ser feita duas vezes por dia.

Evite regar o seu gramado na parte da noite, pois com a queda de temperatura durante a madrugada, a grama pode amanhecer molhada, o que favorece a proliferação de fungos.

Você pode conferir, através de um simples teste, se a sua grama está precisando ou não de água. Insira uma faca aproximadamente 10 cm abaixo do solo, e retire. Se esta sair seca, o solo precisa de água.

Afaste os animais

Ao fazer xixi e coco no gramado isto torna ele mais amarelado devido a grande presença de nitrogênio nos dejetos.

Grama sintética, uma boa opção

Se você quer ter um gramado vivido e que não necessita de cuidados diários, a grama sintética pode ser uma boa opção para você. Assim não é necessário gastar com adubação e fertilização e também não precisa gastar com equipamentos de manutenção. A grama sintética requer poucos cuidados e pode durar muitos anos.

Recorra a profissionais

Se você estiver cuidando corretamente de seu gramado e mesmo assim ele não apresentar melhoras, entre em contato com o jardineiro de sua confiança.

Conheça a espécie do seu gramado

Conheça as espécies de grama que compõem seu gramado. Densidade, coloração e capacidade de regeneração variam de espécie para espécie. Assim você saberá se está dando o tratamento correto para o gramado.

Para saber qual é o tipo mais adequado para a sua casa, é preciso considerar alguns aspectos, como clima, tipo de solo e o uso que você pretende atribuir ao gramado.

No Brasil, as espécies mais procuradas são a Grama Esmeralda, São Carlos e Santo Agostinho, sendo que, entre estas, a mais popular é a Grama Esmeralda, que apresenta folhas menores, o que confere um visual mais delicado ao quintal, além de ser ótima para a utilização em passeios.

Referências

playgrama.com.br/blog/jardinagem/grama-sempre-verde/

imovelweb.com.br/noticias/paisagismo/como-manter-sua-grama-sempre-verde-e-bem-cuidada/

forthjardim.com.br/blog/gramado/3-dicas-indispensaveis-para-um-gramado-perfeito

blog.belagro.com.br/como-cuidar-da-grama/

cec.com.br/blog/6-cuidados-basicos-para-conservar-a-grama-do-seu-jardim?postId=389

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.