0
(0)

Você provavelmente já deve saber sobre o potencial noviços dos agrotóxicos, mas o que pode ser novidade é que há maneiras de ficarmos livres de boa parte deles através de técnicas de higienização bem simples.

Nosso organismo é capaz de combater agrotóxicos, mas não quando em quantidades excessivas. E a maioria deles está presente nas cascas dos frutos, mas se você não quer perder o valor nutritivo das cascas, nesse post vamos ensinar algumas técnicas para higienizá-las.

Primeiro passo: lavar

Antes de aplicar qualquer técnica de higienização, é recomendado lavar o alimento em água corrente para “limpar o grosso”, isto é, resíduos de terra e microorganismos, por exemplo. Isso vale até para os alimentos da nossa horta.

Solução alcalina ou ácida?

Existem mais de uma técnica de limpeza, e cada uma delas combate diferentes tipos de agrotóxicos. Para eliminar agrotóxicos ácidos, que são os mais presentes nos alimentos, deve-se aplicar uma solução alcalina. E para eliminar agrotóxicos alcalinos, que são minoria nos alimentos, deve-se aplicar uma solução ácida.

Mas a verdade é que nem sempre conseguimos identificar qual tipo de agrotóxico está presente no alimento, assim, é recomendado aplicar ambos tipos de soluções, ficando atento apenas a ordem de aplicação. Como a maioria dos agrotóxicos são ácidos, o ideal é preparar primeiro uma solução alcalina e depois uma ácida.

Como fazer solução alcalina?

Agora vamos um pouco mais a fundo nas receitas. Primeiro vem o bicarbonato de sódio, pois é alcalino. Adicione uma colher a 1 litro de água e deixe os alimentos imersos por 15 minutos. Depois disso tire os alimentos e lave eles novamente.

Bicabornato de sódio

E a ácida?

Agora vem a solução ácida: 1/4 de copo com limão e 1/4 de copo com vinagre branco e 1/4 de copo com água. Use um borrifador e espere 5 minutos para lavar de novo.

Iodo também funciona!

Adicione 5ml (a concentração 2%) a 1 litro de água e deixe os alimentos imersos por 1 hora. Depois é só lavar de novo e pronto.

E o ideal é que mesmo lavando as cascas devemos ter cuidados ao consumí-las, pois algumas de frutas cítricas, por exemplo, não são comestíveis e comumente em usadas em receitas caseiras. E por precaução, coma apenas cascas de orgânicos!

Além da higienização, o que mais você pode fazer?

Além de higienizar os alimentos, outras maneiras de ficar livre de agroquímicos é consumir orgânicos e frutas da época. Explicando melhor, o morango por exemplo é uma fruta típica do inverno. Logo no verão há uma carga maior de agroquímicos em sua produção para aumentar a produção.

Para saber mais sobre agrotóxicos, seus efeitos e como somos campeões mundiais no uso deles veja esse post!

Você conhece outra técnica eficiente de hgienização? Já testou as desse post? Qual foi o resultado? Deixe o seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.