0
(0)

Muitos agrotóxicos barrados no mundo inteiro são permitidos por aqui. No Brasil, por exemplo, um quilo de soja pode ter 10 miligramas de glicosato [princípio ativo de um agrotóxico famoso]. Nos EUA o limite é de 5 mg, na Argentina 5 mg, mas na Europa é 0,2 mg. A fama por ser campeão mundial em agrotóxicos vem desde 2008.

Outros números preocupantes são que pesquisas constataram que 64% dos alimentos no Brasil estão contaminados por agrotóxicos. Entre 2007 e 2014, 34 mil intoxicações por esses produtos foram notificadas.

Apesar do Brasil ser o campeão mundial em agrotóxicos, ele não é o campeão mundial em produção agrícola.

Que mal fazem à saúde?

Alguns exemplos são câncer, desregulação do sistema endócrino, má formação fetal e problemas neurológicos.

O quanto cada pessoa consome por ano?

No Brasil, cada pessoa consome 5,2 litros de agrotóxicos por ano.

Exemplo de morte por agrotóxico

No Mato Grosso, um trabalhador aplicava agrotóxicos de trator. Ele estava com o ar condicionado ligado, porém o filtro do ar estava vencido, e ele estava sem máscara. Morreu de intoxicação aguda.

Pesquisas indicam que menos de 15% dos agricultores do Brasil usam equipamento de proteção. Esse é o grande problema. O agrotóxico é um produto químico como outro qualquer. Ele requer cuidados especiais na sua aplicação.

Pulverizando com aviões

Além disso, em muitos países não é permitido pulverizar agrotóxicos usando aviões. Por aqui jogamos de avião próximo a casas (apesar da legislação estabelecer a distância mínima de 500 m de qualquer povoado para o uso desses produtos) córregos, animais, gado, nascentes de rios, etc.

Quais são as lavouras que mais consomem agrotóxicos?

Por hectare é o algodão. Logicamente não comemos algodão, mas sua semente é usada para fazer ração de gatos e outros animais. Outras lavouras que usam muito agrotóxico são as de tomate, morango, hortaliças em geral, soja e milho.

O Brasil é mais favorável a pragas?

Alguns especialistas acreditam que sim , devido ao nosso clima tropical.

Soluções

Tente comprar sempre alimentos orgânicos, porém são mais caros. Outra dica é higienizar bem os alimentos antes de consumir. Para saber como eliminar os agrotóxicos presentes nas cascas dos alimentos clique aqui.

Porém, alguns especialistas afirmam que não é possível remover 100% dos agrotóxicos dos alimentos, pois apesar de higienizarmos as cascas dos alimentos, os agrotóxicos também estão presentes na polpa.

O grande perigo dos agrotóxicos é a desinformação. Com uma população mais consciente é possível pressionar o governo por mudanças.

Referências

renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/entenda-brasil-maior-consumidor-agrotoxicos-mundo

noticias.r7.com/brasil/agrotoxico-o-perigo-invisivel-brasil-o-campeao-no-uso-de-agrotoxicos-30012018#/foto/1

camara.leg.br/radio/programas/444200-brasil-e-o-maior-consumidor-mundial-de-agrotoxicos

pensamentoverde.com.br/economia-verde/brasil-e-campeao-mundial-uso-de-agrotoxicos/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.